Você sabe que o seu design de logotipo está desesperadamente precisando de uma melhorada.

Mas, você também sabe que melhorá-lo para um logo moderno pode custar parte do reconhecimento de marca e potencialmente até o negócio.

A grande verdade é que pode parecer quase impossível criar um logotipo que ressoe com o mercado moderno sem alienar seus clientes de longo prazo.

Você também deve estar preocupado sobre como fará para criar um design que esteja em linha com as tendências de design, mas que não seja tão dependente em tendências que logo após um ano desaparecem.

Não se preocupe! Nós prometemos que não é tão difícil quanto você pensa.

Quando estiver pronto para colocar seu design de logotipo em uma nova era, tenha este artigo em mão para fazê-lo da forma correta.

   1.Escolha Cores da Mesma Família de Cores

As cores são muito mais que apenas uma parte de toda a sua estratégia de marca e um foco central de todo o seu design de logo.

Elas podem evocar emoções específicas dentro da seu público-alvo. Por exemplo, como o verde é associado com a natureza, ele é sempre usado em locais para comidas orgânicas, suplementos nutricionais e empresas de suprimentos.

Para preservar tanto o seu reconhecimento de marca quanto as emoções que as pessoas agora associam à sua empresa, considere como você pode trabalhar dentro da mesma família de cores que o seu logotipo atual possui.

Por exemplo, talvez você queira um tom mais escuro de azul do que aquele que possui atualmente. Talvez você gostaria apenas de alterar um dos seus tons e manter os outros dois. Talvez você gostaria de adicionar uma única cor, sem remover nenhuma das outras que já foram usadas.

Isso irá ajudar a manter um senso de consistência e é mais um refinamento que uma grande mudança.

   2.Tenha um Motivo Claro para Melhorar o Logotipo

Qual a dica mais importante para o design de logotipo que você precisa ter em mente quando estiver planejando alterar o seu logo atual?

O motivo para melhorar o seu logo clássico.

Você não deve melhorar o seu logotipo em uma tentativa de se “manter na moda” ou “manter o que acha do mercado”. Os motivos precisam ser concretos.

Talvez você tenha mudado o foco do seu produto. Talvez tenha se juntado com outra empresa. Talvez você esteja até reinventando a sua marca após uma crise de relações públicas.

Um logotipo não é algo que você muda com frequência. Quando você faz a alteração, é melhor ter um motivo muito forte para fazê-la.

    3.Defina Qual é o Aspecto que Mais Marca o Seu Logo

Quando estiver pronto para fazer uma alteração, você precisa primeiro definir a parte do seu design que mais marca – aquela coisa que você nunca deveria mudar.

Provavelmente, você não consegue imaginar a Nike sem o formato daquele logotipo. Uma letra do Google que não destaque o verde, azul, amarelo e vermelho seria impensável. Se a banda Metallica resolvesse retirar a marca com as letras em forma de relâmpago, como você saberia o que está ouvindo?

    4.Melhore a Fonte

Qual foi a alteração eficaz que empresas como a Zara fizeram com sucesso ao melhorar seus logotipos?

Mudar pouca coisa no design, exceto pela fonte.

Por exemplo, a Zara manteve seu esquema de cores forte preto e branco e todas as letras maiúsculas. Eles apenas optaram por uma fonte mais longa onde as letras ficam mais próximas – e mesmo essa pequena alteração gerou muita cobertura da mídia para a empresa de roupas.

Quando você muda apenas um aspecto do seu design de logotipo, como a fonte, você não está colocando a marca que trabalhou duro para construir em risco. Você está apenas levando-a para o futuro.

Você precisa perceber que parte do seu logotipo – não importa se a fonte, cor, ou imagem central – merece ficar. Em seguida, garanta que quaisquer novos elementos que adicione não apaguem o aspecto mais importante do seu design.

Essa é uma excelente forma de garantir que, quando o novo design é revelado, todos ainda saibam que ele representa a sua empresa.

   5.Não se Contente com o Seu Primeiro Design

Qual a última coisa que você precisa ter em mente ao criar um logotipo que está à frente do seu tempo?

Nunca se contente com a sua primeira escolha (a menos que você tenha procurado várias outras opções e ainda gosta daquela, é claro.)

Você deve tentar alterar todos os aspectos que mencionamos acima neste artigo, e ver que alterações possuem o maior impacto em todo o seu design.

Por exemplo, seria melhor alterar o esquema de cores ou experimentar uma nova fonte?

Você pode até gerar atenção e mídia sobre o novo design e envolver o seu público-alvo no processo. Mostre a eles um pouco dos seus designs favoritos possíveis. Em seguida, crie uma enquete e os deixe votar na opção que eles mais gostam.

Siga Essas Orientações Ao Atualizar o Seu Design de Logo

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender melhor a forma certa de melhorar o design do seu logotipo.

Lembre-se que precisa haver um motivo claro para a sua mudança. Lembre-se que é sempre melhor salvar os elementos que você pode e mudá-los.

Se você precisa fazer mais alterações drásticas, certifique-se de que a sua base de clientes e o seu mercado alvo como um todo estão conscientes dessas mudanças.

Envie campanhas de e-mail e publicações de redes sociais. Melhore todos os seus materiais de marketing e impressos. Divulgue e fale para todo mundo sobre o seu novo design.

Quer criar alguns designs de amostra próprios quando se trata de um novo logotipo? Está interessado em levar a sua marca para o próximo nível ao contratar um designer de logotipo profissional?

Continue conferindo o nosso site para que te deixemos a par de quaisquer novidades.