Nos dias de hoje, descobrir como ganhar mais curtidas no Facebook é um pouco como dançar a dança das cadeiras. Todo mundo está tentando, por isso pode ser difícil falar quem realmente está tendo sucesso ou apenas sendo sortudo.

Você pode ficar obcecado em descobrir qual a estratégia perfeita para ganhar os lugares cobiçados nos feeds de notícias do usuário. Mas nos momentos fundamentais, suas publicações podem ser apagadas por empresas que fazem as melhores escolhas.

Mesmo assim, não desista!

Por que é tão difícil ganhar curtidas no Facebook?

Embora dê muito trabalho, ganhar visibilidade no Facebook não é impossível ou aleatório. As curtidas em uma publicação dependem de “alcance orgânico”, uma métrica que você pode checar na sua guia Insights.

O alcance orgânico é a quantidade de usuários que veem suas publicações através de circulação grátis, ou seja, não paga.

Agora que o Facebook está cheio de conteúdo, o alcance orgânico está em declínio enquanto a plataforma tenta refinar o que cada usuário está vendo.

O feed de notícias normal faz a curadoria de publicações em torno de 1500 histórias cada vez que um usuário loga, diz Brian Boland, VP de Soluções dos Anunciadores do Facebook. Dessa forma, as pessoas com alto engajamento e rede de contatos grande podem ter até 15000 histórias.

Ou seja, existe um monte de conteúdo buscando por atenção!

O Facebook prioriza publicações que são mais relevantes e engajadoras para o usuário, dessa forma ele paga para conhecer quais os interesses da sua audiência. Se você quer ser notado no Facebook, experimente essas estratégias inteligentes para promover a sua empresa.

1. Desenvolva um público altamente segmentado

Surpreendentemente, ter seguidores demais pode causar danos à sua visibilidade no Facebook. A plataforma premia atividades significativas, dessa forma a popularidade sem engajamento é inútil.

Quanto maior a audiência, mais difícil é manter os níveis de engajamento altos!

O algoritmo do Facebook enxerga as suas publicações como spam se você ganha um monte de visualizações, mas poucos cliques. É mais efetivo segmentar uma audiência gerenciável de pessoas que regularmente estão envolvidas com o seu conteúdo.

Comece ao conferir quem são seus seguidores atuais e como eles interagem com o seu conteúdo. Procure por tendências entre seus interesses e localização para construir uma persona da marca.

Use a ferramenta de Otimização de Audiência para encontrar públicos preferenciais e parecidos que estão dispostos a responder bem ao seu conteúdo.

Dessa forma, você possui uma melhor chance de ganhar comentários, curtidas e compartilhamentos em cada publicação. Amigos do seu público preferido podem também ver o conteúdo, o que impulsiona seu alcance orgânico.

2. Crie conteúdo compartilhável, mas publique com menor frequência

Pare de se sentir culpado se você não está publicando atualizações todos os dias. Um estudo do Hubspot de 2015 mostrou que as páginas de empresa com 1001 a 10000 seguidores ganham menos cliques quanto mais eles publicam.

De fato, organizações que publicaram 60 vezes por mês ganharam 60 por cento menos cliques por publicação, comparado com empresas com cinco ou menos publicações mensais.

Pense em segmentar uma gama de 5 a 30 publicações por mês, e experimente não exceder mais que duas publicações por dia. Ao invés disso, foque em fazer chamadas à ação que motivam as pessoas a manter o engajamento com as suas publicações.

Por exemplo:

  • Faça uma pergunta para promover comentários.
  • Dê aos leitores uma dica com apelo visual para obter reações.
  • Peça aos leitores para compartilhar experiências relacionadas com um tema.
  • Faça concursos que necessitam de engajamento constante para vencer.
  • Compartilhe um grupo de links úteis sobre um tópico de “como fazer” e peça a outros que façam o mesmo.

A interação recorrente mantém o seu conteúdo alto nos feeds de notícias, fornecendo acesso a redes maiores de contato.

3. Atraia seus assinantes de e-mail

Assinantes de e-mail podem fornecer uma fonte confiável de tráfego para a sua página de empresa do Facebook. Deixe que eles saibam quando você publica conteúdo que é relevante aos seus interesses. Certifique-se de fazer uma tag para influenciadores ou outras empresas se você as mencionar em suas publicações.

Construir uma base para tração desde o início pode melhorar o desempenho de uma publicação e ajudá-lo a ser notado. Responda a comentários rapidamente com prospectos e seguidores fiéis.

4. Siga uma programação de postagens fora dos horários de pico

Se você posta em horários de pico, você estará competindo com conteúdo gerado pelo usuário e negócios populares.

O conteúdo do usuário tende a ganhar toda a atenção do facebook, pois as pessoas se importam mais com suas selfies e fotos de animais do que com as suas promoções.

Uma solução simples é postar em horários fora do pico quando os seus concorrentes estão menos ativos. A melhor programação depende da sua localização, conteúdo e público-alvo.

A plataforma de gerenciamento de conteúdo CoSchedule oferece algumas sugestões sobre como escolher os horários:

  • Quinta a Domingo é o período de engajamento mais alto.
  • Os horários de 1 a 4 da tarde são os mais efetivos no geral.
  • Publicações entre 13h, 15h ou 9h da manhã geralmente recebem mais cliques e compartilhamentos.

Publicar fora dos horários de pico funciona bem pois reflete a média da programação diária da pessoa. Muitos usuários verificam seus feeds pela manhã e durante as pausas do trabalho ou escola.

Suas publicações têm mais probabilidade de ranquear mais alto quando os usuários entram pela primeira vez no Facebook, logo antes do tráfego bombar.

5. Crie publicações perenes no Facebook

Como você já deve provavelmente saber, os empreendedores de maior sucesso trabalham de forma mais inteligente, não mais duro. A mesma coisa se aplica a criar conteúdo que consistentemente traz usuários à sua página do Facebook.

Conteúdo perene é incrível pois você pode continuar a utilizá-lo novamente para economizar tempo e recursos.

Na guia insights, você pode exportar dados detalhados sobre a publicação e visualizações de página. Use esse recurso para descobrir que tipos de conteúdo possuem vida útil mais longa, tais como memes, posts de como fazer, listas e receitas.

Experimente refazer publicações com um novo título, legenda ou imagens para reintroduzir conteúdo que os usuários já amam. Lance publicações perenes em horários diferentes do dia para alcançar mais usuários.

6. Use o impulsionamento para objetivos específicos

Publicações impulsionadas são uma opção paga para obter visualizações. Dado que o impulsionamento necessita do pagamento de uma taxa, é sábio reservar essa estratégia para objetivos específicos.

Digamos que você esteja promovendo um evento, produto, venda ou download. O impulsionamento pode colocar seu conteúdo na frente de um número mínimo de usuários durante o período da promoção. Você pode focar a campanha para engajamento ou visitas no site e escolher uma duração.

A opção de Publicação Impulsionada está listada em cada publicação. O recurso é útil para envolver com públicos altamente relevantes. Você pode escolher um local específico ou pessoas que curtiram as suas páginas e as de seus amigos.

O custo de impulsionar aumenta com o tamanho da sua audiência, dessa forma promova a publicação organicamente primeiro para maximizar os seus investimentos.

7. Comece ou participe de um Grupo do Facebook só para membros

Igual ao alcance orgânico de empresas, grupos abertos podem não ser algo bom a se focar. O marketing no Facebook é para conseguir pessoas altamente engajadas compartilhando em comunidades fiéis.

Com isso em mente, só busque grupos ativos com temas de conteúdo claros, programações de atividades e regras de publicação. Esses grupos possuem uma maior probabilidade de oferecer indicações e oportunidades fortes de compartilhar sua expertise.

8. Planeje uma estratégia para alcançar influenciadores

Procure aumentar o número de influenciadores e clientes fiéis como uma fonte de prova social.

Influenciadores de alto nível possuem grandes comunidades de seguidores, tornando difícil manter seus esforços de engajamento em foco. Ao invés disso, experimente identificar pessoas com públicos ativos e crescentes que podem se beneficiar desta promoção cruzada.

Alguns dos seus clientes podem ser proprietários de pequenas empresas com audiências bacanas. Se você possui na sua equipe membros com bastante seguidores nas redes sociais, ofereça bônus de indicação para aqueles que promovem a sua empresa.

Uma recompensa simples como um dia de férias extra ou um jantar poderia incentivá-los. Não cometa nenhum erro – aprender como ganhar mais curtidas e visualizações no facebook toma bastante do seu tempo. Mesmo assim, o marketing nas redes sociais e o boca a boca estão se tornando as estratégias de crescimento mais efetivas.

Construir uma marca forte nas redes sociais te ajuda a se adaptar às mudanças do mercado e saber às necessidades do usuário.