Enquanto o ano novo se aprofunda, também se aprofundam as últimas tendências de design de logo para as marcas de empresas. As preferências de design estão sempre mudando, e não existe fórmula perfeita para decidir que estilos adotar ou ignorar.

Felizmente, você não precisa buscar todo design de logo da moda para estar atual. Branding é sobre construir uma história única em torno da missão da sua empresa e valores.

Apenas lembre-se, tendências não são aleatórias. Dado que os fundamentos de design não mudam as tendências de logo construídas no passado. Os designers adicionam simples e criativas mudanças e estilos misturados para manter os designs de logo atuais.

Os benefícios de olhar as tendências possuem duas vias. Quando você entende o que os concorrentes estão fazendo, você se torna melhor em distinguir seus negócios. E saber o que cativa a sua audiência te coloca um passo mais próximo de criar um design de logo que eles irão adorar.

Você está pronto para as nossas predições? Esse ano, vai tudo rolar em torno do logotipo. Nós estudamos os melhores designers, marcas reconstruídas recentemente e startups que estão crescendo para definir quais as tendências mais promissoras. Obtenha inspiração o mais cedo possível com essas 10 tendências de design de logo cativantes para 2018.

Logo design examples with larger kerning space

1. Texto bem espaçado

Com a tendência minimalista se tornando bastante forte, logos simples precisam de um fator “uau”. Ao invés de misturar várias letras juntas, espace-as para deixar os nomes de marca falar por eles mesmos.

Fontes grandes com espaçamento largo são uma escolha crescente para empresas com um nome curto ou sem logomarca. Juntamente com outros toques importantes ou fontes interessantes, texto bem espaçado leva a uma aparência forte e moderna.

 

2018-logo-design-trends

2. Mascotes simplificados

Existe um consenso claro de que detalhes excessivos tiram as cores mais fortes e uma linha de trabalho mais simples. Grandes marcas, tais como Wendy’s e Morton Salt, têm aumentado a escala de seus mascotes por anos. Espere mais marcas fazer o mesmo, atualizando cores e tirando linhas extras ou formatos.

Logo design examples with highlighted letters

3. Letras Focais

Qual é uma forma de inteligente de vestir um logotipo?

Adicionar uma letra focal!

As empresas em indústrias conservadoras sempre querem um logo compacto e simples. Infelizmente, isso deixa mesmo espaço para que os designers possam trabalhar.

Muitos designers estão usando uma fonte plana com uma letra contrastante ou ilustrada para criar um ponto focal divertido. Injetar uma dica pequena de diversão também é um lembrete de que as marcas não são todas empresas. Qualquer empresa pode mostrar personalidade e cordialidade.

 

Logo design examples that use paintbrush strokes for text

4. Logotipo pincelado

O efeito pincelado está aparecendo em vários aspectos do design gráfico, tal como a fotografia na web. A textura com vários tons de pinceladas traz uma aparência etérea e artística para praticamente qualquer mídia.

Não fique surpreso de ver mais marcas usando essa textura em logotipos desenhados a mão e assinaturas. A textura em pincel é uma forma fácil de se destacar e ser autêntico quando é difícil imaginar algo novo. Depois de tudo, não existe duas texturas pinceladas iguais.

Logo design examples that use all noncaptilized letters

5. Texto em minúsculas

Marcas estabelecidas ganham muita folga por usar as fontes básicas. Mas vamos falar a verdade, designs simples funcionam. Os designers constantemente vão e voltam entre serif e sans serif, todas com maiúsculas e minúsculas.

Ultimamente, as tendências de design de logo estão sendo direcionadas para texto com sans serif minúsculo e sem letras maiúsculas. Fontes serifadas ainda são melhores para algumas indústrias, mas as san serifs são vistas como jovens e modernas.

E, de alguma forma, tirar aquela primeira letra maiúscula fazem marcas B2B e tradicionais parecerem mais amigáveis.

Logo design examples that are designed on one line or are horizontal

6. Textos e ícones monoline

Esteja preparado para ver as melhores tendências dos últimos anos começarem a mergir.

O monoline combina três estilos muito amados — minimalista, geométrico e logotipos feitos a mão. Logomarcas monoline usam uma linha com peso consistente, muito parecido com ícones digitais clássicos.

Os estilos de logotipo envolvem texto escrito com uma única linha e muitos lembram um script. As logos resultantes oferecem profissionalismo com um senso de humor, o que funciona muito bem para pequenas empresas.

Se a aparência da linha única não funcionar para você, não fique com medo de fazer com uma complexidade maior. Desenhos com linhas ornamentadas também estão em alta, e eles possuem uma qualidade desenhada a mão que inspira confiança.

Se você planeja usar uma arte monoline, experimente não fazer demais ao pé da letra. Escolha um logotipo ou logomarca monoline, ao invés de usar ambos juntos.

 

Logo design examples that use gradients

7. Cores arco-íris e gradiente

Quando o Instagram revelou sua logo de arco-íris, as más línguas logo o chamaram de fracasso. Mesmo assim, designers inteligentes continuaram a ideia.

Várias cores e gradientes instantaneamente adicionam dimensão e vibração a uma logo plana. Ambos os estilos funcionam com cores altamente saturadas, que são ideais para marcas jovens e vibrantes.

Se você não tem medo de cores mais chamativas, abrace a versatilidade das logos arco-íris. Elas são fáceis de atualizar, pois a logomarca ou logotipo é geralmente muito simples.

Enquanto as tendências de cores evoluem, você pode fazer mudanças sutis sem perder o reconhecimento de marca. Mais para frente, junte gradientes e arco-íris com formas geométricas para quebrar ou sobrepor a cor.

 

Logo design examples that use cutouts or letterbreaks

8. Recorte e quebras de letras

As melhores tendências de design de logo para 2018 mostram como repensar o minimalismo.

Que melhor caminho para misturar um design simples que uma brincadeira sobre percepção?

Letras fragmentadas e recortadas são uma ferramenta de design inteligente. Você pode tirar pedaços de palavras de letras, e nossas mentes automaticamente preenchem o vazio.

Experimente com quebras pequenas que não alterem a visibilidade do texto. Para uma aparência única, corte os cantos e as pontas de algumas letras em uma marca com palavras. Mesmo alterar uma ou duas letras pode fazer uma marca com palavras se destacar de uma forma inesperada.

Você deve se certificar que o design final ainda é legível sem ter que adivinhar.

Logo design examples that use simple geometric shapes or objects

9. Geometria sem frescura

Logos geométricos dominam o mundo do design por vários anos, mas o que tem de novo neles?

Os designs estão se tornando mais e mais limitados. O minimalismo possui uma legião de seguidores, e designers novatos adoram a facilidade de construir um portfólio rápido de trabalhos limpos. Sem mencionar que a geometria simples possui uma reputação por ser contemporânea e de ponta.

Prepare-se para uma onda de formas muito simplificadas no futuro.

 

Logo design examples showing toned down colors

10. Cor tonificada

Cada ação possui uma reação oposta, mesmo no design. Enquanto alguns designers adoram matizes claras, outros curtem cores mais na cara e ásperas. De uma perspectiva criativa, muitas empresas estão evitando cores ousadas e, no lugar, usando tons mais leves.

Um interesse crescente em negócios ecológicos e naturais também está direcionando o fluxo para cores que representam a terra.

Se cores super claras não são o que você gosta, escolha tons tonificados com toques de branco ou cinza pálido. Pense no rosa ou coral ao invés de magenta ou pérola e verde acizentado ao invés de néon e esmeralda. Experimente colocá-los juntos com cores neutras para logotipos inspirados em família, artesanato ou patrimonial.

Estudar tendências de design de logo pode acelerar seu processo de brainstorm. As tendências te mostram que estilos são um não-não definitivo, dessa forma você pode evitar um design desatualizado.

Ao mesmo tempo, siga seus instintos. Ficar à frente das tendências é tão importante quanto respeitá-las. Quando você tem uma ideia para destacar a sua marca, faça as escolhas certas para transmitir a história da sua marca.

Você está pronto para um novo logo? Teste centenas de designs diferentes com nosso criador de logo.