Quando você está tentando criar um excelente texto para o seu site de negócios, lembre-se de uma coisa:

“Todos os relacionamentos começam com palavras.”

”Oi.”  “Bom dia.” “Qual é o seu nome?” “O que você faz?”, Como posso ajudá-lo?

As palavras têm o poder de criar conexões onde elas não existiam antes. E quando você diz algo de valor, as pessoas têm um motivo para ouvir e agir.

Então, como você transforma algumas palavras em uma mensagem proposital que converte os visitantes do site em clientes?

Imagine o que é apresentar-se a novas pessoas em um evento de negócios. Escolher o que dizer pode ser difícil. Provavelmente há um milhão de coisas diferentes que você poderia compartilhar sobre você.

Claro, você poderia fazer o que a maioria das pessoas faz – diga algo vazio e esquecível apenas para preencher o silêncio.

A melhor opção é ouvir primeiro e aprender sobre a pessoa que está na sua frente. Quanto mais você sabe sobre o seu público, mais fácil é escolher as palavras certas no momento certo.

Conectar-se com pessoas online não é diferente. Um site empresarial é o seu aperto de mão virtual – algo que vende o seu negócio 24 horas por dia.

Você deve saber com quem você está falando e fazer todas as palavras valerem a pena. Se você quiser escrever palavras que levam a uma ação, siga estas dicas de copywriting profissionais para sites.

1. Estude a concorrência

Dê uma boa olhada nos sites concorrentes. Alguns estão indo bem, enquanto outros estão indo mal.

Provavelmente, seus concorrentes mais bem-sucedidos são bons em se comunicar com os clientes. Eles sabem o que os clientes querem, e eles oferecem soluções concisas.

Às vezes, o texto de um concorrente é tão atraente que você é tentado a comprar algo. Uma personalidade de marca distinta vem em cada pedaço de texto de marketing, atraindo você.

Para ganhar clientes, você deve descobrir como atingi-los. Faça uma lista dos concorrentes que você admira e responda estas perguntas.

  • Que traços de personalidade descrevem a marca?
  • Qual idioma transmite esses traços de personalidade?
  • O que eu sinto ao ler o texto de marketing da marca?
  • Posso resumir a proposição de valor da marca em poucas palavras?

À medida que você responde a essas perguntas, padrões claros devem surgir. O bom copywriting é focado. Você não deve ter problemas para identificar o tipo de cliente que está sendo segmentado.

2. Escreva para um cliente ideal

Escrever para um público amplo é como enviar um pacote sem um destino. Não há como acertar quando você não sabe quem está recebendo. Defina o seu segmento de clientes principais e escreva como se estivesse falando com uma pessoa específica.

  • Quem são esses clientes principais?
  • Como seus clientes gastam seu tempo e dinheiro?
  • Que problemas trazem clientes para o seu negócio?
  • Por que os clientes escolhem você ao invés do concorrente?
  • Quais perguntas os clientes precisam responder antes de poderem agir?
  • O que os impede de tomar uma decisão de compra agora?

O objetivo de tudo o que você escreve é ​​conectar-se com esse cliente ideal. Conheça seus clientes, para que você possa falar seu idioma.

3. Resuma os seus principais benefícios

Os leitores da web possuem períodos de atenção curtos, então você tem que entender rapidamente o seu ponto de vista.

Quando você está fazendo um brainstorming, pense nos recursos do seu negócio como uma pirâmide. Faça uma lista dos recursos e benefícios que diferenciam sua empresa.

E isso é muito importante!

Escreva-os em frases completas. E então, corte, corte, corte, corte. Aqui estão os motivos.

Antes de começar a escrever, você pode achar que faz sentido definir uma contagem de palavras específica. Na realidade, você deve reduzir o seu texto na sua forma mais simples.

A forma longa é excelente para uma carta de vendas ou uma postagem no blog, mas você tem que manter as pessoas o tempo todo para que elas possam ler mais. O texto do site deve fazer com que os clientes tomem uma ação rápida, não demorada, e isso significa mantê-la curta.

Com isso em mente, tente ordenar recursos e benefícios por ordem de importância. Os pontos de valor mais atraentes devem vir primeiro em seu texto. Faça o melhor para combinar recursos que tenham os mesmos benefícios.

O resultado final deve ser uma breve declaração de proposições de valor que reforçam a chamada à ação. Atraia clientes com um copywriting (texto) forte e você pode elaborar mais sobre seus negócios e serviços em outras páginas do seu site.

4. Use uma linguagem simples e agradável

Criar um site com o jargão mais comercial não é um concurso que você deseja ganhar.

Os grandes redatores não tentam parecer inteligentes usando grandes palavras. Eles se destacam como especialistas porque aprendem tudo o que podem sobre o público e criam conteúdo preciso.

Foque em linguagem simples que transmita o seu significado sem qualquer confusão. Considere este texto de amostra do software de contabilidade na nuvem, FreshBooks.

“Uau! Seus clientes com faturas profissionais que levam apenas alguns segundos para criar. E sabe qual a melhor parte disso? Você também será pago com mais rapidez “.

A proposição de valor é clara e entregue em um tom amigável e otimista. Mais importante ainda, isto responde à pergunta: “O que existe lá para mim?” Os clientes ficam empolgados desde o início e sabem o que esperar quando exploram o site.

5. Encontre o ângulo certo

Depois de conhecer seus clientes, pense na melhor maneira de enquadrar sua mensagem. Todo o trabalho que você fez para desenvolver a sua marca irá ajudá-lo a escolher um ângulo.

Como uma conversa entre sua marca e seu cliente ideal soa? Casual? Conservador? Irreverente? Estranho? Jovial? Bem-Humorado?

O enquadramento certo deve refletir o que é mais importante para seus clientes:

  •         Como eles pensam?
  •         São motivados pelo medo ou a confiança?
  •         Problemas ou objetivos?
  •         Lógica ou emoções?
  •         Aqui estão formas comuns de abordar seu público.

Mate um dragão: matar um dragão de cada vez é uma maneira eficaz de mostrar empatia em relação ao seu público e construir um relacionamento. Basicamente, você apresenta um conjunto de condições que se aplicam ao seu leitor. Você sabe quais os problemas que seus clientes enfrentam e você tem uma maneira de facilitar a vida deles.

Passe a ideia de uma aspiração: A maioria das pessoas tem algo que deseja realizar, mas continuam adiando. Desenvolva uma imagem sedutora de como ele se sentiria ao finalmente alcançar esses objetivos elusivos. Em seguida, descreva como sua empresa pode colocar esses objetivos ao seu alcance.

Antecipe um desejo: A maioria das empresas vende produtos que são puramente para conveniência ou recreação. Os clientes não precisam deles, mas eles querem. As pessoas compram coisas porque desejam experiências satisfatórias, especialmente se outras estão fazendo o mesmo. Jogue com esse desejo do consumidor de sentir algo e acompanhar os outros.

6. Trabalhe o chamado para a ação

Pense sobre a ação que você deseja que os seus clientes tomem, e trabalhe a partir daí. Você quer que as pessoas entrem em contato com sua empresa? Experimentem um produto ou serviço introdutório gratuito? Assinem a newsletter? Candidatem-se para um emprego?

Tão simples quanto parece, o melhor texto diz aos leitores exatamente o que eles devem fazer. O objetivo é não ser agressivo, mas oferecer garantia de que você entende o que o leitor precisa.

Vejamos o exemplo do FreshBooks novamente. O seguinte lema, texto e chamada para ação foram usados ​​para solicitar aos usuários que se inscrevam.

“Software de Contabilidade para Pequenas Empresas que Torna as Contas Fáceis”

“O novo FreshBooks é um software de contabilidade que torna a vida da sua pequena empresa fácil, rápida e segura. Gaste menos tempo na contabilidade e mais tempo fazendo o trabalho que você ama “.

“97% dos pequenos empresários recomendam FreshBooks. Comece de forma grátis.”

Em menos de 50 palavras, o texto cumpre cinco coisas importantes.

  • Ele identifica a audiência central – proprietários de pequenas empresas.
  • Isso mata um dragão ao tornar as contas “fáceis” e “seguras”.
  • Inspira uma aspiração – ao gastar mais tempo em tarefas divertidas.
  • Oferece provas sociais – recomendações de clientes similares.
  • Ela diz aos clientes o que fazer – comece sem nenhum custo.

7. Coloque a texto do site à prova

Um texto usando copywriting não apenas soa bem; ele faz todo o trabalho. Quando você tiver um rascunho sólido, teste com as pessoas em quem confia. Peça para que respondam estas quatro perguntas com o menor número possível de palavras.

  • O que o negócio faz?
  • Qual o valor que a empresa oferece aos clientes?
  • O que torna o negócio diferente dos concorrentes?
  • Qual é o próximo passo do cliente depois de ler o conteúdo?

Se as respostas forem diferentes, você tem um problema. Se as respostas forem consistentes, mas longas, provavelmente você precisa refinar sua mensagem.

O melhor texto parece incrivelmente simples. Mas ironicamente, é preciso tempo e paciência para alcançar esse nível de esforço.

Mantenha o seu foco concentrado para alcançar seus clientes e praticamente obrigá-los a agir. A maioria dos clientes não sabe exatamente o que eles querem até que você diga. Use palavras como sua ponte no mundo do cliente e desenhe um mapa para a solução certa.

Você está pensando em criar um site para sua empresa? Faça o seu site de forma rápida e fácil com a nossa solução para construção de site.