Designers de logo são designers gráficos profissionais que criam imagens de marca únicas e originais para a empresa ou pessoa física que os contratou. Designers de logo podem tanto ser freelancers, funcionários em tempo integral em uma firma de design ou agência de publicidade, ou trabalhar com um contrato temporário. A maioria dos designers profissionais possuem uma graduação em design gráfico e podem também ter experiência em marketing e publicidade.

O que torna um designer de logo excelente?

Se você está procurando contratar um designer de logo, tenha em mente que nem todos os designers gráficos são equipados com as mesmas habilidades e capacidades de criar um excelente logo. Você irá encontrar alguns designers que são especializados em criar conteúdo em vídeo, enquanto outros preferem criar infográficos e alguns ficam mais confortáveis em fazer publicidade impressa com maior apelo visual. Um excelente designer de logo não pode apenas ser bom em criar um logotipo, ele também deve ter uma grande variedade de habilidades além dessa.

Habilidades que todo designer de logo precisa ter para ter sucesso

  • Capacidades de pesquisa excepcionais.

    Os designers precisam ser capazes de entrar no mundo pertencente a indústria do cliente. Isso pode significar conduzir uma pesquisa completa sobre um produto em particular ou entrar em áreas mais específicas de como a empresa fornece seus serviços. Pesquisar sobre o mercado e concorrentes atuais do cliente é essencial para desenvolver um logotipo que fará a empresa se destacar do resto. A melhor ferramenta que um designer de logo profissional pode ter à sua disposição é um questionário de marca ou briefing para a reunião. Um questionário de marca é uma série de perguntas aprofundadas que são dadas ao cliente a fim de ajudar o designer a entender que tipo de design de logo ele está procurando. As perguntas podem variar de “Existe uma história original por trás do seu negócio ou nome da empresa?” a “Qual é o seu orçamento?”

    Os briefings também podem ser úteis para os designers que estão em fase de pesquisa de um projeto de design de logo. Os briefings do cliente sempre dão aos designers uma aparência mais íntima em como a empresa opera, o que a torna única e quais são os objetivos para o logo e a mensagem de marca. Os melhores designers de logo irão encontrar com seus clientes pessoalmente por uma hora ou mais e voltarão cheios de anotações para ajudá-los a criar a primeira iteração de design.

  • Capacidade de enxergar o todo.

    Os designers de logo novatos sempre tentarão focar nos detalhes do logo da empresa. Já os designers mais habilidosos serão capazes de pensar conceitualmente. Com o questionário de marca e anotações de briefing prontos, um designer deve organizar e analisar toda a informação dada para eles com respeito às preferências de cores e fontes, estilos de logotipo e nomes de empresa ou slogans em potencial. A capacidade de ver o todo permite que um designer mapeie um rascunho inicial do logo. Para preparar o primeiro rascunho, os melhores designers irão usar o círculo de cores, tabelas de cores e bibliotecas de fontes. Nenhum conceito de design deve ser deixado sem explicação neste estágio.

    Designers de logo excelentes precisam ser capazes de pensar conceitualmente se planejam estar um passo à frente. Os designers precisam manter em mente que os clientes estarão usando seu logo em todas as iniciativas de marketing. Os logotipos devem ser capazes de adaptar-se a contas de rede social, publicidade impressa, sites e produtos promocionais. Perguntar ao cliente sobre como ele planeja fazer o marketing do novo logotipo irá fornecer uma melhor sensação de como o design de logo terminado irá parecer.

  • Fornecer comunicação clara.

    Essa é a habilidade que separa bons designers de logo dos excelentes designers de logo. Sem a habilidade de efetivamente comunicar com o cliente a respeito do que ele precisa e de quais são os seus desejos quanto ao design, todo o projeto pode terminar em desastre e um contrato quebrado. Designers de logo inexperientes sempre dependem demais das respostas escritas no questionário de marca ou nas anotações do briefing de criativo. É importante ser flexível e ter a cabeça aberta para alterações de último minuto e solicitações do cliente. Ao mesmo tempo, excelentes designers de logotipo também devem possuir a confiança de informar seus clientes sobre as nuances do mundo do design. Eles devem explicar por que certas cores não ficam bem juntas, ou por que o tamanho da fonte não será visível o suficiente quando o logo é colocado em um produto promocional.

    Os designers de logo que podem explicar apropriadamente o conceito do design para um cliente, serão capazes de aceitar críticas construtivas do seu trabalho, oferecer soluções inteligentes para um problema e trabalhar com o compromisso no design. Esses são aqueles que tendem a ter maior sucesso na indústria de design de logo.

Como o processo de design de logo funciona

Antes de contratar um designer, pergunte primeiro se ele é especializado em criar logotipos para empresas. Se ele disser que sim, então o próximo passo seria pedir um portfólio de trabalhos passados. É crucial determinar se o estilo de design de logo deles é similar a como você imagina que o seu logo terminado iria parecer.

Se você está procurando contratar um designer de logo para criar o novo logotipo da sua empresa, tenha em mente que o processo de design levará mais tempo se você fosse fazer um logotipo usando um criador de logo online. Entretanto, ao optar por um designer profissional de logo, você pode garantir que o seu logotipo será único para a sua empresa. Abaixo temos um breve resumo do que esperar do processo de design de logo.

Passo 1. Responda a um questionário de marca.

O seu designer de logo provavelmente enviará um questionário de marca para preencher quando for oportuno. É importante juntar todos os indivíduos que terão uma voz nas iniciativas de marca (CEO, equipe de marketing, investidores, a mesa diretora, etc) para ajudar a contribuir com respostas a esse questionário. Isso irá ajudar a evitar a falta de comunicação mais tarde no processo de design. Se você não receber um questionário de marca, então faça uma chamada de conferência com o designer e venha preparado para responder a perguntas sobre a sua empresa, seu orçamento e os seus requisitos de design.

Passo 2. Pesquisa de indústria e empresa.

Após o seu designer de logo juntar informações suficientes sobre a sua empresa, ele levará um ou dois dias para conduzir sua própria pesquisa adicional sobre a sua indústria ou empresa. Se você possui artigos de notícias, press releases ou até mesmo uma página do Wikipedia sobre a sua empresa, as chances são de que o designer irá ler tudo isso para ter uma ideia melhor de como a sua empresa opera e quais produtos ou serviços você oferece. A fase de pesquisa da indústria também pode consistir de uma análise de concorrentes profunda. Logotipos de imobiliária, por exemplo, geralmente possuem um certo estilo que é completamente separado do de um logotipo de restaurante. Os designers querem ter certeza que o seu logo é aceitável e assimila bem em sua indústria em particular.

Passo 3. Forneça rascunhos iniciais.

Após compilar as informações do questionário e pesquisa de marca, o designer enviará alguns rascunhos iniciais junto com alguns comentários sobre o raciocínio com respeito a cada design. Por exemplo, o designer pode apresentar um logo para uma loja de roupas. O logotipo pode incluir a imagem de um cabide de roupas e uma fonte caprichosa e cursiva. Partindo do processo de raciocínio na escolha do design pode ser que o cliente diga que oferece moda de alto nível feminina. Essa é a hora de novamente sentar com aqueles envolvidos no processo de rebranding e discutir quais aspectos dos designs você gosta e quais precisam ser alterados e melhorados.

Passo 4. Faça retrabalho e revise.

Não se sinta mal em falar ao designer exatamente o que você quer; quanto mais detalhado for o feedback, menos revisões o designer precisará apresentar para você, pois ele terá um melhor entendimento de que tipo de design de logo você está procurando. Tenha em mente que o seu designer pode ter um limite no número de revisões que ele fará em seu logotipo, dessa forma é importante fornecer muito feedback nas fases iniciais. Experimente focar em esquemas de cores, tipos de fontes, layout do logotipo, e (se aplicável) as palavras do slogan da sua empresa. Dividir os aspectos do seu design de logo nessas diferentes categorias também ajudará o designer. Essa fase de revisão pode levar em torno de alguns dias a uma semana ou mais. Se você está pressionado pelo tempo, pode ser mais benéfico contratar um designer de logo que trabalha em uma agência de marketing, pois ele será capaz de possuir recursos da própria empresa.

Passo 5. Envie o rascunho final e forneça arquvos de imagem.

Após fazer a fase de retrabalho e revisão (que pode terminar ocorrendo mais de uma vez), o designer de logo apresentará para você o design de logo finalizado para a sua empresa. Neste ponto, o designer também apresentará uma variedade de tipos de arquivo de imagens diferentes, incluindo PNG, JPG e um vetor ou arquivo EPS. Ele se certificará de explicar que tipo de arquivo de imagem é o melhor para que tipo de iniciativa de marketing para que o logotipo da sua marca pareça profissional e limpo em todas as mídias. Um bom designer também fornecerá uma variedade de tamanhos de imagem para usar especificamente em seus canais online, como em sua foto de capa do Facebook, foto do Twitter e imagem do logotipo do site.