O que vem à sua mente quando você ouve o termo “design gráfico”? O design gráfico está em toda parte, desde folhetos e panfletos a revistas e jornais até sites e campanhas nas redes sociais. Graças às tecnologias dos tempos modernos, qualquer pessoa pode se tornar um designer gráfico, basta ter uma conexão com a Internet. Até o smartphone no seu bolso pode ser uma ferramenta de design gráfico poderosa, com aplicativos e sites que podem ajudá-lo a transformar uma ideia em um design finalizado.

Mas com tantos tipos diferentes disponíveis por aí, acabamos nos esquecendo da verdadeira função do design gráfico, que é comunicar e resolver problemas. Em um mundo sem design gráfico, as mensagens às quais estamos expostos todos os dias seriam menos atrativas, pouco úteis e exigiriam muito mais da nossa atenção para fazerem sentido.

Afinal, quais são os diferentes tipos de design gráfico? Neste artigo, listamos seis deles que você precisa conhecer.

1. Marketing e Publicidade

O design gráfico se tornou sinônimo de marketing e publicidade. Desde o surgimento do termo em 1922, estes dois setores utilizam o design gráfico para divulgar bens de consumo todos os dias — e, na maioria das vezes, ele é eficaz.

Muitas das marcas mais famosas de produtos domésticos são marqueteiros extremamente bem-sucedidos. Eles usam o design gráfico para apresentar os produtos que fabricam e convencer o público a comprá-los. Hoje, no entanto, a maior parte do design gráfico para marketing e publicidade é produzida digitalmente em computadores, ao contrário do antigo método analógico de cortar, colar e montar.

Sorry Not Sorry ad for BBC by Mother Design

2. Branding

Embora os diferentes tipos de design gráfico se estendam a muitas aplicações, seria difícil discutir este assunto sem entrar na questão do branding.

Pilar do marketing e da publicidade, o branding tornou-se o elemento principal do design gráfico e engloba praticamente tudo. De páginas de revista às redes sociais e ao comercial que você acabou de assistir, o branding ajuda as empresas a se comunicarem de maneira efetiva com o consumidor, estabelecendo uma identidade. Ele é importante porque pode influenciar a maneira como as pessoas percebem uma empresa e promover (ou frustrar) os negócios.

Por exemplo, uma empresa que vende produtos de limpeza ecologicamente corretos pode usar uma folha ou outra imagem de caráter ecológico para demonstrar seu compromisso com diversas causas. A intenção é fazer você associar uma vida mais ecológica aos produtos que eles oferecem. Marcas como a Nike têm tido sucesso nisso. Basta ver o icônico símbolo do “swoosh” para reconhecer imediatamente a famosa empresa de calçados, sem nem precisar ver o nome “Nike”. Tudo isso graças ao branding e, embora este seja um termo abrangente, é uma das principais aplicações do design gráfico.

Branding for High Note by Hype Group

3. Usabilidade

Embora não seja tecnicamente um tipo de design gráfico, é sim uma tendência recente que precisa ser destacada. Usabilidade significa criar para o usuário e nunca foi tão importante como agora. Graças à variedade de dispositivos que usamos hoje (smartphones, tablets, etc.), o design gráfico precisa se estender a diferentes plataformas.

Hoje, o design gráfico vai além dos gráficos tradicionais e é consumido em plataformas cada vez menos tradicionais. Considere a central multimídia dos carros, por exemplo. Embora você provavelmente não associe o design gráfico à tela digital em seu carro, os gráficos na interface são usados para se comunicar com o usuário. Além disso, o designer gráfico certamente considerou a usabilidade ao desenvolvê-lo.

Openfolio app design by Studio Rodrigo

4. Rótulos e Embalagens

Analise os diferentes produtos que você tem em casa. Cada um deles passou pelas mãos de um designer gráfico em algum momento. Cada garrafa, rótulo e até mesmo a caixa em que o produto vem embalado é resultado do design gráfico. Isso inclui elementos que nem sequer imaginamos, como as informações nutricionais dos alimentos que ingerimos.

Da mesma forma que um design ruim pode nos dissuadir de comprar um produto, um bom design pode instigar nossa curiosidade para abrir a embalagem e ver o que há dentro. Basta observar a infinidade de vídeos de “unboxing” no YouTube para constatar que a embalagem é um elemento importante para atrair o interesse do cliente.

Gobble packaging by Studio Mast

5. Web Design

O tipo de design gráfico mais popular atualmente é, de longe, o web design. Todas as página da web de qualquer site têm elementos de design gráfico. Isso inclui o próprio site, além de muitos dos elementos exibidos nas páginas, como animações, ilustrações e o logotipo da empresa.

Muitos dos aplicativos mais populares e plataformas de redes sociais que usamos diariamente também estão fundamentados no web design. Mesmo que não se pareçam com os sites tradicionais, todos os elementos gráficos apresentados seguem os conceitos do web design. Felizmente, o web design nunca foi tão acessível. Com apenas alguns cliques, qualquer pessoa pode construir um site e criar um logotipo, sem precisar estar familiarizado com as ferramentas de design gráfico.

Telus web design by Huge Inc.

6. Design Impresso

O usuário comum passa quatro horas por dia online, mas isso não significa o fim dos materiais impressos. Todos os dias, livros, jornais e revistas são impressos e disponibilizados aos leitores em todo o mundo, e cada uma de suas página precisou ser criada por alguém.

Existem muitos outros exemplos de design gráfico para impressão. Tudo, desde a caneta e o bloco de anotações em sua mesa até a sua pilha de cartões de visita, são exemplos de design para impressão. Embora muitos destes produtos sejam criados por designers gráficos, isso nem sempre é o caso. Graças aos recursos como o nosso construtor de cartão de visita, qualquer pessoa pode criar um cartão de visita profissional.

California American Water print collateral by Buchanan Brand + Design

Design Gráfico Facilitado com o FreeLogoServices

Você não precisa conhecer todos os tipos de design gráfico para saber que precisa de ajuda para criar seu próximo site, logotipo ou cartão de visita. Se quiser transformar seu hobby em um negócio de sucesso, ou caso já esteja no mercado há anos, o FreeLogoServices pode ajudá-lo a construir sua marca. Crie o logotipo perfeito gratuitamente, cartões de visita únicos, produtos promocionais personalizados e muito mais com rapidez e facilidade, utilizando nossos recursos online.