Há muitas maneiras de dar vida à sua marca e ter maior impacto visual. Esteja você desenvolvendo materiais de marketing, montando uma vitrine ou apenas criando cartões de visita, o seu logotipo certamente será usado de diversas formas. Para ajudá-lo a obter uma aparência limpa e profissional, sem importar onde seu design será veiculado, sugerimos criar uma versão transparente para facilitar a utilização.

Se estiver se perguntando como criar um logo com fundo transparente para sua empresa, ou por qual motivo exato você precisa de um, da FreeLogoServices está aqui para ajudar. Aprenda sobre transparência em logotipos e como escolher o tipo de arquivo certo para evitar problemas no futuro.

O Fundo Transparente e o Design de Logotipos

Ao contrário de um logo com fundo de cor sólida, é possível ver a superfície à qual o design foi sobreposto através de um logo com fundo transparente. Suponha que o seu logotipo seja um círculo azul e que você tenha salvo o arquivo com um fundo branco. Se você for usá-lo apenas em superfícies brancas, como em e-mails ou em artigos de papelaria, isso dificilmente será um problema.

Agora, se você quiser aplicar o seu logotipo a uma porta de vidro no seu novo escritório, colar um grande quadrado branco não será legal, muito menos profissional. Ao remover o fundo branco do seu logotipo e destacar o design azul principal, você cria uma aparência sofisticada que ajuda as pessoas a se concentrarem no que realmente importa: a identidade da sua empresa.

Para melhorar o apelo visual dos seus materiais de marketing e garantir que sua marca tenha uma ótima aparência em qualquer contexto, considere usar arquivos vetoriais ao salvar a versão final do seu logotipo.

Tipos de Arquivo para um Logo com Fundo Transparente

Mesmo que você prefira um designer gráfico profissional ou um serviço como da FreeLogoServices, no final do processo de design, considere como você deve salvar o seu logotipo para estar preparado para as várias aplicações que dará a ele.

Muitos arquivos digitais padrão são arquivos raster e podem ser armazenados em vários formatos. Arquivos raster são compostos por pixels e a qualidade da imagem tende a diminuir ou ficar mais pixelizada conforme você aumenta o tamanho dela. Arquivos raster como um .png ou um .png com fundo transparente são ideais se você quiser que seu design tenha um fundo transparente e apenas for usá-lo para um fim específico.

No entanto, não recomendamos usar um arquivo .png com fundo transparente para o seu logo se você planeja usá-lo em materiais como cartões de visita, banners, etc. Se você pretende redimensionar o seu logotipo, recomendados salvá-lo em um formato de arquivo vetorial porque assim você poderá aumentar o tamanho do design sem perder a qualidade. Arquivos vetoriais são construídos a partir de pontos matematicamente precisos e são tipos de arquivo essenciais no design de logotipos. Não importa o quanto você aumente um arquivo vetorial, seu logo ainda terá a mesma alta qualidade.

Logos vetorizados geralmente serão entregues como arquivos .ai, o que significa que foram criados usando o Adobe Illustrator. Você também verá arquivos .pdf, .eps e .svg. Qualquer um deles pode ser usado para aplicar um fundo transparente ao seu logo para promover sua empresa.

Como Criar um Logo com Fundo Transparente?

Se ainda não tiver feito o seu logo e estiver começando a criá-lo em uma ferramenta online, lembre-se de não preencher o fundo com uma cor branca ou outra cor sólida. Quando você terminar de dar os toques finais ao seu logo e estiver pronto para salvá-lo, certifique-se de escolher um formato de arquivo vetorial. Com o construtor de logotipos da FreeLogoServices, você poderá fazer download de todos os arquivos essenciais para usar o seu logotipo como quiser, incluindo arquivos .eps, .svg, .ai, .jpg e .png.

Como Editar o Fundo de um Logo Existente

A resposta mais simples para isso é usar uma ferramenta de edição gratuita para alterar um arquivo existente. Serviços como o PicMonkey, o Lunapic e o Canva são ferramentas fáceis de usar que permitem editar seu logotipo e remover um fundo de cor sólida. O PicMonkey e o Lunapic são muito utilizados no Brasil.

Cada ferramenta tem seu próprio modo de editar um arquivo de logotipo existente, mas os passos são basicamente os mesmos. Primeiro, você faz upload do arquivo existente na plataforma. Depois, seleciona um editor de fundo. No Lunapic, por exemplo, no menu Editar, há uma opção para selecionar o Efeito de Fundo Transparente. Nesse caso, você seleciona o fundo branco e o Lunapic o torna transparente instantaneamente.

O mesmo processo se aplica ao PicMonkey, mas você usa a Ferramenta de Borracha para remover o fundo branco e obter um logotipo transparente. A última etapa é salvar o arquivo no formato .png de alta resolução. Tenha em mente que muitas ferramentas de edição online não permitem salvar um formato de arquivo vetorial. Quando o download terminar, você estará pronto para usar seu logotipo transparente.

Logos Baseados em Vetor

Se estiver familiarizado com o uso de softwares de edição avançados, manipule seu arquivo existente em um programa como o Adobe Illustrator e salve-o em um dos formatos vetoriais recomendados. Quando uma ferramenta gratuita permite criar logo com fundo transparente, provavelmente ela não fornece um arquivo vetorial. Lembre-se: arquivos vetoriais podem ser dimensionados para tamanhos maiores sem perder a qualidade, portanto, são ideais para impressão.

O Illustrator permitirá salvar seu logo em um formato de arquivo vetorial e é por isso que ele é uma das plataformas mais recomendadas para usar no design gráfico. Para tornar seu logo existente transparente, selecione Objeto no menu e clique em Traçado de imagem > Criar. Em seguida, você seleciona o seu logo no arquivo, indicando o que deseja manter. O Illustrator removerá o fundo de qualquer logo. Pode parecer que nada mudou no arquivo, mas se você selecionar o logo e movê-lo, verá que o fundo está transparente.

Salve o logo com fundo transparente como um arquivo .eps e pronto!

Como da FreeLogoServices Pode Ajudá-lo a Criar um Logo com Fundo Transparente

Se tudo parecer intimidador e você preferir trabalhar com um especialista ou se quiser começar a criar seu logo do zero, da FreeLogoServices oferece essas duas soluções. Fornecemos dicas para ajudá-lo a preencher um briefing criativo se você quiser trabalhar com um de nossos designers, bem como passos fáceis de seguir se preferir criar um logotipo online utilizando nosso construtor de logotipos. Oferecemos diversas opções para ajudá-lo a criar o melhor logotipo para você. Seja qual for a sua escolha, garantimos que, além de adorar o seu logo, você também terá os arquivos de imagem certos para usar em qualquer situação.