O que falta para que você aprenda como criar um logotipo online inesquecível para a sua marca?

Saiba que uma má execução é o inimigo de um excelente design de logotipo. Um logo aparece em todos os materiais de marketing e ele deve incorporar o orgulho por trás da sua marca.

Logos com formas distorcidas, texto espaçado demais e cores pixeladas não capturam as boas qualidades da sua empresa. Se você quer que o seu logotipo finalizado impressione os seus clientes, é crucial saber usar os programas e arquivos corretos.

Você está criando seu logotipo pela primeira vez? Confira esse guia para quem está começando e aprenda dicas rápidas de como criar um logotipo online.

Trabalhando com os arquivos do design de logotipo

Um arquivo fonte de logotipo deve ser uma imagem editável que você pode facilmente alterar ou redimensionar. O tipo mais comum são arquivos de vetor, os quais são feitos de linhas e curvas.

Vetores podem ser escalados em qualquer tamanho, pois as relações entre cada linha e ponto são representadas como equações matemáticas. Os vetores vêm em vários tipos de arquivos, incluindo PDF, EPS, AI e SVG.

As outras maiores classes de arquivos de imagem são rasterizadas ou imagens de bitmap. Imagens rasterizadas são feitas de uma grade de pixels (pixel grid no inglês).

Os pixels são pequenos o suficiente para fazer as imagens parecerem nítidas de uma longa distância, mas as imagens ficam embaçadas quando aumentadas. PNG e JPEG são tipos populares de imagens rasterizadas.

Muitos programas de edição de imagens básicos, tais como o Microsoft Paint, não possuem a habilidade de criar ou abrir arquivos de vetor.

Felizmente, você pode criar arquivos de vetor para aplicações de impressão e convertê-los para formatos rasterizados para usar na Internet.

Ferramentas e software para criar um logotipo

Criadores de logotipo ou editores de vetor são as suas melhores opções para criar um logotipo forte. Ambos os tipos de programas vêm nas versões gratuitas e pagas com recursos variados.

Criadores de logotipo

Criadores de logotipo são sites ou apps criados por serviços terceirizados. Eles fornecem fontes, formas, texturas e cliparts, os quais são sempre feitos para as indústrias mais comuns.

Muitos até mesmo oferecem modelos completos que você pode personalizar para se encaixar na sua marca. A melhor coisa de um criador de logotipo é que você não precisa de habilidades profissionais de design para usá-los.

Se você está apenas misturando e combinando elementos sem nenhum tipo de edição complicada, o processo é rápido e fácil. Você pode simplesmente baixar os arquivos fonte quando tiver terminado.

Programa de edição de imagens

Programas de edição de imagens profissionais podem te ajudar a criar ilustrações ou juntar formas para criar imagens detalhadas. O programa certo depende da complexidade do seu design de logotipo. Considere começar com um desses programas bem conhecidos.

Adobe Illustrator

O Illustrator é um programa profissional pago que suporta vetores e desenhos no estilo livre. Você pode juntar formas existentes para construir um design ou trocar para uma ferramenta de caneta para desenhar formatos mais complexos.

O Illustrator é o padrão da indústria para o design especializado, dessa forma você deve esperar uma curva de aprendizagem mais difícil com esse programa avançado.

Adobe Photoshop

O Photoshop é um programa de edição de fotos e imagens rasterizadas pago. No design de logotipo, o Photoshop é usado em conjunto com o Illustrator para adicionar acabamentos especiais para as imagens.

Como um benefício adicional, você pode transferir arquivos entre todos os programas da Adobe para uma fácil edição.

CorelDRAW

O CorelDRAW é outro programa pago de desenho de estilo livre que pode entregar as nuances da escrita e desenho à mão livre. O programa é útil para criar um logotipo abstrato que não é feito de formas básicas.

Sketch

O Sketch é um kit de ferramentas de design pago que funciona de forma similar a um criador de logo enquanto permite a edição de vetores. A aplicação é feita para designers iniciantes e intermediários, dessa forma ela possui plugins que simplificam o processo de design.

Inkscape

O Inkscape é um programa de vetor grátis com uma grande variedade de recursos profissionais, tais como ferramentas de caligrafia, editores de gradiente e modificação de texto. O programa é mais que adequado para que um designer novato crie um logotipo profissional.

Vectr

O Vectr é um editor de imagens grátis que é perfeito para criar imagens 2D simples. Assim como o Inkscape, o programa inclui ferramentas fundamentais para desenhar linhas à mão, editar vetores e adicionar efeitos de filtro.

GIMP

O GIMP é um programa de edição de imagens rasterizadas grátis que você pode usar para compor e retocar imagens. O GIMP é uma alternativa mais robusta a programas como Microsoft Paint, pois ele te dá flexibilidade para misturar e editar camadas de imagens.

Dicas para criar um logotipo

Criar imagens em um programa de edição é desafiador e leva prática. Se você é novo no design gráfico, é sábio usar formas de vetores e linhas já feitas tanto quanto for possível.

Enquanto você aprende mais e prossegue no seu projeto, siga essas dicas abaixo para desenvolver um design atraente.

Crie imagens complexas em camadas

Imagens vetorizadas são feitas de camadas que você pode editar individualmente. Enquanto uma simples imagem pode ter uma única camada, dividir uma imagem detalhada fica mais fácil para editar uma seção sem danificar outra.

Você pode eventualmente juntar as camadas para fazer com que objetos de plano de fundo se mostrem atrás de objetos mais à frente. Você também pode usar ferramentas de para criar transições sutis entre objetos em camadas diferentes.

Por exemplo, você pode fazer uma seção de um objeto de plano de fundo transparente, dessa forma ele parece cortar através da letra da camada mais à frente.

Construa em cima de formas básicas

Crie o conceito da sua logo à mão e experimente fazê-lo em formas simples. Se você olhar a maioria de logos famosos, você verá instâncias recorrentes de círculos, triângulos e quadrados.

Programas de edição de vetores tipicamente possuem formas já feitas que você pode escalar para qualquer tamanho. Dessa forma, você não tem que se preocupar com linhas ou proporções perfeitas.

Pense em como você pode sobrepor, escalonar, empilhar, inverter ou inclinar formas para obter designs incríveis.

Use ferramentas para manipular o posicionamento

Sempre que estiver reutilizando a mesma forma, use ferramentas de duplicação e posicionamento para ter uma maior consistência. Por exemplo, os recursos do snap te permitem conectar os pontos das quinas de um vetor para alinhar perfeitamente todos os cantos.

Recursos de interseção te permitem sobrepor formas enquanto as mantêm centralizadas. Ferramentas de giro/virada produzem uma face duplicada na direção oposta.

Explore qualquer que seja o programa que você está usando e tire vantagem de ferramentas que permitem que você seja bem mais preciso em seu design.

Esboce e escaneie logotipos desenhados à mão

Vai fazer o trabalho de desenhar à mão? Torne o seu trabalho mais fácil ao esboçar o design com a caneta ou lápis primeiro.

Usar ferramentas de desenho em um programa de vetores pode ser difícil se você não possui experiência ou não possui um tablet. Ao invés disso, melhore o seu esboço desenhado à mão o máximo possível.

Assim que estiver satisfeito, escaneie a imagem e envie-a como uma camada de plano de fundo no seu projeto de vetor.

Com o seu desenho original como um exemplo, é muito fácil traçar linhas acuradas usando a ferramenta de caneta do programa.

Brinque com o espaçamento entre as letras

Algumas empresas usam os tipos de letras exatamente como elas foram projetadas. Mudanças sutis podem te ajudar a personalizar uma fonte e torná-la adequada às proporções em seu design.

O espaçamento entre as letras permite que você aumente a área entre as linhas em um vetor de texto. Dê uma olhada na tipografia do UBER, por exemplo:

O Kerning permite que você ajuste o espaçamento entre duas letras específicas para criar um resultado visualmente mais atraente. Você pode também experimentar cortar seções de uma letra para obter uma aparência minimalista bacana.

Criar um logotipo incrível é um ato de equilíbrio e balanço. Existe uma linha fina entre editar demais e de menos. Trabalhe em pequenos passos, e faça alterações menores para refinar seu design.

Às vezes, você precisa se afastar e voltar para verdadeiramente julgar se um elemento do design é o correto para aquela situação. Salve e nomeie versões diferentes dos seus arquivos, dessa forma você pode facilmente voltar para passos anteriores.

 

O processo criativo não é sempre linear, e você deve testar várias combinações antes de escolher os seus melhores designs.

Se você não está pronto para investir em ferramentas de design gráfico, experimente nosso criador de logotipo grátis e navegue por milhares de designs de logotipo que podem ser editados por você.