Se você é novo em design gráfico, um logo pode ser a primeira coisa que vai aprender no vasto mundo da tipografia. Com a cara certa, as palavras podem contar uma história visual além do seu significado literal.

Você pensa sobre diversão e imaginação no momento que vê a marca em letras da Disney? Pense em como a fonte Spencian script captura o espírito festivo e clássico da Coca-Cola. O que dá à marca em letras da Forbes seu ar de autoridade e liderança?

Desde a espessura da linha até a largura da letra, o toque que você adiciona a uma marca em letras diferencia a sua marca. Enquanto é comum para grandes marcas usar um design personalizado, qualquer um pode se diferenciar com as fontes gratuitas disponíveis hoje em dia.

Pronto para deixar a sua marca na sua indústria? Comece com um design vencedor com essas ideias de fonte criativas para logos.

O básico sobre estilos de fonte

No começo da sua pesquisa, ajuda saber que estilos de fonte podem funcionar bem com o seu design. Mas vamos começar do início — o que é uma fonte?

Muito antes que pudéssemos digitar em teclados, tipógrafos colocavam letras bloco a bloco para impressão. Um conjunto de letras com o mesmo design estilístico é conhecido como uma família de tipos de letra ou fonte. Para mexer em um tipo de letra, era necessário criar um conjunto de blocos para cada variação.

Por exemplo, você pode alterar o tamanho ou largura, criar linhas finas ou grossas, ou inclinar as letras. Uma fonte é um subconjunto estilístico baseado no tratamento de um tipo de letra.

Categorias comuns de tipos de letras  

Serif tipos de letras que possuem estruturas decorativas, conhecidas como serifas, nas extremidades dos traços das letras. As serifas dão à tipologia uma aparência mais estrutural e formal. Exemplos: Garamond, Palatino, Bodoni.

Slab serifs possuem serifas mais grossas e pronunciadas. As blunt serifs podem criar uma sensação de continuidade visual, pois elas são alinhadas horizontalmente. Exemplos: Rockwell, Clarendon, Courier.

San serifs não possuem estruturas muito cheia de coisas, resultando em traços simples e limpos. Muitas sans serifs possuem uma aparência minimalista que é vista como direta e contemporânea. Exemplos: Arial, helvetica, Roboto.

Scripts são tipos de letras naturalísticas baseadas em linhas fluídas de escrita à mão real. Eles podem ser tão decorativos quanto caligrafia ou estilo livre, mais parecidas com escrita à mão original. Exemplos: Freebooter, Brush Script, Scriptina.

Subcategorias comuns de tipos de letras

Exibição são tipos de letras com uma grande variedade de estilo artístico que pode cair em qualquer categoria. Fontes de exibição colocam a estética criativa antes da leitura, dessa forma elas sempre aparecem em tamanhos maiores.

Exemplos: Creepster, Kranky, Synchro Let.

Humanistas são tipos de letras para capturar a sensação orgânica da caligrafia humana. Visualmente, elas oferecem uma espessura de linha e ângulo consistente, similar a uma pessoa usando uma caneta. Elas podem ser serif ou sans serif.

Exemplos: Myriad, Calluna, Frutiger.

Geométricas são tipos de letras sans serifs baseadas em formatos e proporções geométricas, tais como círculos e quadrados.

Exemplos: Futura, Rometric, Biko.

Quadradas são tipos de letras serifs ou sans serifs com proporções quadradas. As letras sempre possuem uma aparência condensada, que pode parecer moderna ou orientada à tecnologia.

Exemplos: Zetta, Kontrapunkt, Kimberly.

10 ideias de fontes de logo para diferenciar a sua marca

 

Sample text in seaweed script font

1. Seaweed Script

A seaweed script é uma excelente opção se você adora a tendência de desenho a mão. Os traços levemente mais grossos adicionam uma vibe divertida e criativa a um design fluido. Os tons do acabamento feitos a mão exibem a grandiosidade, tornando-a perfeita para artesanato, vestimentas casuais e logos de restaurante.

 

Sample text in posterama font

2. Posterama

O tipo de letra Posterama é um sans serif espaçado inspirado pela Art Deco e Art Nouveau. A família possui 63 fontes com caracteres únicos, tais como Os e Qs maiúsculos e concêntricos.

A inspiração diversa desse tipo de fonte faz com que ela funcione bem em aplicações de arte e folk, além do espaço e tecnologia. Muitas variações possuem uma sensação hieroglífica que pode causar impacto em um logo de palavras sutil.

 

Sample text in comfortaa font

3. Comfortaa

Se você curte a leve simplicidade de tipos de letras geométricas, Comfortaa é uma ótima escolha. As letras abertas e bastante arredondadas possuem uma aparência moderna e amigável que funciona para quase qualquer indústria. Experimente usar todas as letras em minúsculo para manter a juventude e contemporaneidade.

 

Sample text in emilys candy font

4. Emily’s Candy

Você vive para trazer a criança em todo mundo? Emily’s Candy é uma fonte divertida com serifas e corações aneladas sob as minúsculas, Is e Js. A aparência é doce, feminina e infantil. Experimente se você primariamente vende lanches ou produtos para crianças e mulheres, tais como sorvete, brinquedos, ou serviços de spa e salão.

 

Sample text in kelly slab font

5. Kelly Slab

Kelly slab é uma serifa quadrada com traços angulados originalmente. O resultado final é uma fonte futurística que combina elementos tradicionais e artísticos. Os estilos de serifa e geométricos a mantém atrativa e legível. Mesmo assim, ela é moderna e líder o suficiente para fazer um logo excelente de negócios ou tecnológico.

 

Sample text in nougatine font

6. Nougatine

A Nougatine é uma fonte de exibição que não passa despercebida aos olhos com detalhes de letras cortadas. Os formatos abstratos e formas clipadas se encaixam com as tendências atuais de cortes no design gráfico. Surpreendentemente, ela incorpora modernidade enquanto possui uma sensação de hereditariedade. Considere usá-la para atualizar uma marca com uma longa história na comunidade.

 

Sample text in lobster font

7. Lobster

A Lobster passa a sua mensagem quando você quer mergir diversão e tradicionalismo. O script de estilo livre é negrito e otimista, mas ele também incorpora herança e família.

 

sample text in monoton font

8. Monoton

Não é para marcas mais tímidas, a Monoton é uma fonte serifada de exibição em negrito com um design que mistura vários estilos. Enquanto a estrutura da letra é simples, o espaço negativo cria poder e movimento. Considere usar a Monoton se seu logo apenas possui uma marca em letras ou logomarca mínima.

 

sample text in righteous font

9. Righteous

A Righteous é outro tipo de letra espaçada com influência da Art Deco. Pequenos detalhes como os Es e Ws arredondados minúsculos a tornam lindamente alien. Ao mesmo tempo, sua elegância moderna pode funcionar para uma marca de roupas ou música.

 

font-ideas-for-logos

10. Satisfy

A Satisfy é um script direto com uma aparência sofisticada e fluida. Você pode usá-la em uma grande variedade de indústrias para dar significado a qualidade, doçura, ou é claro, satisfação.

Enquanto a legibilidade é importante, você pode ser mais flexível e artístico com ideias de fontes para logos. Muitas palavras de marca usam fontes em uma grande escala ou tudo em maiúscula, o que pode impulsionar claridade.

Você também pode alterar as proporções de uma fonte ou alterar uma letra ou duas. Decida que estilos você gosta e mantenha-se as explorando para descobrir combinações únicas.

A coisa mais importante é criar um símbolo pessoal para que o seu público possa facilmente reconhecer. Enquanto a fonte representar a sua marca, sinta-se livre para ser tão clássico ou criativo quanto quiser.

Ainda precisa de ajuda para escolher a tipografia? Experimente nosso criador de logos para testar diferentes fontes no logo da sua empresa.