É importante estar sempre atento às tendências de logo para que o seu logotipo permaneça eficaz, relevante e impactante. Como nos aproximamos do final do ano, resolvemos analisar as tendências de logotipo para 2020. O início de um novo ano é a oportunidade perfeita para você avaliar seu logotipo atual e determinar se ele está trabalhando contra ou a favor dos seus negócios.

Estas são as tendências que provavelmente terão um grande impacto nos logotipos em 2020:

  1. Minimalismo e simplicidade
  2. Alternativas aos logos “quadrados”
  3. Autenticidade
  4. Consistência
  5. Linhas finas e requintadas
  6. Colorido, mas sem excessos
  7. Pouco ou nenhum texto

1. O Minimalismo e a Simplicidade Predominarão

Uma das maiores tendências do final de 2019 — e que certamente será uma referência para os logotipos em 2020 — é a adoção do minimalismo e da simplicidade.

Parte disso surge por necessidade. Graças às redes sociais e aos clientes que utilizam uma variedade de dispositivos, as empresas precisam de logotipos simples que possam ser aplicados a várias plataformas com facilidade. Logotipos muito elaborados nem sempre funcionam bem para smartphones, tablets, computadores ou banners e, em geral, precisam ser alterados para cada aplicação. E sejamos sinceros, ninguém quer ter dezenas de logotipos para gerenciar.

Veja o logotipo atual do Facebook, por exemplo, que é um círculo azul com um “f” estilizado. Ele é simples e eficiente.

New Facebook Logo

2. Alternativas aos Logos “Quadrados” Ajudarão as Marcas a Simplificar a Aplicação em Várias Plataformas

Outra tendência de logotipo para 2020 que prevemos é o uso de logotipos alternativos para aquelas horas em que o logotipo principal simplesmente não é suficiente.

Há anos as marcas e as empresas têm criado logotipos para diferentes aplicações, mas esta é uma prática monótona e sem fim. Com o passar do tempo, fica difícil gerenciar vários logotipos, principalmente se você não tem os recursos certos.

Sempre haverá uma nova tela para a qual você precisará otimizar seu logotipo. Com o tempo, essas alterações podem resultar em uma coleção de logotipos que não têm nada a ver uns com os outros e que podem não representar bem a sua marca. É por isso que muitas marcas começaram a consolidar seus designs em dois logotipos simples e de fácil assimilação, versáteis o suficiente para serem utilizados em praticamente qualquer aplicação, desde cartões de visita e e-mails até banners de 15 metros.

O novo logotipo “G” do Google é o exemplo perfeito disso. É uma abordagem simples e divertida do logotipo “Google” mais elaborado que domina o mecanismo de pesquisa.

Google icon logo

3. A Autenticidade Ainda Será um dos Fatores Mais Importantes

Uma das maiores tendências de logotipo para 2020 é a autenticidade.

Apesar de a autenticidade ir muito além disso, um logo bem projetado pode revelar muito sobre os valores da sua marca. Um logo que inclua algum tipo de posicionamento de marca (não necessariamente em palavras) pode ajudar as pessoas a apoiá-lo, mesmo que elas sejam expostas apenas ao seu logo.

Um logo bem projetado pode se tornar sinônimo da mensagem da sua empresa. Ele permite cativar as pessoas e inspirá-las a trabalhar com você, a ajudar a sua causa, etc.

O logotipo simples do panda da WWF transmite a mensagem da marca sem ofuscar o impacto do logo em si.

World Wildlife Foundation logo

4. Consistência (Ainda) é Fundamental

Muitas vezes, é melhor ficar com o logotipo que você já tem do que começar do zero. Se você tem um logotipo icônico que é sinônimo da sua marca, um novo design pode alienar ou confundir seus clientes.

Algumas empresas modernas de tecnologia reformulam seus logotipos quase todos os anos. Mesmo que a mudança seja sutil, ela pode descaracterizar um logotipo adorado e reconhecido por todos. Pior ainda, se o logotipo sofrer uma grande mudança, como o logotipo do Uber de 2016, as pessoas poderão não reconhecer sua nova versão.

Uber em 2016 em comparação ao Uber que todos nós reconhecemos:

Old Versus New Uber Logos

A Coca-Cola é uma marca que sabe que em time que está ganhando não se mexe. Todos nós conhecemos bem o logotipo estilizado e onipresente da Coca-Cola, que por sinal ainda é muito parecido com o logotipo original lançado pela empresa em 1887:

Coca-Cola Logo

5. Marcas de Luxo Apostarão em Linhas Finas e Requintadas para Transmitir Elegância

No que diz respeito a marcas de luxo, uma tendência de logotipo para 2020 será usar linhas finas e requintadas para transmitir elegância.

Em anos anteriores, a maioria dos logotipos das marcas de luxo usava filigranas e vários ornamentos para transmitir sua atenção aos detalhes e o status de elite. Mas o estilo barroco caiu em desuso, assim como os logotipos com formas, linhas e outros elementos em excesso. Em vez disso, as marcas de luxo estão apostando na simplicidade. Usando linhas finas e requintadas e uma combinação de fontes com e sem serifa, o design transmite a mensagem da marca sem complicações desnecessárias.

O logotipo simples de “LV” da Louis Vuitton é o exemplo perfeito de uma abordagem moderna e elegante em produtos de luxo.

Louis Vitton Logo

6. Os Logos Serão Coloridos, mas sem Excessos

Embora as tendências de logotipo para 2020 indiquem designs minimalistas e simples, isso não significa que eles serão sem graça. Veremos muitas cores, mas elas serão usadas de maneira inteligente e sem excessos.

Basta um toque de cor para dar vida à sua marca, mesmo que o logotipo em si ainda seja formal e estruturado.

Os quatro quadrados que formam a janela do logotipo da Microsoft agregam uma pitada de cor e diversão que não seria possível somente com as letras cinzas.

Microsoft logo

7. Os Logos Terão Pouco ou Nenhum Texto

Um logo simples também pode ser bastante revelador, e é exatamente isso que as tendências de logo preveem para 2020 e para os próximos anos. Embora esta não seja uma tendência apropriada para uma marca em desenvolvimento que está tentando construir uma reputação, as marcas que já são conhecidas do público podem simplificar seus logotipos, concentrando-se no essencial.

A vantagem dessa abordagem é que é muito mais fácil redimensionar um logotipo para diferentes aplicações quando você não precisa se preocupar se o texto ficará legível ou não em um pequeno cartão de visitas ou panfleto. Como os logotipos sem texto, em geral, já tiveram palavras em algum momento, é como se elas ficassem implícitas e, se for o caso, você pode voltar a adicioná-las para uma aplicação específica.

O atual logotipo da Starbucks teve a faixa de texto removida para se tornar algo mais icônico e reconhecível.

Starbucks logo

Renove seu Logotipo em 2020 com o FreeLogoServices

2020 já está aí! Fique atento a essas tendências de logo. Este também é o melhor momento para avaliar o seu logotipo e ver como ele se compara às novas tendências.

Se chegou a hora de renová-lo, nosso construtor gratuito de logotipos é tudo o que você precisa para criar um logotipo profissional e adaptável, mesmo que você não faça ideia de como criar um logotipo. Experimente o FreeLogoServices e veja como podemos ajudá-lo a criar rapidamente o logotipo perfeito com a nossa biblioteca de designs modernos.