Como proprietários de empresas, nós todos temos essa visão de fazer o nosso próprio logotipo de empresa do zero usando o Adobe Indesign. Na realidade, acabamos com um design de logotipo que parece que foi criado no Microsoft Paint e lembra algo que você desenhou quando tinha doze anos.

Vamos encarar a realidade, nós não vamos ser o próximo Van Gogh ou Leonardo DaVinci ou – neste caso – Carolyn Davidson (a mulher que projetou o logotipo da Nike).

Se você se pegou parado olhando para o seu logotipo terminado imaginando que algo está fora do lugar e não parece bom, a probabilidade é de que você esteja certo. Os clientes podem ser inconstantes e se um logotipo de empresa não chama a atenção ou ressoa com eles imediatamente, eles irão embora.

É essencial possuir um logo de empresa bem projetado não apenas para atrair clientes, mas também para melhorar o alcance e a reputação da sua marca. Dê uma boa olhada no logotipo que te deixou insatisfeito (não importa se você que fez ou foi um designer gráfico) e faça algumas perguntas a si mesmo:

  • Esse design representa os aspectos mais importantes da minha empresa?
  • O design ficará obsoleto ou desatualizado nos próximos 10 anos?
  • As cores no logotipo ressoam com o resto da imagem da marca?
  • O espaço de cada elemento do design é muito grande ou muito pequeno?
  • Esse design irá parecer bom em todos os tipos de plataformas de marketing online e offline?

Se você não gosta das suas respostas para nenhuma dessas perguntas, então é hora de voltar para o painel de desenho para determinar se você pode ou não salvar alguma parte do seu design de logotipo.

Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer algumas alterações rápidas no logotipo da sua empresa.

Correções Rápidas para Melhorar um Design de Logotipo Ruim

Corrija o layout do logotipo

Se você não está satisfeito com a aparência geral do seu logotipo, mas ainda assim gosta da fonte e das cores, então a probabilidade é de que você não gosta do estilo em particular.

Nem todos os estilos de logotipo irão parecer apropriados para toda empresa. Por exemplo, empresas de tecnologia e aplicativos online podem desejar evitar logotipos em formato de emblema e, ao invés disso, optar por logotipos com iniciais ou 100% em letras. Restaurantes, bares, e salões, por outro lado, tendem a evitar logotipos retro com emblemas ou com marcas de combinação.

Ajustar o estilo do logotipo da sua empresa moverá cada um dos elementos de uma forma que possam parecer mais atraentes. Se você optou por uma combinação de estilo de logotipo (imagem e texto), então experimente testar o seu design com a imagem para a esquerda, direita, acima ou abaixo do nome e slogan da sua empresa. Trocar de uma combinação de logotipo em letras para um emblema ou selo irá remover a imagem e organizar o nome da sua empresa e slogan ao redor de um formato.

Não importa que estilo você escolha, tenha em mente que o objetivo é criar a quantidade certa de espaço entre cada elemento.

Altere a fonte

Estilos de logotipo e cores são grandes pontos a focar ao criar um logotipo. Os designers de logo sempre perguntarão aos proprietários de empresas que tipo de esquema de cores eles gostam mais e sempre irão encobrir a fonte.

As fontes são cruciais em ajudar os clientes a obter informações sobre o seu negócio. Defina o tom da sua marca com a tipografia apropriada ao fazer pequenas alterações na fonte até que você esteja satisfeito com a aparência.

Se você é proprietário de um restaurante de luxo, você pode desejar selecionar uma fonte no estilo cursiva ou uma fonte com letras mais finas. Se você possui uma creche, escolha uma fonte de bolhas divertida.

Não importa em que indústria você está, certifique-se apenas de que a tipografia é legível. Os clientes devem ser capazes de ler a fonte em uma distância razoável nos dispositivos móveis, computadores, produtos promocionais e na frente da sua loja. Um dos maiores erros feitos durante o processo de design de logotipo é usar dois ou mais estilos de fontes diferentes. É melhor ser consistente com uma fonte que é original para a sua empresa.

Não se esqueça que nem todas as fontes ficam bem em todas as cores, então certifique-se de brincar um pouco com a cor da fonte antes de fazer uma decisão final.

Troque as cores

A psicologia por trás das cores e como elas podem controlar as emoções foi pesquisado exaustivamente pelas décadas mais recentes. O vermelho é sempre encontrado em logotipos de cadeias de fast-food, o laranja é encontrado em logotipos de empresas de viagem ou fitness, o verde ou azul é sempre associado com educação, bancos e direito, assim como os tons de preto, branco e cinza são associados com moda e tecnologia.

Uma paleta de cores que choca pode facilmente dissuadir os clientes de entrar em sua loja. Você poderia ter um design de logotipo minimalista, mas se você possui mais que 3 ou 4 cores em seu logotipo, ele pode começar a parecer confuso e poluído.

Pegue o design do seu logotipo inicial e altere as cores para preto e branco para iniciantes. Se o seu logotipo fica mais apresentável em preto e branco, então esse pode ser o único aspecto que você precisa mudar no seu design de logotipo.

Se o logotipo ainda parece aleatório, comece a introduzir de forma devagar as cores no design enquanto mantém alguns elementos em preto e branco. Alguns designers de logotipo sempre irão usar uma cor como foco. Por exemplo, o nome da empresa pode estar em letras pretas, enquanto o ícone é vermelho ou azul.

Remova elementos do design

Você já deu uma olhada em uma camisa estampada e disse: “essa não é para mim”? A probabilidade é de que alguns clientes possam estar pensando a mesma coisa sobre a sua empresa se eles acharem o seu logotipo muito poluído.

A tendência de design de logotipo atualmente é ter um logo minimalista a fim de não confundir o cliente. Por que usar cinco palavras no slogan da sua empresa quando três irão passar a mesma mensagem? Separe um tempo para tirar elementos desnecessários como palavras, formas e cores. Um dos erros mais comuns no design de logo é adicionar muitos elementos de design que poluem o nome da empresa.

Ícones como estrelas, círculos ou traços no perímetro do seu logotipo podem estar fazendo mais mal do que bem. Experimente remover esses elementos primeiro e ver se a aparência se encaixa no seu gosto pessoal. Enquanto algumas marcas sempre tentarão encaixar os ícones de forma clara e sábia na fonte, é melhor deixar esse tipo de estilo de logotipo para os designers de logo profissionais (pode confiar, é bem difícil de fazer).

Se você sente que tirou partes do design de logo demais, então é provável que você possa precisar experimentar diferentes estilos de fonte.

Adicione um ícone ou ponto focal

Ainda no tópico de designs de logotipo minimalistas, é importante notar que nem todas as empresas serão capazes de conseguir uma aparência minimalista. Muitas dessas empresas estão nas áreas de vestuário e moda, restaurante ou tecnologia.

Para pequenas empresas que estão tentando fazer um nome para si mesmas, a primeira interação com sucesso do logotipo quase sempre inclui um ícone de algum tipo. Pense a respeito de empresas com a Air BnB, Starbucks, Twitter, e Target – todas começaram com um logotipo que possuía um ícone e um nome de empresa. Um ícone de logotipo deve ajudar a melhorar o nome ou slogan da sua empresa e falar aos clientes um pouco mais sobre o seu negócio.

Um ponto focal nem sempre deve ser um ícone. Se você está determinado em possuir um logotipo com apenas letras, então existem formas inteligentes de melhorar o design do seu logotipo.

Traga cores de fontes diferentes no mix. O logotipo em letras do Google multicolorido é icônico e pode ser reconhecido por quase todo mundo; é um conceito simples e original feito através do uso das cores.

Experimente alterar a primeira letra do nome da sua empresa para uma cor diferente. Você também pode trocar o tamanho da fonte para criar um ponto focal dentro do logotipo da sua empresa. Por exemplo, se você possui um logotipo com iniciais duplas, faça a primeira letra maior que a segunda, ou coloque a primeira letra maiúscula e deixe a segunda minúscula. Existem diversas opções!

Se você está ainda tendo problemas ao criar um logotipo para a sua empresa, você pode pedir a ajuda de um designer de logo profissional ou você pode criar um usando um criador de logotipo online. Ambas as opções fornecerão um logotipo de empresa com uma aparência deslumbrante que vale muito o seu investimento inicial.