Criar uma logomarca requer tanto experiência em design quanto entendimento da psicologia humana. A logomarca deixa uma poderosa primeira impressão e cria um vínculo com seus clientes desde a primeira vez que eles a veem. Algumas pessoas chegam a tatuar suas logomarcas favoritas no corpo!

Para conseguir esse tipo de lealdade, sua empresa precisa focar  elementos, sendo que um bem importante são as melhores combinações de cores. Na realidade, a combinação de cor que você escolher pode significar a diferença entre ser convidativo para clientes novos ou transmitir que eles deveriam ficar longe de você.

Parece complicado? Não se preocupe. Nós estamos aqui para explicar tudo isso e ajudá-lo a escolher as melhores combinações de cores ao fazer sua logomarca com base no   em que você está inserido.

Por que Considerar as Melhores Combinações de Cores?

Enquanto cada elemento do design em uma logomarca tem um papel importante em tornar o design o mais poderoso possível, a combinação de cor que um designer escolhe é essencial. Cor, ao contrário do tipo de fonte, evoca emoções imediatamente. Enquanto alguns símbolos ou fontes podem agitar as emoções, cada cor que você mostra a uma pessoa será associada a  .

As mais ousadas combinações de cores em logomarcas inspiram emoções como o amor, a nostalgia, a confiança e o entusiasmo. Enquanto outros esquemas de cores podem ser mais sutis, elas ainda servem para a missão da empresa. As melhores combinações de cores conseguem fazer o cliente sentir exatamente o que a empresa quer que ele sinta.

Antes de você decidir a melhor combinação de cores para a sua empresa, considere a psicologia por trás de cada cor e como elas se relacionam com o seu  .

Combinações de Cores na   de Entretenimento

De um modo geral, as empresas na  de entretenimento querem que seus clientes se sintam animados, entusiasmados e importantes. É claro que empresas diferentes vão querer sentimentos mais específicos. Uma gravadora de hip hop, por exemplo, pode estar procurando por uma combinação de cores que exale força, enquanto que um serviço de streaming para crianças provavelmente irá querer parecer acessível e ameno. Ambas as empresas, contudo, querem que as pessoas saibam que elas são divertidas e que serão atrativas.

As melhores cores fundamentais para a indústria do entretenimento são roxo, vermelho e amarelo. Roxo evoca um sentimento de realeza para as pessoas, o qual faz total sentido. Quando você pensa na maioria das pessoas importantes na cultura Ocidental, a maioria delas são celebridades e artistas. O vermelho passa para as pessoas a sensação de paixão. Quando você pensa sobre a dedicação que é necessária para se tornar um artista, a paixão é uma das primeiras coisas que vêm à mente. E amarelo é animado e divertido – exatamente as emoções que uma pessoa iria querer sentir em um evento no tapete vermelho ou em um show.

Por exemplo, olhe para as diferentes iterações da logomarca da  E! Entertainment. E! é o melhor exemplo de uma empresa de entretenimento, e as cores mais proeminentes de sua logomarca nas últimas décadas têm sido vermelho e roxo.

Enquanto o roxo e o amarelo realmente andam juntos como uma excelente combinação de cores (o icônico Los Angeles Lakers vem à mente), vermelho e roxo não são a melhor combinação. Tente escolher uma cor de base baseada na missão de sua empresa e construa ao redor disso.

Melhores combinações de cores na Indústria Alimentícia

Se há uma coisa que as pessoas são exigentes, é sobre sua comida. De todas as indústrias, a alimentícia é a que precisa ser particularmente cuidadosa quando escolhe as melhores combinações de cores para suas logomarcas.

Não importa de que maneira a sua empresa está envolvida na indústria alimentícia, é importante retratar frescor e confiança para seus consumidores. A primeira cor que talvez venha a sua mente quando você lê frescor é verde. Para muitos, verde significa renovação e vida. Se você vender comida embalada vendida em mercearia, uma logomarca verde no produto se destacará nas prateleiras e significará para os consumidores que o item é nutritivo.

Quando você cria uma combinação de cores branco e verde, você está inspirando um sentimento de produtos  .

Isso possui menor importância para um restaurante . Ao invés disso, você quer simultaneamente inspirar apetite e provar que você é um local divertido para visitar. A combinação de emoções ousadas do vermelho (como o apetite) e a associação do amarelo com uma atmosfera  cria a melhor combinação de cor para restaurantes. Como prova, basta pensar na logomarca de comida mais icônica nos Estados Unidos – o vermelho e dourado do McDonald’s.

Uma combinação de cor para se evitar na indústria alimentícia é qualquer uma onde o marrom é a cor proeminente. Onde verde é associado com vida, marrom é associado com pobreza e solidão –  as pessoas para seu restaurante.

Combinações de cores em tons de azul

Combinações de Cores na Segmento  da Saúde a serem consideradas

Empresas de cuidado  querem ser vistas como um lugar confiável, calmo de se estar. Quando os pacientes têm preocupação com a saúde, eles querem saber que poderão confiar imediatamente que estão em boas mãos e que todos sabem o que estão fazendo.

Azul é a cor certa para construir sua logomarca. Na verdade, azul e branco é a melhor combinação de cores para a sua empresa de  . Azul significa serenidade e confiança, enquanto branco tende a fazer as pessoas pensarem sobre pureza. Juntos, eles dizem aos seus pacientes que a sua instalação é limpa e competente, cheia de profissionais confiáveis (A logo da Blue Cross vem à mente).

A combinação de cor a ser evitada se você está na Área da Saúde é vermelho e amarelo. O vermelho é intimamente associado com emergência e frequentemente pode gerar um pânico sutil em alguém. Similarmente, o amarelo é o sinal para precaução. Quando você está tentando ajudar as pessoas, você não quer que sua logomarca crie qualquer tipo de preocupação desnecessária.

Melhores Combinações de Cores para o

Na indústria de construção, você quer que seus clientes sintam que você é confiável, competente e às vezes um pouco resistente. Tradicionalmente, empresas de construção tem uma inclinação masculina, então cores femininas como o rosa provavelmente não evocarão os sentimentos corretos em relação a sua empresa. Marrons e cinzas, contudo, são as bases perfeitas para criar suas combinações de cores.

Uma vez que o cinza é um meio termo fácil, ele frequentemente serve como uma ótima combinação com outras cores mais ousadas. A melhor combinação de cores para a sua logomarca pode ser um cinza, que é um pouco sério e significa sofisticação clássica, mais um azul, que prova que você é competente e confiável.

Imagem de pedras e combinação de cores tons terra.
Crie Combinações de Cores Vibrantes para o Varejo

No segmento de varejo, a melhor combinação de cores para logomarca diz para o cliente que ele será a melhor versão de si mesmo, assim que comprar os produtos desta marca . Demografias diferentes precisam de diferentes combinações de cores para atingir a melhor versão do público, logicamente. Mas todos querem sentir-se como se estivessem a um produto de distância de ser quem eles querem ser.

Pegue o exemplo de The Home Depot. Eles escolheram a combinação de laranja ousado e branco que significa energia, diversão e um pouco de travessura. Eles estão deixando seus clientes saber que seguir mais arduamente no caminho da bricolagem é comemorado em suas lojas. No lado oposto do espectro, um lugar como a Forever 21 escolheu uma combinação de amarelo e preto para dizer aos seus clientes que eles têm peças jovens e modernas (amarelo), que ainda tem uma camada de sofisticação (preto).

Para entender qual é a melhor combinação de cor para sua empresa de varejo, pense sobre o que seus clientes sentem que está faltando. Por exemplo, se você pensa que seus clientes querem se sentir importantes, você pode querer criar uma combinação de roxos e azuis escuros para a sua logomarca. Mas se você quer ser divertido e acessível, a melhor combinação de cores para você inclui rosas, amarelos e verdes.

Escolhendo as Melhores Combinações de Cores para a Sua Logomarca

O segredo final para identificar a melhor combinação de cores para a sua empresa é reconhecer que não existem regras rígidas. Você conhece bem seu cliente e a missão de sua empresa. Você pode usar qualquer combinação de cor que você quiser (desde que fique bem visualmente). Para obter ajuda para criar a melhor logomarca que diga exatamente o que você quer dizer, confira o nosso serviço de design de logomarcas. Nós mostraremos a você as  nas suas preferências e necessidades.