Você está curioso sobre os benefícios da publicidade no Facebook?

Imaginando se uma plataforma de rede social é o lugar certo para investir seu orçamento de marketing?

Considere um fato muito simples…

Em 2017, o tráfego mensal do Facebook cresceu para 2 bilhões de usuários ativos. É bem seguro dizer que esse grande público inclui uma grande parte dos seus clientes-alvo. Então, o que você está fazendo para alcançá-los?

Muitos proprietários de pequenas empresas tentam os anúncios uma ou duas vezes, têm problemas para obter resultados e jogam a toalha.

Se você quiser aprender a usar anúncios do Facebook, pense o site como um cientista de dados. Qualquer negócio pode gerar mais vendas através do Facebook, mas para obter conversões é necessário muitos testes e ajustes.

A chave é entender como os clientes pensam em diferentes estágios do seu funil de vendas e criar uma chamada apropriada para a ação. Faça a sua estratégia de marketing mais eficaz com estas dicas sobre como usar os anúncios do Facebook.

Defina metas realistas para campanhas de anúncios

O Facebook não é um mecanismo de busca onde as pessoas buscam produtos e informações especificamente. Elas se apresentam para se conectar, compartilhar conteúdo e ver no que seus amigos estão interessados.

Aproximadamente 800 milhões de usuários curtem conteúdo no Facebook todos os dias, de acordo com a Facebook Newsroom. E mais de um bilhão se conectam nos Grupos todos os meses. O Facebook é um lugar para estudar e engajar seus clientes, de modo que a venda agressiva não é o caminho a ser seguido.

Poucos clientes vão clicar em anúncios de um negócio desconhecido e gastar instantaneamente R$100. Em vez disso, pense na publicidade em redes socais como uma maneira de aquecer as leads.

Para ter sucesso no marketing do Facebook, crie uma campanha para cada objetivo individual e defina expectativas realistas. Comece ao decidir, “Qual é a coisa mais simples que eu posso pedir que os clientes façam?” Por exemplo:

  • Saber mais sobre a sua marca
  • Ver um vídeo
  • Curtir ou compartilhar uma postagem
  • Assinar uma lista
  • Visitar seu site ou página de destino
  • Visitar uma loja física
  • Navegar um catálogo online
  • Instalar um aplicativo
  • Baixar um relatório

Tenha em mente que é mais provável que você tenha sucesso com uma chamada a ação de baixo risco. Fazer com que as pessoas se inscrevam para algo é muito mais fácil do que persuadi-las a gastar dinheiro.

Claro, ganhar dinheiro é o objetivo final, não importa qual seja a chamado à ação. Mas é melhor reservar anúncios de vendas para pessoas que já se envolveram com o seu conteúdo.

Melhore seu modelo de segmentação

Economize tempo e dinheiro tendo como alvo grupos de nicho de pessoas. Mostrar anúncios para um público grande aumenta o custo por clique, então é melhor limitar quem você segmenta.

O Facebook tem uma vantagem em relação a concorrência, porque os usuários literalmente dão informações pessoais. A plataforma também rastreia o comportamento do usuário para oferecer dados precisos sobre seus interesses e estilo de vida.

Aqui estão algumas das melhores opções de segmentação para pequenas empresas.

  • Localização: Se sua empresa for local, exiba somente anúncios para usuários em seu estado, cidade ou região. A segmentação baseada em localização é uma ótima maneira de direcionar o tráfego para uma loja ou evento.
  • Interesses: Você pode segmentar usuários com base em conteúdo específico, negócios ou tópicos que eles seguem. O Facebook sugere interesses relacionados com base em seus termos de pesquisa.
  • Comportamento: O Facebook usa métricas complexas para rastrear o comportamento comum que leva a uma compra. Dessa forma, você pode personalizar anúncios para pessoas que estão ativamente buscando produtos ou serviços relevantes.
  • Demografia: A plataforma oferece vários tipos de segmentação demográfica, incluindo idade, sexo, renda, estado civil e educação. Digamos que você venda produtos para crianças. Você pode adaptar anúncios diários aos pais e criar campanhas sazonais para avós.

Faça retarget para os visitantes do site

Use a ferramenta Público Personalizado para recapturar o tráfego que escapou. Com esse recurso ativado, seu site usa cookies de rastreamento para salvar os dados sobre as páginas que um usuário visita.

Quando um visitante não completar a ação que você espera, você pode fazer o retarget de anúncios para levá-los de volta ao seu site. Com base nas páginas que visualizaram, você pode descobrir que informações ou produtos são mais relevantes para as suas necessidades. O Retargeting ajuda a obter leads que de outra forma seriam difíceis de identificar.

Atraia a atenção com imagens

O Facebook é uma plataforma altamente visual, e os anúncios são restritos a cerca de 20 por cento de texto. Os usuários passam rapidamente através de feeds de notícias e tópicos de grupo, apenas parando quando veem algo interessante.

Anúncios no Facebook excelentes precisam de um forte elemento visual que fale “Ei! Preste atenção em mim”. A maioria dos usuários assiste a vídeos do Facebook sem som, por isso é essencial transmitir sua mensagem em apenas alguns segundos.

Não importa se você vai mostrar um vídeo ou uma imagem, os visuais devem:

  1. Contar toda a história sem palavras
  2. Transmitir uma ação ou emoção
  3. Provocar uma resposta no espectador

Imagine vender capas de telefone com um anúncio sobre os piores desastres do smartphone. Uma imagem ou vídeo engraçado de um telefone sendo destruído evoca humor e empatia. Ela também mexe com o medo, dando aos espectadores um motivo claro para agir.

Ganhe leitores com um ótimo motivo para a venda

Use o que você sabe sobre os clientes para elaborar um título e texto impressionantes. Pergunte a si mesmo: “O que eu espero alcançar ao fazer com que os usuários executem uma ação específica?” Objetivos comuns podem incluir:

Agora, pense que condições motivariam os clientes a adotar a ação desejada. Semelhante às suas imagens ou vídeos, o texto do anúncio deve ter uma sensação de relevância, urgência e emoção.

Um empresário em dificuldades pode clicar no anúncio “Ganhe um Salário de Seis Dígitos em 5 etapas Fáceis”.

Se você está pronto para fazer uma venda, ganhe leitores com uma oferta de baixo custo. Mesmo que você venda produtos caros ou intangíveis, como serviços de consultoria, coloque o seu pé na porta com uma baixa oferta inicial.

O Fiverr é o exemplo perfeito de pacotes introdutórios de baixo risco. Os vendedores atraem compradores com um pacote básico de $5 a $20 e cobram taxas para complementos e serviços com qualidade superior.

Faça um teste A/B

O Facebook torna o jogo de anúncios ultra simplificado para iniciantes. Em cada conjunto de anúncios, você pode usar um anúncio existente para criar um similar.

Qual é o ponto, você pergunta?

A execução de anúncios semelhantes com pequenas mudanças permite testar a eficácia de diferentes modelos. Este processo é conhecido como teste A/B e funciona melhor quando você muda uma variável de cada vez.

Digamos que você está exibindo anúncios para uma venda de verão de equipamentos de camping. Você pode escolher uma imagem de um acampamento de criação familiar para atrair pais planejando uma viagem de verão.

Em outro anúncio, você pode usar uma imagem da família caminhando ou fazendo um acampamento. O fator de emoção do segundo pode obter mais resultados, permitindo que você saiba qual anúncio é um bom investimento. Em outro teste, você pode ajustar o corpo e o título do texto ou usar uma chamada diferente para a ação.

Experimente, meça e experimente novamente

Felizmente, a plataforma do Facebook faz correção automática e oferece sugestões para ajudar a otimizar suas campanhas.

Você também pode adicionar métricas personalizadas apropriadas para seu tipo de negócio. Ao aprender a usar os anúncios do Facebook, quanto mais você testar, melhor você se torna em monetizar seu modelo de propaganda.

Embora seja conveniente, você não pode apenas arrumar uma estratégia de publicidade bem-sucedida e implantá-la da forma que está em qualquer plataforma.

Os usuários do Facebook curtem uma experiência ininterrupta, e ficam cansados ​​de olhar para os mesmos anúncios repetidas vezes. Para obter ganhos consistentes, você deve estar bem com a auditoria da estratégia da sua campanha de forma rotineira.

Você está usando o Facebook para direcionar tráfego para o seu site? Tenha certeza de que o seu site é profissional e envolvente com estas 4 dicas.