Uma forte identidade de marca é inconfundível. Algumas empresas são reconhecidas instantaneamente apenas por suas marcas e logotipos. Imagine um jogador de basquete em meio a um salto, com as pernas abertas e os braços esticados; a mão à frente, enterrando a bola de basquete em uma cesta que você não vê, mas sabe que está próxima. Quais cores você imaginou quando criou essa imagem na sua mente? Vermelho e preto?

Não é preciso ler sua mente, pois sabemos que o logo de Jumpman e a identidade da marca são extremamente fortes em todo o mundo. A Nike e a equipe da Air Jordan garantem que o logo sempre siga rigorosas diretrizes de cores, tamanho e posicionamento. Mas eles não são os únicos a fazer isso. A maioria das empresas segue algum tipo de diretriz para o seu design de identidade de marca. Este tipo de diretriz promove o reconhecimento, a fidelidade e a confiança com os clientes.

Não é difícil criar suas próprias diretrizes de design de identidade de marca, mas o processo pode levar algum tempo. Se você deseja criar esse tipo de fidelidade e reconhecimento na sua comunidade, descubra como fazê-lo aqui.

O que é Identidade de Marca?

Primeiro, é importante entender a diferença entre diretrizes de marca e identidade de marca. Identidade de marca é a essência da sua empresa. É sua visão de futuro, a forma como você se comunica e se apresenta. Pense na sua identidade de marca como a sua identidade pessoal. Ela é definida pelo que e quem você valoriza, bem como pelos seus objetivos. Quanto mais específica for a identidade de marca, mas facilmente a empresa será reconhecida por seus clientes em potencial. É como ela se diferencia da concorrência.

O que São Diretrizes de Marca?

Por outro lado, as diretrizes de marca são um conjunto de regras, geralmente compiladas em um manual, que determinam como a identidade da sua marca é expressa. Se não fossem as diretrizes, os Arcos Dourados do McDonald’s não seriam iguais em todo o mundo. A posição, a cor e outras especificações estão todas descritas nas diretrizes especificadas no design de identidade de marca, para que eles nunca pareçam diferentes. Designers, redatores e equipes de marketing usam as diretrizes para criar diversos materiais, desde cartões de visita e peças publicitárias até produtos promocionais e páginas de sites. Sem as diretrizes, qualquer profissional de criação que trabalhe com a sua marca precisará adivinhar sua identidade, eventualmente alterando-a com o tempo.

Produtos da marca nas cores laranja, branco e preto

Como Criar Diretrizes de Estilo e Identidade de Logo para Marca

Com um entendimento claro da diferença entre identidade de marca e diretrizes de marca, você poderá começar a criá-las. Sua equipe pode trabalhar em conjunto para seguir estes passos, ou você pode firmar parceria com um designer profissional para criar a identidade e as diretrizes da sua marca. Seja como for, cabe debater as ideias com outra pessoa. Afinal, nada é mais importante do que a identidade da sua empresa.

1. Encontre Marcas e Logotipos com Identidade Forte

O primeiro passo é explorar. Procure os marcas e logotipos das empresas que você mais gosta. Pesquise dentro e fora do seu setor. Analise os logotipos das empresas que você curte há décadas e os que você descobriu nos últimos 2 anos. Tente identificar os elementos em comum que fazem você gostar dos logos. Depois, faça o mesmo com os logos que você não gosta. Ao trabalhar com um designer, às vezes, pode ser útil fornecer instruções sobre o que você definidamente não deseja comunicar em vez de observações sobre o que você pode gostar.

Quando você tiver uma ideia clara das marcas e logotipos de empresas que deseja usar como inspiração, é hora de começar a definir a identidade exclusiva da sua marca.

2. Defina seus Valores

Quem vocês são como empresa? Com o que se importam? O que leva os clientes a escolherem vocês e não a concorrência? Estas são perguntas que ajudarão a definir os seus valores. Os valores da marca são importantes porque ajudam a estabelecer uma conexão com seu público-alvo. As pessoas compram de empresas que representam aquilo em que acreditam.

Os valores não precisam ser políticos ou controversos. Podem ser tão simples quanto “Fechamos as 17h todos os dias porque queremos que nosso funcionários vão para casa e desfrutem de suas vidas”. Ou “Aceitamos todas as devoluções, independentemente da data da compra”.

O mais importante é ser bastante claro em todos os seus valores. Eles atrairão o cliente com quem você trabalha com mais frequência; portanto, faça com que sejam honestos.

3. Defina sua Visão

Sua visão posiciona sua empresa no futuro e define o tipo de impacto que você espera causar com seus negócios, tanto no mundo quanto em uma comunidade específica. Assim como seus valores, sua visão comunicará às pessoas o que caracteriza a sua empresa. Ela pode ajudá-lo a se conectar com os clientes desejados e a mantê-lo engajado por vários anos.

Designer on the computer using brand guidelines to create an on-brand logo for a company

4. Desenvolva sua Identidade Visual de Marca

É aqui que começa a diversão! Com seus valores e visão claramente definidos, juntamente com sua lista de marcas inspiradoras, você pode começar a criar sua identidade visual de marca e o que dá “cara” à sua empresa: o seu logotipo. Novamente, é algo que você pode criar por conta própria ou trabalhando com uma equipe de design profissional. Nesta fase, você considerará todos os aspectos da sua marca, incluindo cores, tipografia, espaçamento, etc. Passe o máximo de tempo possível analisando suas opções. As cores precisam influenciar os clientes do jeito certo, a tipografia precisa ser legível a várias distâncias e seus valores precisam ser comunicados com clareza.

Diretrizes de Design de Identidade de Marca

Uma parte extremamente importante da sua identidade visual de marca é o seu logotipo. À medida que você o define, crie diretrizes de logotipo para complementar suas diretrizes de design de identidade marca. As diretrizes de logotipo determinarão todos os elementos comuns, como cores e fontes, mas também podem incluir explicações de espaçamento e posicionamento. Se optar por trabalhar com um designer, ele oferecerá opções para você escolher. Se preferir criar seu logotipo e diretrizes por conta própria, lembre-se de considerar as diferentes aplicações que seu logotipo terá.

Teste diferentes opções de tudo, desde roupas a artigos de papelaria até sites e aplicativos. Aplique seu logo em áreas estreitas e amplas, pequenas e grandes. Garanta que ele tenha uma boa aparência onde quer que você precise aplicar sua marca.

5. Determine a sua Voz

O próximo passo é descobrir o que representa a sua empresa. Essa parte da identidade de marca é mais sutil do que os elementos visuais, mas é tão importante quanto. Identifique as palavras que você deseja usar de maneira consistente; palavras como “confiável” ou “divertido” criarão uma identidade única que atrairá os clientes. Além disso, mencione as palavras que a sua empresa não utiliza. Palavras como “impossível” ou gírias geralmente são citadas na seção sobre “o que não somos” das diretrizes de design de identidade marca. A seção de voz e tom da sua identidade de marca pode evoluir ao longo do tempo, mas ao começar a criar conteúdo para diferentes canais, é importante manter a consistência.

6. Finalize suas Diretrizes de Marca

Por fim, você reunirá todas essas decisões nas suas diretrizes de marca. Em geral, é um documento de 10 páginas que descreve todos os detalhes necessários para uma pessoa criar materiais para a sua empresa.

Muitas vezes, as empresas complementam as diretrizes de identidade com a história da marca, ou seja, uma breve narrativa de como a empresa se formou, quem ela é e seus objetivos. Outras empresas das quais você é parceiro ou patrocinador usarão esse trecho da sua identidade de marca para apresentá-la a seus clientes. É uma maneira conveniente de garantir a consistência da marca para clientes novos e existentes.

Comece a Construir o Visual da Sua Empresa Criando uma Identidade de Marca

Se estiver pronto para lançar o visual da sua empresa, considere começar criando uma identidade de marca . Você pode trabalhar com um designer para criar um logo exatamente de acordo com as suas especificações ou criar um por conta própria usando nosso construtor personalizado de logotipos. Temos o compromisso de ajudá-lo com suas necessidades de design à medida que você trabalha para construir sua identidade de marca.