O logotipo da sua empresa afeta consideravelmente a maneira como sua marca é percebida. Ele é o principal elemento de identificação da sua empresa e pode fazê-la parecer menos ou mais profissional, além de influenciar seu sucesso ao longo dos anos — ou ao menos até você finalmente resolver reformulá-lo.

Você não precisa ser formado em design gráfico para criar um logotipo. Graças à infinidade de ferramentas e recursos disponíveis online, você mesmo pode criar o logotipo da sua empresa. Mas quer você contrate um designer gráfico ou decida criar o logotipo da sua empresa por conta própria, é importante garantir que ele tenha o tamanho certo.

E qual seria um tamanho ideal para logo? A resposta não é tão simples quanto parece.

Logos são usados para várias aplicações, desde sites e papéis timbrados até redes sociais e e-mails. Como cada uma delas exige uma apresentação e dimensões ligeiramente diferentes, a ideia de um tamanho padrão de logo é um tanto equivocada.

Mas não se preocupe. Existem práticas recomendadas e conceitos a serem observados quanto ao design e ao tamanho do logo e, na maioria das vezes, um logotipo bem projetado pode ser adaptado a praticamente qualquer uso.

Leia mais para conhecer os princípios básicos sobre tamanhos de logotipos e como garantir que o seu seja adequado para qualquer aplicação.

Diretrizes para Logos: Pixels, Pontos e Polegadas

Quando uma pessoa olha para uma tela, revista ou jornal, ela geralmente vê apenas textos e imagens. Já o designer sabe que tudo é composto por pequenos pontos.

Em computadores e na Web, eles são chamados de pixels e milhões deles (mais de dois milhões para uma tela 1080p padrão) formam a base de toda a informação visível, desde os textos que você lê até as imagens que lhe inspiram.

Mas o problema dos pixels é que eles não podem ser redimensionados e os mesmos 100 pixels terão uma aparência muito diferente em um celular e em um notebook. Isso ocorre porque o tamanho das imagens depende do número de pixels por polegada, ou PPI, dos dispositivos.

Os pontos são uma maneira de equilibrar as diferentes densidades e pixels que compõem diferentes telas, o que oferece uma representação mais precisa do tamanho físico de uma imagem específica.

Especificamente, um ponto é igual a 1/72 de uma polegada, o que corresponde ao tão usado PPI de 72 na Web. Esse valor é muito inferior aos 300 pontos por polegada, ou DPI, comumente usados na impressão. Tudo se resume à resolução, em uma tentativa de padronizar os tamanhos no mundo digital. Mas usando pixels, pontos e polegadas, os designers podem criar e alterar seus trabalhos com consistência, se tiverem preparado as imagens do jeito certo.

A Importância dos Vetores

Quanto ao design e tamanho de logo, é importante criá-lo usando vetores em vez de pixels.

Os pixels têm tamanhos fixos e não é possível redimensioná-los sem ocasionar pixelização — aquelas desagradáveis bordas difusas em uma imagem que antes era nítida e bem definida.

Os vetores são compostos por formas com informações de cores correspondentes. Assim, um logo criado com vetores pode ser reduzido ou aumentado sem perder nitidez. Isso significa que logos para e-mails, para sites e para papéis timbrados podem ser criados a partir de um mesmo arquivo de origem, sem muito trabalho.

Um logotipo raster (codificado como pixels ou pontos) pode ser apenas reduzido, dificultando e até mesmo impossibilitando a impressão ou o uso em sites.

Formatos: Horizontal, Vertical e Quadrado

Se você procura um tamanho padrão de logo, é melhor considerá-lo como uma proporção, ou seja, a relação entre o tamanho horizontal e o vertical do seu logotipo.

Um quadrado tem uma proporção 1:1, o que significa que o número de pixels na vertical é igual ao número de pixels na horizontal. Logos neste formato são comuns nas redes sociais e na Web.

O legal disso é que você pode usar a proporção que bem entender. Deseja um logo em formato vertical, cuja altura é duas vezes maior que a largura? Não tem problema, desde que ele cumpra suas restrições de design e seja adequado ao meio em que será aplicado.

Designs e logos verticais são ideais para dispositivos móveis normalmente usados no modo retrato. Isso também vale para revistas e panfletos cuja altura supera a largura.  Para notebooks e áreas de trabalho, ou locais onde o conteúdo será consumido principalmente no modo paisagem, um logo horizontal pode ser mais adequado.

Por esses e outros motivos, a maioria dos logos são quadrados (ou quase quadrados). Como logos quadrados se adaptam melhor a mais dispositivos e orientações, é mais fácil usar um design universal do que gerenciar vários logotipos diferentes para cada plataforma.

Tamanhos para Logo em Redes Sociais

Se o seu logo for aplicado em um site ou em um perfil de rede social, você provavelmente terá que redimensioná-lo ou ajustá-lo de acordo. Resista à tentação de fazer upload do seu logotipo tal como está, pois cada plataforma tem suas próprias regras em termos de dimensões. Elas podem incluir tipos de arquivo específicos e limitações de tamanho, e você provavelmente acabará com um logo esticado ou distorcido se não tomar as precauções necessárias.

Antes de preparar um logo para as redes sociais, será necessário determinar os tamanhos e os formatos aceitos pela plataforma. Em geral, esses tamanhos são mostrados em pixels, como 170 x 170, o que significa que a imagem tem 170 pixels na horizontal e 170 pixels na vertical, um quadrado perfeito.

Observe que os requisitos de tamanho padrão de logo para as redes sociais mudam com frequência, por isso, verifique periodicamente se há atualizações. Para referência rápida, estes são os links para os requisitos de tamanho de logo das redes sociais mais populares:

Requisitos de Tamanho de Logo para Facebook

O Facebook tem requisitos de tamanho de logo diferentes para páginas pessoais e páginas de empresa. Dependendo do tipo de conta, observe estes requisitos e outras práticas recomendadas.

Para páginas pessoais, as imagens de perfil são exibidas em:

  • Computadores: 170 x 170 pixels
  • Smartphones: 128 x 128 pixels
  • Maioria dos telefones: 36 x 36 pixels

Para páginas pessoais, as imagens de capa são exibidas em:

  • Computadores: 820 x 312 pixels
  • Smartphones: 640 x 360 pixels
  • Observação: para obter os melhores resultados, as imagens devem ter, pelo menos, 400 x 150 pixels.

Para páginas de empresa, observe os seguintes tamanhos de imagem:

  • Imagens de perfil: 320 x 320 pixels
  • Imagens de capa: 720 x 312 pixels
  • Imagens no aplicativo: 111 x 74 pixels
  • Imagens do feed: 1.200 x 628 pixels
  • Anúncios para curtidas na página (computador): 1.200 x 444 pixels
  • Anúncios para curtidas na página (barras laterais): 254 x 94 pixels
  • Anúncios para curtidas na página (dispositivos móveis): 560 x 208 pixels

Requisitos de Tamanho de Logo para Instagram

Ao compartilhar uma imagem no seu feed do Instagram, o aplicativo manterá a resolução original dela se sua proporção estiver entre 1,91:1 e 4:5. Isso significa uma altura entre 566 e 1.350 pixels com uma largura de 1.080 pixels.

Requisitos de Tamanho de Logo para Twitter

Não consegue se comunicar em menos de 280 caracteres? Felizmente, o Twitter é um pouco mais flexível em termos de imagens — basta observar os requisitos de tamanho de logo e as proporções.

  • Imagens de perfil: 400 x 400 pixels
  • Imagens de banner: 1.500 x 500 pixels
  • Proporção de 1,91:1: 800 x 418 pixels
  • Proporção de 1:1: 800 x 800 pixels

Requisitos de Tamanho de Logo para LinkedIn

  • Imagens de perfil: 300 x 300 pixels
  • Imagens de banner: 1.192 x 220 pixels
  • Imagens principais: 1.128 x 376 pixels
  • Módulos personalizados: 502 x 282 pixels
  • Fotos da empresa: 264 x 176 pixels

Requisitos de Tamanho de Logo para YouTube

  • Imagens de capa: 2.560 x 1.440
  • Ícone do canal: 800 x 800 pixels

Observe que você precisará corresponder exatamente aos tamanhos de pixel para obter a melhor resolução de imagem. Isso significa exportar um logo exclusivo para cada plataforma e uso. Não sabe por onde começar? Confira nossas dicas úteis sobre como criar um logo para redes sociais.

Tamanho Ideal para Logo de Site, E-mail e Impressão

Ao contrário dos perfis de rede social que exigem proporções e pixels exatos, os logos usados no seu site, nos e-mails enviados ou em materiais impressos são muito mais flexíveis se você seguir as regras de vetores mencionadas acima.

Nesses casos, o efeito visual, o tamanho e o espaçamento são muito mais importantes do que um número específico de pixels; a flexibilidade é muito maior nessas aplicações do seu logo.

Para a Web, incluindo logos para e-mails e outras aplicações fora das redes sociais, recomendamos seguir o que for mais adequado ao meio.

Na versão do seu site para dispositivos móveis, dimensione-o de maneira apropriada em relação aos elementos da página e teste em diferentes dispositivos para ver como fica.

Para impressão, vai depender da finalidade. Um outdoor exige um logo e imagens significativamente maiores do que um papel timbrado, mesmo que ambos usem o mesmo padrão de 300 DPI. Por esse motivo, é importante usar uma imagem vetorizada que possa ser reduzida ou aumentada sem problemas. Os melhores logos ficam bem em tamanhos pequenos e grandes, e é por este motivo que as grandes marcas geralmente optam por logos simples e com design limpo.

Os melhores logos atendem as diferentes necessidades das empresas e servem tanto para cartões de visita quanto para outdoors de 12 metros. É isso que define um bom design!

Saiba Mais Sobre Tamanhos de Logos na FreeLogoServices

Se o conceito de tamanhos ideal para logo, que nem são tão padronizados assim, parecer muito complicado, a FreeLogoServices pode ajudar.

Nosso site fácil de usar permite criar um logo gratuito, e você ainda pode adicionar um pacote de Redes Sociais à sua compra para não ter que lidar com detalhes de dimensionamento complicados. Basta escolher o design e forneceremos os tipos de arquivo e proporções certos. Você ainda poderá abrir sua imagem em um editor profissional para fazer mais ajustes, como recortar ou redimensionar. Nosso editor fácil de usar permite criar um logotipo profissional em minutos, sem a necessidade de passar semanas planejando e discutindo com um designer profissional. Nosso construtor de sites também permite criar seu próprio site personalizado com apenas alguns cliques.

Você vai adorar o seu logo e vai ter todos os tamanhos apropriados para usar em qualquer situação.