Quando você começa uma pequena empresa, o branding é sempre uma visão ideal da imagem que você quer projetar. Você coloca seu tempo, esforço e orçamento em colocar o tom e a personalidade ideias.

Mas quanto mais o seu negócio cresce, mais você percebe que a sua marca não captura totalmente o valor que você fornece.

Assim como uma pessoa, uma identidade de marca pode crescer enquanto você ganhar insights do que funciona e o que não funciona. Fazer o branding da sua pequena empresa dá bastante trabalho, e a ideia de começar tudo novamente é assustadora…

O que acontece se a nova marca for um desastre total? E se os clientes odiarem a sua nova imagem?

O rebranding de pequenas empresas é um risco que vale a pena quando te ajuda a criar uma estratégia de crescimento focada. Entretanto, é essencial ter certeza que você está fazendo pelos motivos certos.

Abaixo, separamos alguns sinais fundamentais de que você está pronto para fazer do rebranding da sua empresa um sucesso.

1. Seu Branding é Inconsistente

Os vários elementos da sua marca trabalham juntos ou competem uns com os outros? Todos esses elementos reforçam a mensagem por trás da sua marca? Se você não pode dizer “sim”, você tem um problemão.

Branding é uma ferramenta para construir confiança, para que você cumpra as promessas da sua marca. Tudo, desde a aparência dos seus produtos até as políticas de serviço do seu cliente, conta a história do seu negócio.

Você quer que os clientes tenham uma experiência consistente, não importa onde e como eles entraram em contato com a sua marca. Se você confunde as pessoas com mensagens demais, elas irão te abandonar por uma empresa com uma identidade clara.

2. Seu Branding está Desatualizado

Algumas vezes, uma marca precisa de uma boa repaginada na cara para lembrar as pessoas que você ainda compartilha os mesmos valores delas. Para fazer isso, você tem que criar uma voz e personalidade de marca que pareça vir do mundo do seu cliente.

Dê uma olhada no exemplo da Old Spice, uma marca duradoura que perdeu contato com a sua grande base de clientes masculinos. Palavras como “”old”” (velho) e “”spice”” no nome não ajudam a vender um produto novo e moderno. Sem mencionar que a Old Spice ganhou uma grande reputação como a marca para pais e avôs.

Isso tudo muda em 2010 quando a Old Spice fez seu rebranding com uma campanha de anúncio viral que destacava o antigo jogador da NFL, Isaiah Mustafa.

Uma série de anúncios absurdos e estranhos (mas engraçados) foram feitos, mostrando um novo lado sexy e jovem da marca. A Old Spice também fez uma jogada inteligente de mirar mulheres que frequentemente influenciam as decisões de compras dos homens.

Enquanto a Old Spice ainda incorpora tradição, a marca usava humor para transformar completamente a percepção do público. Se a sua marca não mais fala a linguagem dos seus clientes, é hora de mudar a abordagem e ganhar a atenção deles.

3. Sua Empresa Não Se Destaca dos Concorrentes

Imagine todas as lojas em sua área. Você pode citar todas, ou elas basicamente possuem nomes e produtos iguais com poucas diferenças?

Se você compete apenas no preço, você não tem que se preocupar em se destacar. Mas a maioria das pequenas empresas não podem ser clones umas das outras.

A importância do branding é destacar as qualidades que fazem valer a pena pagar mais pelos seus serviços.

Você quer que os clientes venham até você pela oferta de valor única que você oferece, não importa o preço. O storytelling da marca é a chave para cobrir essa lacuna.

Quanto mais você convida os clientes a aprender sobre os valores e pessoas por trás da sua empresa, mais fácil é para eles confiar em você.

Com isso em mente, imagine se a sua empresa possui algo único para oferecer aos clientes. Você fornece mais flexibilidade e personalização que os seus concorrentes?

Você possui serviços convenientes e rápidos? Várias opções? Ajuda passo a passo? Descontos de Fidelidade?

Enquanto uma proposição de valor forte não necessita ser extrema, ela deveria ser uma promessa que você pode manter. Fazer o rebranding como o melhor em um nicho altamente focado pode aumentar a credibilidade e as vendas.

4. Você Precisa Superar Associações Negativas à Marca

Uma má reputação é difícil de abalar, mas não é impossível. O rebranding pode ser caro e gastar bastante tempo, dessa forma pense se você pode reparar a sua reputação através de contato com os clientes primeiro. Considere os seguintes fatores antes de tomar uma decisão:

  • Você possui clientes fiéis que podem te apoiar?
  • Você mira clientes que veem valor em seus produtos?
  • Você possui uma fonte forte de diferenciação?
  • A equipe fornece uma experiência positiva para clientes em todos os aspectos fundamentais?

Uma má reputação pode ser um sinal de branding fraco, serviço de atendimento ao cliente ruim ou clientes que não tem nada a ver com o seu produto.
Se você está segmentando as pessoas erradas ou não tem ideia de quem são seus clientes mais lucrativos, você irá constantemente entrar em conflitos até que consiga reforçar a sua marca.

5. Você Está Pronto para Mirar Novos Segmentos de Clientes

O rebranding é sempre uma boa ideia quando você está segmentando uma nova região. Novos segmentos de clientes poderão tanto saber sobre a sua empresa quanto ter opiniões preconcebidas.

Em ambos os casos, fazer um rebranding pode ser necessário se os clientes que segmentou possuem prioridades muito diferentes da sua audiência atual. Pense no mercado crescente de livros de colorir para adultos…

Os adultos sempre puderam comprar livros de colorir para si mesmos. Mesmo assim, muitos adultos pensam que colorir é coisa para criança.

Os maiores fabricantes, terapeutas e vendedores de livros reposicionaram livros de colorir como ferramentas terapêuticas, e de repente, elas estão sendo vendidas para um mercado para todas as idades.

Você nem sempre deve mudar toda a identidade da sua empresa para atrair novos segmentos de clientes. Ao invés disso, foque em expandir sua história de marca para mostrar vários aspectos da mesma visão central.

6. Você Expandiu ou Adquiriu uma Empresa

Se você está assumindo um negócio conhecido ou mergindo duas empresas, fazer um rebranding pode te ajudar a ter um novo começo com uma identidade unificada.

  • Você quer projetar uma imagem diferente que aquela que os clientes esperam?
  • Os clientes associam sua empresa com um produto específico, que não mais reflete a variedade de serviços que você oferece agora?
  • Uma ou mais das empresas adquiridas possuem uma reputação negativa?
  • Você possui branding local específico que torna difícil expandir para regiões maiores?

Todas acima são razões válidas para fazer o rebranding de forma limpa, dessa forma você pode evitar aparecer em poucos locais.

7. Seja Estratégico Com o Rebranding

Antes de mergulhar no rebranding da sua pequena empresa, crie um plano para medir o retorno do investimento. O rebranding é um grande passo e você não deve fazer um movimento drástico apenas para tentar melhorar o seu marketing.

No passado, você tinha que descobrir se fazer um rebranding seria majoritariamente visual ou conceitual. Ele irá afetar primariamente seus ativos de marketing, ou ele envolverá uma mudança de valores considerável?

Enquanto o passado é primariamente um investimento monetário, o atual necessita de suporte e conhecimento da sua equipe e clientes.

Deixar de observar seus clientes fiéis pode fazer com que eles vão embora. Imagine como você quer fazer a sua nova identidade e seja transparente sobre as suas intenções.

Você não tem que perder clientes quando você usa o rebranding como uma oportunidade de reforçar seu compromisso com um excelente serviço para os seus clientes.

 

Quando estiver pronto para fazer o rebranding da sua marca, certifique-se de criar um logotipo com o nosso criador de logo online muito simples de usar.