Você está pensando em construir um novo questionário de marca?

Você sabia que 77% dos diretores de marketing dizem que o branding é crítico para seu crescimento? Infelizmente, a maioria dos proprietários de empresas não sabem definir a palavra “marca”, imagine então pensar em uma estratégia para uma. É responsabilidade sua, o designer, ajudá-los e levá-los a uma resposta.

É claro que você não foi treinado para isto, mas não importa. Não com o questionário que criamos para você abaixo. Quando estiver pronto para descobrir como entender por completo a marca do cliente, continue lendo.

Comece Com Perguntas Sobre a Empresa

Quando você começa a criar logos para empresas incríveis, você precisa entendê-las. É a única forma de conseguir as informações que você precisa para representá-las de forma correta e precisa. Comece o processo ao obter um pouco de informação de plano de fundo:

  1. Qual é o nome da sua empresa?
  2. Quando a sua empresa foi estabelecida?
  3. Onde ela foi estabelecida?
  4. Qual o tamanho da sua empresa?

Em seguida, continue com perguntas sobre produtos e serviços da empresa. Eles irão fornecer uma boa indicação de que nicho a empresa está. Isso pode ajudar a reduzir o tempo que leva para pesquisar estilos adequados para o nicho.

  1. Você pode, por favor, descrever a sua empresa?
  2. Que problemas você resolve para os seus clientes?
  3. Que serviços ou produtos você fornece?

Logo após, continue com perguntas sobre como a empresa se relaciona com os concorrentes. Pesquisar concorrentes irá ajudá-lo a entender os padrões da indústria.

Os logotipos para muitos bancos tendem a possui uma cor azul oceano ou verde, por causa das emoções que essas cores produzem nos leitores. A cor é imperativa. Por que? Você sabia que o uso da cor pode aumentar o reconhecimento de marca em até 80%?

  1. Em que direção a sua empresa está procurando crescer?
  2. Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos?
  3. Como eles estão fazendo o marketing de suas empresas presencialmente?
  4. O que faz a sua empresa se destacar?
  5. Em que tipo de empresa você gostaria de se espelhar para o futuro?

A última pergunta pode reduzir o tempo que você leva para pensar em ideias para o logo, mas vai depender da resposta do seu cliente. Você pode encontrar ótimas ideias iniciais para tudo, desde paletas de cores a escolhas de palavras no subtítulo do seu logotipo.

Continue com Perguntas Sobre os Clientes

A próxima coisa que você precisa entender para criar um logotipo de sucesso é o cliente. Quanto mais você sabe sobre o cliente do seu cliente, mais fácil será criar um logo que fala com eles. Isso se torna crítico se o seu cliente espera que você pense em um slogan ou subtítulo.

Comece com perguntas gerais sobre os clientes. Elas irão ajudar a definir ainda mais as cores, estilo e escolhas de palavras do logotipo.

  1. Quem é o seu público-alvo?
  2. Você criou uma persona para o seu público-alvo?
  3. Que faixa etária o seu público representa?
  4. O seu público é majoritariamente masculino ou feminino?
  5. Onde o seu público vive?
  6. Qual é a renda média do seu público?

Após terminar, continue com perguntas sobre a direção da empresa do seu cliente. O seu cliente está feliz com o público atual ou está procurando expandir? Você não quer perder o seu tempo com um logo projetado para um público que o seu cliente pretende deixar para trás.

  1. O que o seu público usa mais atualmente?
  2. Você pretende modificar ou aumentar o seu público atual? Se sim, como?
  3. Como os seus clientes encontram você hoje em dia?
  4. Como você faz o marketing da sua empresa nos últimos tempos?
  5. Onde você está vendo o maior sucesso?

As últimas perguntas podem te dar indicações do que já está funcionando. Se é uma publicidade específica ou plataforma de marketing, você pode criar o seu logotipo especificamente para aquele canal. Você também pode criar o seu trabalho de uma forma semelhante.

Lembre-se, não são sempre as últimas tendências de design que fazem o show. Algumas vezes, simplesmente imitar o que já está funcionando irá dar ao seu cliente o maior retorno sobre o investimento.

Em Seguida, Discuta a Marca

Se o seu cliente está no negócio a mais de 6 meses, então ele já desenvolveu uma estratégia de marca. Infelizmente, ela pode ser rudimentar e até não existir. Como é o caso de muitas pequenas empresas ou empresários individuais.

Eles sabem que devem retratar os seus produtos e suas empresas de uma forma que atraia o interesse do cliente. Eles sabem que os clientes respondem melhor a algumas coisas e pior para outras. O que eles não sabem é que isso tudo é chamado de marca ou branding.

  1. Se os seus clientes fossem descrever a sua empresa em uma palavra, qual seria?
  2. Pelo que você gostaria que a sua empresa fosse conhecida?
  3. Que valores a sua empresa guarda?
  4. Qual é a missão da sua empresa?

Em seguida, tenha uma ideia melhor do tipo de logo que o seu cliente está procurando.

  1. Se você possui um logotipo atualmente, você o enviará para mim?
  2. Que elementos você gostaria de ver no seu logotipo atual?
  3. Que elementos você gostaria de alterar?
  4. Você usa cores específicas em seu logotipo e outros materiais de marketing?
  5. E com respeito a fontes, estilos, etc.?
  6. A sua empresa possui um lema ou slogan?
  7. Onde esse logo será usado com mais frequência?

Alguns clientes acham mais fácil avaliar o design de logo a partir da perspectiva de um cliente. Se esse é o caso, mantenha o seu foco no ponto de vista do cliente.

  1. Os clientes gostam ou não do seu logo atual?
  2. Quais são as 3 palavras que você gostaria que os clientes pensassem ao ver o seu novo logotipo?

Você deve possuir uma imagem clara da marca do seu cliente neste momento. A próxima seção irá ajudá-lo a cravá-la em uma pedra.

Dados Concretos Vêm por Último

As seguintes perguntas darão respostas concretas para construir o logo daqui para frente. Adicione as suas próprias perguntas para esclarecer quaisquer pontos.

  1. Quais dessas palavras melhor se encaixa na sua empresa, moderna ou tradicional?
  2. Que palavra melhor descreve a sua empresa, pessoal ou impessoal?
  3. Os seus produtos e serviços são artigos baratos ou de luxo?
  4. Você possui alguns logos de exemplo que gostaria de usar como ponto de partida para me ajudar na geração de ideias?

Não se esqueça de terminar o seu questionário com perguntas sobre quaisquer restrições aos prazos para o logotipo ou projeto. Se você não o fizer, estará colocando dezenas de horas do seu melhor trabalho em risco.

O Que Fazer em Seguida?

Depois de terminar o seu questionário de marca, certifique-se de enviar uma cópia para o seu cliente. Peça para que ele assine, dessa forma você terá proteção caso ele mude de ideia após ter terminado metade do projeto. E sim, acontece o tempo todo.

Você achou as seções acima úteis ou brilhantes no todo? Excelente, venha até a nossa biblioteca e veja nossos outros artigos em tudo relacionado a logotipo. Te vejo mais tarde e boa sorte!