Vendas é bem exaustivo não apenas para você, mas também para a sua empresa. Sim, é possível fazer uma venda ao forçar ideias nas pessoas sobre o seu produto.

Ganhe esse incrível doodad hoje mesmo e a sua vida será mais fácil! Escolha esse produto incrível conosco ao invés dos nossos concorrentes, pois todos os seus amigos o possuem!

O problema? É difícil ganhar uma tração duradoura com os clientes usando estratégias de marketing que remetem à venda.

Hoje em dia, as pessoas possuem muitos lugares para comprar e formas de ignorar a sua empresa. Se você coloca todos os recursos em buscar vendas, você vai sobrecarregar e perder pessoas com alto potencial de se tornarem clientes fiéis.

Por que você precisa de storytelling para o sucesso da sua empresa

Um bom storytelling cria um relacionamento sustentável entre compradores e vendedores. Ao invés de dizer às pessoas exatamente o que pensar sobre o seu produto, você as convida para sentir algo. Anúncios agressivos são diretivos, enquanto histórias são evocativas.

Então, por que o método de entrega importa se os detalhes ainda são os mesmos? O cérebro humano tem que processar várias informações, e é parcial sobre o que manter ou descartar. Histórias fornecem uma forma de organizar a informação, dessa forma é mais fácil de lembrar.

Histórias também são poderosas pois lembramos de ações e emoções melhor de que fatos. A maioria das pessoas podem imaginar uma sequência de filme apenas ao ouvir uma citação famosa.

As emoções sentidas no momento te remetem à cena a qualquer momento que você ouve o diálogo familiar.

Criando histórias efetivas para fazer sua empresa crescer  

Enquanto você planeja uma estratégia de marketing, foque em formas de usar histórias para conectar-se com os clientes. Pense em quem seus clientes são e como os seus produtos se encaixam em suas vidas.

O que eles valorizam em uma empresa, e que fatores fazem os clientes se afastar de uma marca? Se você não está convencido que é um contador de histórias (storyteller), experimente essas técnicas para começar.

1. Defina um conflito convincente

Conflito é o que transforma informações soltas em uma narrativa. Uma história toma forma uma vez que você tenha um problema que precisa de ação e traz resultados.

No storytelling para empresas, o conflito deve ser um problema comum que você pode resolver para os clientes. Mesmo assim, a grande quantidade de concorrência hoje pode tornar difícil para que você se destaque.

Mesmo com uma proposição de venda, você pode usar o storytelling para diferenciação de empresas. Para construir uma história, responda essas perguntas:

  • Que tipo de cliente estou tentando alcançar?
  • Quais são as fontes de frustração para o cliente?
  • Que soluções estão atualmente faltando no mercado?
  • Como posso preencher uma lacuna na experiência do cliente?
  • Que problemas encaro na minha busca para criar excelentes produtos?

Você não tem de ser o maior negócio ou o líder do mercado para contar grandes histórias. Imagine ter um negócio de tutoria com vários tutores freelancers baratos na área. Se você possui um bom histórico, por que não mostrar a um estudante com problemas que foi para uma excelente faculdade ou teve uma ótima carreira?

Se você oferece atendimento ao cliente fora das sessões, compartilhe uma história sobre um estudante ansioso que teve dúvidas antes de um grande exame.

E se você é o único tutor oferecendo serviços em vários idiomas? Agora, você possui os ingredientes perfeitos para um conto de Sonho Americano sobre um aluno estrangeiro que foi bem-sucedido na escola.

2. Apele aos sentidos

Muitas experiências sensoriais são universais, então quase todo mundo pode relacioná-las. Atraia as pessoas para o seu mundo ao mostrar para elas como o seu produto sente, seu sabor, aparência, sou ou cheira.

Já notou como come loção mostram closes de pele seca? E os blogs de comida devotados a comparar o sabor das substituições de ingredientes ou métodos de cozinhar?

Para apelar aos sentidos, pense sobre a experiência ideal para os clientes. Que problemas ou desejos os fazem procurar essa experiência? O que eles aprendem da experiência?

West Elm fez um excelente trabalho de vender a aparência de produtos com seus comerciais de orgulho caseiro. A mensagem? As pessoas podem comprar móveis comuns em qualquer lugar. Mas ser dono de móveis estilosos e sofisticados da West Elm é um rito de passagem de aumento de status que faz seus convidados impressionados e ter inveja.

3. Explique um produto ou processo

Histórias com instruções realizam duas coisas. Elas provam que você sabe sobre o que está falando e ensina aos clientes algo de valor. Mas lembre-se, você não quer chatear as pessoas com fatos ou apenas falar com elas. Boas histórias educativas afloram a curiosidade ao mostrar um melhor caminho para fazer algo.

A startup canadense Unbounce, alinhou uma base de clientes antes que a empresa tivesse um produto.

Como?

A Unbounce cria páginas de destino (landing pages) e usa ferramentas analíticas para ver que páginas são melhores.

Os fundadores começaram um blog e compartilharam dicas de marketing e web design para obter mais conversões de vendas online. Eles construíram confiança e mostraram sua expertise, tornando fácil atrair clientes assim que estiverem prontos para vender.

4. Relate a sua história ou cultura

As empresas não nascem do nada. Você tem provações e tribulações. Você possui traços ocasionais de genialidade. Você possui uma equipe com a química certa. Basicamente, você possui uma história completa e caráter que define a sua empresa.

Use a cultura da sua empresa para conectar emocionalmente e fazer com que os clientes queiram fazer negócios com você. Aqui estão algumas fontes comuns para histórias:

  • Origens: Por que a sua empresa existe? Você foi inspirado por um parente? Uma má experiência de produto? Uma ideia acidental? Uma contrariedade?
  • Tradições: Que atividades os empregados fazem juntos? Que rotina ou eventos anuais você participa?
  • Equipe: Quem são as pessoas por trás da sua empresa? Quais são suas paixões e peculiaridades? Como os empregados contribuem para o seu sucesso?
  • Encontros significativos: Uma experiência com um cliente influencia seu modelo de negócios? Um mentor ou parceiro de negócios te enviou em um caminho vitorioso?
  • Promessa de marca: Como você faz o máximo para entregar? Como você aperfeiçoa os serviços para fazer os clientes felizes? Que práticas de negócios éticas ou sustentáveis te destacam?

5. Destaque uma aspiração ou oportunidade

No fim do dia, todos queremos nos sentir bem com nós mesmo. Essa é a razão pela qual histórias inspiracionais, morais e sociais são o caminho perfeito para chamar a atenção.

As pessoas são levadas por produtos que trazem elas mais próximas do seu eu ideal. Crie uma oportunidade para os clientes excederem em seus próprios olhos.

  • Inspiracional: Satisfazer um objetivo ou ambição (ex. Comer comidas mais saudáveis, focar em resoluções ou planejar a festa perfeita)
  • Moral: Defender bons valores ou tornar a comunidade melhor (ex. Cuidar de animais ou doar para a caridade)
  • Social: Encaixar-se a outras pessoas ou ser influencional entre amigos (ex. Inspirar inveja, ser o primeiro a ouvir sobre novos produtos)

O storytelling permite que você crie um quadro de referência para guiar o seu público. Você não está contando às pessoas o que pensar. Você está focando nos detalhes mais importantes para a sua mensagem, dessa forma os clientes acreditam nessa informação.

Você pode aplicar esses métodos de storytelling para uma ampla variedade de canais de marketing, incluindo imagens. Basta certificar-se de que suas histórias possuem um arco.

Pense a respeito do ponto de início, o conflito e a conclusão:

  • Que informações você quer que os clientes tenham após processarem toda a história?
  • Que emoções você quer que as pessoas sintam quando se engajam com as suas histórias?

Nunca pare de aprender sobre a sua audiência. As necessidades e os interesses dos clientes mudam, mas você pode continuar fazendo excelentes histórias se você sabe o que importa para eles.

Sem mencionar que as lições que você escolhe no caminho inspiram seu próximo round de histórias memoráveis.

Ainda não está convencido? Aprenda como o storytelling ajuda a transmitir seu diferenciador de negócios.