O que é mais memorável — sua primeira bicicleta ou o momento que você aprendeu a andar nela?

Para a maioria das pessoas, foi a última. Uma bicicleta parada não possui nenhum valor a menos que ela entregue uma experiência prazerosa.

O valor vem do sentimento de conquista que você sentiu a primeira vez que conseguiu andar sem cair. Você ganhou a liberdade de explorar o mundo sozinho. E os seus sentimentos de orgulho e conquista cresceram a cada vez que você correu para casa a partir da escola ou aprendeu um truque novo.

Se você quer uma empresa que seja maior que a soma dos seus produtos, comece a vender uma experiência. Torne-se um facilitador que mostra como alcançar objetivos e resolver problemas.

Como?

Use a arte de fazer blogs para empresas para descobrir o que importa para o seu público e cativa seus interesses. Não apenas dê às pessoas uma bicicleta; mostre como tirar o maior valor possível disso.

Um blog de empresa te ajuda a mudar como os clientes veem produtos e fazem decisões de compra. Você tem que tirar as pessoas da mentalidade de comodismo e mostrar para elas como as suas soluções enriquecem suas vidas.

Ainda perguntando a si mesmo. “Devo começar um blog?” Descubra como e por que você deveria usar o blogging para fazer sua empresa crescer.

Benefícios do blog para a empresa

Atrair e manter clientes são os pilares principais de cada estratégia de crescimento. Soa fácil, mas esses dois objetivos consomem bastante o tempo.

O blogging reduz o tempo e o esforço que leva para nutrir os relacionamentos com o cliente em diferentes estágios. Aqui está como:

  • Constrói a confiança do cliente: O blogging enfatiza ensino e compartilhamento, ao invés de vendas. Os clientes ficam mais abertos a sua mensagem quando você oferece valor sem esperar uma venda. Eles também têm uma probabilidade maior de esquecer objeções e fazer uma compra se possuem vários detalhes logo de cara.
  • Aumenta o número de leads inbound: Blogs criam um rastro de informação que guia compradores em potencial à sua empresa. Fazer artigos 16 vezes por mês faz você ganhar em torno de 4.5X mais leads que empresas que postam apenas 4 vezes ou menos em cada mês, de acordo com o HubSpot. Dado que os leads sempre chegam diretamente quando estão prontos para comprar, o blogging pode diminuir o caminho para uma venda.
  • Melhora o reconhecimento da marca: Consistentemente criar conteúdo útil reforça os sentimentos positivos sobre a sua marca. Os clientes veem sua empresa como uma autoridade e vêm até você primeiro quando precisam de soluções.
  • Aumenta o engajamento com o cliente: Clientes nem sempre entram em contato com você com perguntas e reclamações. Comentários de blog fornecem um fórum informal para compartilhar experiências e resolver problemas. Você pode até mesmo melhorar experiências negativas do cliente ao mostrar compromisso em consertar os problemas.

5 coisas que você precisa para um blog de sucesso

Quando blogs falham, geralmente acontece, pois, os proprietários do negócio não sabem o que querem dele.

As empresas possuem objetivos mensuráveis, dessa forma sua estratégia deveria refletir seus resultados-alvo. Alinhe esses recursos fundamentais para fazer o seu blog funcionar para a sua empresa.

1. Hospedagem flexível

A web possui várias opções gratuitas para hospedar um blog, tais como WordPress.comBlogger, e Medium. Entretanto, a maioria das plataformas grátis limitam o quanto você pode personalizar e monetizar o seu blog. O nome de uma plataforma de hospedagem gratuita também aparece em seu domínio, o que não projeta uma imagem profissional.

Hospedagem própria é a melhor opção para profissionais, deixando que você adapte os recursos do site enquanto o seu negócio cresce.

Muitas plataformas de site oferecem hospedagem conjunta, tal como nosso construtor de sites da FreeLogoServices, enquanto um programa grátis, tal como WordPress.org, requer uma hospedagem paga separada. Enquanto você procura uma hospedagem, dê uma olhada nesses recursos extremamente importante:

  • Servidores confiáveis com poucas interrupções e alta garantia de tempo de atividade (funcionalidade do site)
  • Hospedagem ilimitada para vários sites
  • Capacidades de domínio add-on (hospedar vários domínios linkados a um site)
  • Suporte de e-commerce (para monetizar um blog)
  • Volume de suporte flexível (capaz de lidar com grandes picos no volume de tráfego)

Se você já está usando uma solução de hospedagem própria para o seu site, você pode atualizar ou trocar seu tema para incluir um blog.

2. Ferramentas de captura de leads

Um blog de empresa não é só para compartilhar seus pensamentos mais profundos por diversão.

O trabalho que você coloca deve produzir clientes em potencial fortes que você eventualmente transforme em clientes pagantes. Certifique-se que você possua uma forma simples e não intrusiva de ganhar leads.

Experimente não chatear os leitores com pop-ups, pois eles podem apenas abandonar o seu blog. Comece com uma caixa de assinatura básica para pedir endereços de e-mail.

Enquanto você ganha assinantes, você pode decidir adicionar dados analíticos, downloads grátis, formulários de consulta ou apps de hospedagem para ganhar leads.

3. Layout de site responsivo

O maior engajamento do cliente está acontecendo em telas nos dias de hoje, dessa forma o seu site deve performar bem em vários dispositivos. Um blog efetivo te ajuda a gerenciar publicações com facilidade enquanto fornece uma boa experiência de leitura para os usuários.

Independentemente da plataforma que você usa, selecione um tema de site que automaticamente se adapte para dispositivos móveis. Certifique-se de que o design seja limpo e legível com uma configuração otimizada.

Seu blog deve ter tags, palavras-chaves e datas organizadas, dessa forma as publicações ficam fáceis de serem encontradas pelos leitores.

4. Público-alvo bem definido

Certifique-se de conhecer os segmentos de clientes que você quer alcançar. A audiência de influenciar seus tópicos, abordagem e tom de escrita.

Os leitores querem sentir como se você estivesse falando com eles. Para ganhar a confiança deles, você precisa entender quais os pontos de dor fazem com que eles procurem por ajuda, ideias e avaliações.

Use pesquisas, registros de serviço de atendimento ao cliente e blogs estabilizados para descobrir que questões seu público está perguntando. Em seguida, coloque suas ideias de temas em uma ferramenta de pesquisa de palavras-chaves para refinar ainda mais seu foco.

5. Estratégia e programação de conteúdo

Publicar com propósito e frequência é a parte mais importante do marketing de conteúdo. É difícil estabelecer-se como uma autoridade se não existe lógica para a sua programação de publicações.

Para se manter no caminho e obter resultados:

  • Defina seu objetivo antes de escrever cada artigo. Saiba que tipo de valor você quer entregar. Você quer ensinar aos leitores como fazer algo? Compartilhar uma nova abordagem ou ideia? Pedir feedback? Divulgar um evento ou solução de produto?
  • Evite artigos com tom de venda. Sim, existe uma questão bastante difícil aqui. Seu objetivo é impulsionar as vendas, mas você não deveria soar como um vendedor. Os leitores questionam sua integridade e credibilidade no momento que você começa a tentar vender algo a eles. Desarme a aversão natural dos leitores à publicidade ao fornecer informações valiosas com dicas que levem a uma ação.
  • Crie temas de conteúdo sobre tópicos populares. Dê ao seu conteúdo uma vida mais longa ao criar séries de tópicos relacionados. Você provavelmente possui vários segmentos de clientes, todos com perguntas e perspectivas diferentes. Quebre um tópico amplo em subtópicos menores, e ofereça informação aprofundada que os leitores não possam encontrar em lugar nenhum.
  • Planeje eventos e estações empresariais. Não entre de forma cega de tópico em tópico. Planeje eventos fundamentais, tendências de vendas e estações de compras que abasteçam o seu negócio. Por exemplo, um fornecedor de festas deve planejar conteúdo em torno de casamento, feriados e épocas de graduação. Um blog estratégico constrói momentos de influência. Dessa forma, os clientes possuem seus produtos e dicas em mente enquanto fazem decisões de compra.

Fazendo o seu ROI crescer a partir do seu blog

O sucesso de um blog não acontece do dia pra noite, mas seus esforços adicionam bastante ao seu ROI. Ao mesmo tempo, resultados positivos dependem de quão bem você serve ao seu público.

Um estudo da Hubspot encontrou que 10 por cento das publicações de blog contam por 38% do tráfego total de um site. Esse conteúdo perene e de alta performance é conhecido como publicações harmônicas, e elas mantêm as pessoas sempre voltando ao seu site.

Publicações harmônicas miram uma audiência ampla e oferecem consultoria estratégica, tais como tutoriais, avaliações e definições de projeto. Balancear temas de nicho e amplos pode te ajudar a atrair várias leads e aumentar a fidelidade de marca e vendas.

Em retorno, você aprende mais sobre seu público e identifica novos mercados a serem perseguidos.

Crie um site e um blog com uma solução; experimente um dos nossos pacotes de sites personalizados.