O seu logo possui um grande impacto no seu negócio. As pessoas que visitam o seu site pela primeira vez vão olhar o seu logotipo por pelo menos 6 segundos e formarão uma impressão sobre a sua empresa. Essa impressão determinará se elas farão ou não negócios com você. 

Quando você cria um logo, você está criando uma identidade visual de todo o seu negócio. Quem você é, o que você faz e o que você representa e almeja está tudo somado em uma imagem. 

Criar um logotipo que inclui a sua personalidade de marca é uma das coisas mais importantes que você pode fazer, pois a sua personalidade de marca pode ajudar a transmitir às pessoas o que a sua empresa faz. 

Você sabe como você pode criar uma personalidade de marca e aplicá-la no design do seu logo? Continue lendo para descobrir. 

Você Conhece a Sua Marca? 

Se alguém fosse perguntar a você sobre a marca da sua empresa, o que você diria para ele? A maior parte das pequenas empresas não sabem como responder a essa pergunta, porque elas nunca pensaram a respeito dela antes. 

Uma marca não é algo que é apenas para os grandes negócios, mas para cada negócio. Uma marca representa as emoções que as pessoas sentem quando elas pensam sobre o seu negócio. 

Como alguns exemplos, vamos citar algumas marcas bilionárias. No caso da Nike, a marca fala sobre como qualquer um pode ser um atleta e como tudo é possível. 

A Old Navy é uma marca que representa uma experiência de compras divertida e muito barata. 

Uma marca é muito poderosa nas mentes dos compradores. 

Você sabia que uma marca pode influenciar como as pessoas percebem o cheiro e o gosto da comida? Um estudo mostra que se você conta a alguém sobre uma marca e eles ficam com uma boa impressão positiva sobre ela, a comida será boa. Se existe uma associação negativa, a comida terá um gosto ruim. 

Para ficar ainda mais interessante, em um teste de sabor às cegas, marcas boas e ruins ficaram com a mesma pontuação. 

Você pode começar a criar a sua marca ao se perguntar o que você quer que as pessoas sintam quando elas pensam na sua empresa. Pode ser algo como felicidade ou segurança, como a IBM. 

Você pode ir ainda mais fundo na sua marca ao responder essas perguntas de construção de marca. Essas questões darão clareza sobre a sua marca e a sua empresa. 

A sua marca é muito importante? Com certeza! Compreender a sua empresa, o seu público e a sua marca são partes essenciais da fundação do seu negócio. Você será capaz de criar uma campanha de marketing com mensagens que correspondem a sua marca com o seu público. É assim que você constrói uma campanha de marketing de sucesso. 

O Que é Personalidade de Marca? 

Aqui está a resposta simples para essa pergunta. A sua personalidade de marca é o que acontece quando você trata a sua marca como uma pessoa. 

Por exemplo, se a sua marca fosse uma pessoa, ela seria masculina ou feminina? Você está transformando a sua marca em uma pessoa ao perguntar isso. 

Você pode pensar que a personalidade de marca é um desses termos que é muito usado no marketing. Na verdade, é algo atualmente necessário possuir quando você está tentando diferenciar a sua empresa da concorrência. 

Se você possui uma empresa que faz a mesma coisa ou vende o mesmo produto que centenas de outras empresas, você possui algumas formas de se diferenciar. Você pode dizer coisas ruins sobre a concorrência, o que vai afastar os clientes. Você pode ter o menor preço, mas isso não dará a você um negócio muito rentável. 

Você pode usar uma personalidade de marca para criar uma marca que os clientes podem se relacionar. Por exemplo, se os seus clientes são compradores de alto nível e a sua personalidade de marca é também de um lojista alto nível, você pode criar uma marca que o seu público-alvo pode facilmente se identificar. 

Defina a Sua Personalidade de Marca 

Como você cria a sua personalidade de marca? Pense nesse exercício como criar um personagem fictício. Esse personagem é a sua marca personificada. 

Aqui estão as melhores perguntas que você deve fazer a si mesmo: 

  • A sua marca é masculina ou feminina? 
  • Onde eles compram? 
  • O que eles compram no mercado (orgânico, algo em oferta, etc.)? 
  • Que tipo de livros a sua marca leria? 
  • Que tipo de carro a sua marca dirige?
  • O que a sua marca usa?
  • Onde a sua marca ama passar as férias? 
  • Quais são os hobbies da sua marca (jardinagem, leitura, esportes)? 
  • Em que período de tempo a sua marca está inserida (1960s, tempos atuais, era Victoriana, etc.)? Por que? 
  • Qual é o som favorito da sua marca? 
  • Crie a playlist da sua marca. 

Você enxerga quanto a personalidade da sua marca possui em comum com o seu público-alvo? Deveria haver muito alinhamento entre os dois. 

Você pode levar a sua personalidade de marca mais longe ao colocá-la em um arquétipo de marca. Esses são traços psicológicos comuns trazidos por Carl Jung. Esses traços são colocados em 12 diferentes tipos de personalidade. Os marqueteiros têm levado esses tipos de personalidade e criado 12 arquétipos de marca

Agora, é hora de criar um logotipo baseado na sua personalidade de marca. 

Crie um Logo com Personalidade de Marca 

Com um logo, você está levando a essência da sua marca e a personalidade da sua marca para criar uma identidade da sua empresa. Você está combinando elementos visuais como cor, tipografia, formas, imagens e espaço em branco para expressar a personalidade da sua marca de uma forma visual. 

Cor 

A cor do seu logo dirá muito sobre a sua marca. A cor influencia como uma marca é percebida pois as diferentes cores possuem diferentes significados e percepções. Isso é conhecido como a psicologia das cores. 

O azul é sempre visto como uma cor que transmite confiança, segurança e força. O amarelo é uma cor que é quente, alegre e, às vezes, pode significar cuidado. 

Se você possui uma empresa internacional, você terá que levar as interpretações de cor culturais em consideração. Por exemplo, o amarelo na América do Norte é amplamente visto como uma cor de felicidade, na América Latina, é uma cor de tristeza. 

Você quer se certificar de que as cores do seu logo são consistentes com a personalidade da sua marca através de todas as culturas. 

Tipografia 

Existem dois tipos de tipografia que são comumente utilizados. A primeira é a fonte serif. Esse é o tipo de fonte que é mais formal. Ela é comumente referenciada com uma fonte de máquina de escrever. 

A sans serif é o tipo de fonte que é utilizada para transmitir uma aparência moderna. Você verá fontes sans-serif online, porque elas tendem a ser mais fáceis de ler. 

Formas 

Até o tipo das formas e os ângulos das formas influenciam na percepção de um logotipo. Um logo circular é mais acessível e confortável que um logo com ângulos muito acentuados. Os pesquisadores notaram que uma empresa que possui um logo circular seria mais empática com os seus clientes. 

Espaço em Branco 

Você sabe o que é espaço em branco? O espaço em branco é chamado de espaço negativo ou espaço vazio. No design do seu logo, você pode ficar tentado a ter o espaço do seu logotipo completamente preenchido com texto, cor e imagens. 

Isso pode não ser uma coisa ruim, mas precisa ser consistente com a sua personalidade de marca. Por exemplo, se a sua personalidade de marca é elegante e moderna, você quer usar alguns poucos elementos em seu logotipo. Você pode usar o espaço em branco para desenhar o olho para os elementos principais do logotipo. 

Imagens 

As imagens são sempre processadas rapidamente no cérebro, tão rápidas quanto 100ms. Isso é o piscar de um olho. Se você escolhe utilizar imagens no seu logotipo, você quer torná-lo consistente com a sua personalidade de marca. Por exemplo, se o seu logotipo possui uma imagem de uma pessoa, ele deve ser consistente com a sua personalidade de marca. 

Revisando o Seu Logo 

A coisa mais importante a se lembrar sobre o design de logo é que ele leva tempo para desenvolver. Você raramente o fará certa da primeira vez. Separe um tempo para testar o seu logo e fazer melhorias. 

A primeira coisa que você pode fazer é imprimi-lo e colocá-lo em vários lugares. 

Você pode achar que em papel timbrado e camisetas, o logo parece confuso. Dê uma olhada bem objetiva no seu logotipo e determine o que pode ser removido do seu logo para criar uma aparência mais simples e limpa. 

O Seu Logo Começa com a Sua Marca 

Um dos maiores erros que as empresas fazem é que elas criam o logo sem considerar qual é a sua personalidade de marca. A sua marca é o que cria a conexão entre o seu negócio e os seus clientes potenciais. 

Quanto mais eles podem se identificar com a sua empresa, mais eles irão pensar nela quando forem procurar por produtos e serviços. 

Quando você utiliza a sua personalidade de marca para criar o seu logo, você está criando uma identidade de marca consistente que será mantida na mente do seu público. Não haverá dúvida sobre o que a sua empresa faz. Tudo o que você tem que fazer é manter e entregar o que prometeu. 

Você está pronto para criar a sua personalidade de marca e logotipo? Dê o primeiro passo ao criar o seu logo hoje mesmo.