A temporada de feriados chegou para ficar! Qualquer site que você for visitar estes dias está totalmente com o design atrelado ao tema de férias e festividades.

Eles possuem imagens lindas de flocos de neve e embalagens embrulhadas; vermelhos claros, dourados e verdes por todo o site, e calls to action (“chamadas para ação”) cativantes que mostram o espírito da temporada. Você prometeu que faria a mesma coisa com o seu site este ano, mas não sabe por onde começar ou como deixar que a criatividade flua.

Deixar a sua empresa pronta para a temporada de férias não deve parar apenas na frente da sua loja física – existe muita alegria a ser compartilhada no mundo online. Como o tráfego físico em lojas continua a cair (um declínio de 7.5% nos últimos anos), mais compradores estão pegando seu chocolate quente e sentam no sofá de casa para fazer compras online. É hora de sentar na frente do seu computador e começar a imaginar como mudar o seu site para a temporada de férias.

Antes de fazer qualquer mudança

Quando se trata de manter os compradores da temporada de férias em seu site, você deve planejar as coisas no que diz respeito ao design. Ter um plano não apenas salvará o seu tempo, mas também resultará em uma aparência mais limpa quando você estiver com todo o projeto pronto. Se você mergulhar de cabeça em fazer edições no seu site, irá perceber rapidamente que pode estar perdendo muito tempo trocando as imagens, brincando com as cores e ajustando as suas CTAs (calls to action). Logo abaixo existem alguns pontos que você deve mapear:

Escolha as suas vendas.

Descubra que vendas e descontos você quer promover este ano. Pegue o estoque, faça algumas contas e cuidadosamente determine qual a porcentagem ou desconto monetário você quer dar aos usuários.

Certifique-se de que você pode se dar ao luxo de reduzir os preços nos produtos ou serviços que você oferece e não se esqueça de não ficar louco com as vendas. Pode ser melhor dar desconto em apenas alguns itens, enquanto os outros devem ser deixados no preço cheio.

Lembre-se do que você fez no ano passado.

Olhar para trás e entender as temporadas de férias anteriores é uma das melhores formas de ajudá-lo a decidir sobre o que fazer no seu site esse ano. Quais foram as CTAs usadas ano passado? Que imagens você utilizou? Você incluiu um pop-up de férias em seu site ou um código, de cupom? Experimente lembrar-se do que funcionou e o que não funcionou! Baseie as suas decisões de design com esse conhecimento.

Não se esqueça de olhar quais são as páginas que geraram o maior tráfego de usuários. Você fez uma campanha de e-mail marketing para uma landing page (“página de destino”) específica? Os seus Anúncios no Facebook levam os usuários a uma página popular do produto? Se você sabe que estará diversificando muito tráfego para apenas algumas páginas, pode ser melhor apenas alterar a aparência dessas páginas específicas.

Confira os seus concorrentes.

Não machuca nada dar uma espiada nos sites de alguns dos seus concorrentes nessa época do ano. A concorrência amigável é uma excelente forma de avaliar como o seu negócio está indo.

Separe uma hora ou menos para vasculhar completamente o site dos seus concorrentes e anote que elementos do design você gosta ou não. Em seguida, ordene as mudanças que você quer fazer no seu próprio site começando da mais fácil para a mais difícil. Finalmente, determine quanto tempo (e talvez receitas) cada mudança irá levar. Se aqueles flocos de neve no plano de fundo vão dar muito trabalho de programação e codificação, então pode valer a pena adicionar uma imagem comum de festividades na sua página inicial.

Deixando o seu site no espírito do feriado

  • Leve em consideração um esquema de cores. Se você pode mudar rapidamente o esquema de cores do seu site, então definitivamente pense em escolher alguns relacionados com a temporada de férias. Verdes mais escuros, como verde mais chegado ao pinho ou floresta, criam excelentes cores de fonte. Vermelhos mais robustos como marrom, bordô ou carmesim criam botões ou banners de vendas mais atraentes. Qualquer que seja a informação importante que você queira destacar em seu site nessa temporada, um tom vermelho é a sua melhor aposta para gerar conversões. Para suavizar as cores vermelho e verde, mantenha a maior parte do seu site com um tom branco puro (como casca de ovo) ou cinza mudo.
  • Escolha CTAs fetivas. Calls to action inspiradas em feriados são uma excelente forma de deixar os seus clientes online no espírito de compras. CTAs como “12 Dias de Surpresas”, “Esta é a temporada dos suéteres”, ou “Decore para manter a sua casa alegre e brilhante” são uma garantia de impulsionamento de vendas no feriado. Qualquer brincadeira festiva com as palavras é justa nessa época do ano, dessa forma é hora de usar a sua cabeça e ter algumas ideias junto com seus colegas de trabalho e funcionários. Não se esqueça que o melhor lugar para colocar seus CTAs de feriado é na sua página inicial assim como em páginas de alto volume de tráfego.
  • Crie banners ou pop-ups. Enquanto esses ainda são considerados calls to action, banners de site e pop-ups permitem aos designers de site serem mais criativos. Os banners e pop-ups permitem mais texto e mais área da superfície para incluir links e imagens. Utilize um editor de imagens grátis como o Pixlr para criar um pop-up que irá aparecer assim que os usuários chegarem ao seu site. Esse pop-up pode incluir informações sobre uma venda ampla no site ou uma venda significativa em toda uma categoria de produtos. Adicione um botão de “Comprar Agora” ou “Ver Oferta” que faça um link com uma página que você quer que os usuários acessem, dessa forma eles podem facilmente encontrar o que eles estão procurando. Use fontes metálicas coloridas (pense em dourado ou prata) e um plano de fundo festivo para indicar aos seus usuários que esta é a sua grande oferta no feriado.
  • Troque as fontes. Se você geralmente possui uma fonte moderna na página inicial do seu site, considere usar fontes originais e cursivas. Confira alguns sites de varejo e e-commerce para ver se eles estão ou não usando uma nova fonte para usar na temporada de férias. As fontes cursivas são uma escolha muito popular entre os sites de e-commerce nessa época do ano, porque elas estão sempre associadas com atemporalidade, nostalgia e intimidade. Existem centenas de fontes diferentes para escolher – e a maioria é grátis para baixar e adicionar em imagens com a ajuda de um programa de edição de imagens.
  • Edite o logotipo da sua empresa. Próximo a essa época do ano, você pode notar que os varejistas globais alteraram seus logotipos ou produtos de marca levemente para celebrar os feriados. A grande empresa de café Starbucks sempre revela seus copos com tema de feriados no início de novembro juntamente com bebidas sazonais. A Target e outras lojas de varejo também foram pegas com redesigns de logotipo que são feitos para haver uma conexão maior com os seus compradores em um nível mais pessoal. Felizmente, criar um logotipo de feriado é rápido, fácil e barato desde que você consiga encontrar um criador de logo online respeitável. Os designs de logotipo de feriado podem incluir folhas de azevinho, caixas embrulhadas e ornamentos – todas elas ficariam ótimas juntamente com o nome da sua empresa e slogan do seu negócio.

Assim que você tiver feito essas mudanças no seu site, você deve estar pronto para o fluxo de trafego de usuários nessa temporada de férias. Você pode sempre editar continuamente o site para estar acomodado a feriados específicos, como Ação de Graças, Hanukkah, Natal e Ano Novo. Não se esqueça de também fazer edições rápidas nas suas páginas de redes sociais, modelos de e-mail e outras plataformas online que você tenha presença.

Você precisa de ajuda para criar um site ou logotipo? Saiba mais sobre como nós podemos ajudar você a criar um site ou um logotipo de empresa a tempo para a temporada de férias.