Você está criando um novo site de empresa? Excelente ideia!

Nos últimos tempos, uma grande motivação de tocar um grande negócio e fazê-lo crescer é ter um site que atraia os usuários e aumente o seu alcance com o público.

Se um cliente em potencial não pode achar você no Google ou encontrar informações sobre o seu negócio através de um motor de busca, provavelmente eles irão questionar a sua legitimidade e procurar outra empresa.

Mas possuir um site funcional não é o suficiente. Você precisa ter um site amigável, intuitivo e informacional e existem certos erros que você precisa evitar.

Continue lendo para aprender quais são os erros que você deve evitar a todo custo!

Incerteza Sobre O Que Você Realmente Faz ou Vende

A sua página inicial é a primeira impressão que um cliente em potencial terá sobre você. Dito isso, eles precisam saber exatamente o que é o seu negócio e o que a sua empresa faz nos momentos em que a sua página está carregando.

O que é o seu negócio deve ser óbvio para você, mas coloque-se no lugar de outra pessoa. Se você não sabe absolutamente nada sobre a sua empresa, o seu site explica de forma clara? Ou alguém ficaria perdido e confuso ao ver a sua landing page (página de destino, em português)?

Se você possui um slogan de empresa, frase ou lema que explica de forma concisa o que é a sua empresa e o que ela faz, você deve inclui-la na página inicial juntamente com o seu logo e outras informações claras e pertinentes sobre o serviço que você oferece.

Uma excelente forma de testar se o seu site possui informações claras é pedir que um amigo ou membro da família que esteja menos familiar com a sua empresa verifique e diga se foi fácil navegar no site e qual foi a primeira impressão da sua página inicial.

Não Funciona em um Dispositivo Móvel

Isso tende a ser muito ruim para os negócios hoje em dia, já que mais de 60% das buscas na internet vêm de um dispositivo móvel.

Se o seu site não é amigável para o usuário em um dispositivo móvel, você vai perder alguns negócios em potencial e frustrar os clientes e consumidores. Não é mais aceitável não ter uma funcionalidade completamente móvel em seu site.

A mesma quantidade de tempo e energia que você coloca em seu site na nuvem deve ser colocado na versão móvel.

A habilidade de visualizar claramente o seu site em um dispositivo móvel será útil em fazer crescer a base de clientes, expandir o seu negócio e dar aos seus clientes acesso fácil aos seus serviços.

Demora no Carregamento

Nós vivemos em um mundo de gratificação instantânea. A wifi e os dados movem de forma muito rápida. Nós esperamos que as páginas carreguem rápido e nos façam navegar para o lugar que queremos ir com facilidade.

Se existe uma demora quando um usuário carrega a sua página, ele provavelmente ficará frustrado e irá se dirigir para outro site que oferece um serviço similar mas carrega mais rápido.

A velocidade de carregamento é especialmente importante se você toca um negócio de serviços onde as pessoas possuem várias opções. Se a concorrência for dura, você vai se destacar de uma forma negativa, fazendo com que as pessoas deixem o site antes que elas vejam o que você tem a oferecer.

Certifique-se de que a sua página carregue de forma rápida e que a velocidade na qual as pessoas podem navegar no seu site também seja rápida. Eles devem ser capazes de ir para a próxima página dentro de segundos.

A página deve carregar de forma rápida e, assim que eles rolarem a página para baixo, o texto e as imagens já devem estar lá, não carregando enquanto eles rolam.

Falta de Design Intuitivo

Esse é um ponto de nível base que deve ser levado em consideração enquanto você constrói e cria o seu site.

A funcionalidade do seu site precisa ser intuitiva para os usuários. Isso significa que eles precisam saber onde clicar e o que clicar para chegar na próxima informação de que necessitam.

O menu deve ser facilmente visível na página inicial e possuir ícones claros e clicáveis onde os usuários podem encontrar o que eles precisam.

Confira alguns dos seus sites favoritos e mais visitados. Perceba o nível de intuição que eles possuem e quão fácil é navegar através do site, encontrando o que você precisa com mínimo esforço.

Se é necessário muito esforço para localizar certas informações em um site ou o layout não parece natural aos usuários, eles irão sair rapidamente e não continuarão navegando.

Fonte ou Impressão de Difícil Leitura

É claro que uma fonte interessante com uma cor divertida soa bem, mas é realmente funcional e servindo ao propósito do seu site? Mais importante ainda, vai ajudar a fazer o seu negócio crescer?

A resposta é provavelmente não.

Embora seja legal se destacar da concorrência e possuir uma estética única no seu site, você também precisa manter em mente como ele irá aparecer para um usuário que está lá para obter informação de forma rápida sobre o seu negócio e continuar navegando durante o dia.

Evite fontes pequenas e de difícil leitura ou cores que brilham muito e se chocam com o plano de fundo que você selecionar. Isso irá apenas fazer a você mesmo e a sua empresa um desserviço a longo prazo.

Links Abrem para Novas Janelas

Se cada link interno envia os usuários para uma nova janela aberta, eles irão ficar frustrados de forma muito rápida.

Os usuários gostam de ser capazes de navegar entre as páginas, clicando o botão de voltar quando querem retornar para a página principal ou modificar sua pesquisa, especialmente em um dispositivo móvel.

Embora seja tranquilo possuir alguns links abertos em uma nova janela, certifique-se de que nem todos eles estejam.

Falta de Títulos

As pessoas querem informações escaneáveis e fáceis de encontrar, dessa forma certifique-se de ter vários títulos no formato H1 ou H2 no seu texto.

Não coloque parágrafos longos sem títulos ou subtítulos. Isso vai parecer muito confuso para os usuários e deixá-los com dificuldade de encontrar as informações que estão procurando.

Perceba como os seus próprios olhos viajam quando estão navegando em um site. Você provavelmente procura por títulos para explicar sobre o que você está prestes a ler e dar sentido à seção da página que você está.

Mantenha essa informação em mente ao criar o layout da sua página e ao incluir o conteúdo escrito.

Informações de Contato Difíceis de Encontrar

Finalmente, torne fácil para os usuários entrar em contato com você por telefone, e-mail ou ambos.

Tenha uma página de contato ou claramente liste as suas informações de contato no fundo da página inicial.

Se entrar em contato com você diretamente é um passo no processo de obter novos negócios, esquecer de incluir essa informação pode ser um problema crucial.

Construa o Site da Sua Empresa Hoje

Com a informação acima, você pode construir o site do seu negócio e evitar algumas das armadilhas e problemas ao criar o seu cartão de chamadas online.

Certifique-se de pensar como um usuário e coloque-se na pele de alguém que não sabe nada sobre o seu negócio.

Se você não tem certeza de onde começar, confira nossa página com o pacote de site DIY (Do It Yourself, em inglês; Faça Você Mesmo, em português)! Se você prefere trabalhar com alguém que sabe o que está fazendo, então entre em contato com um dos nossos web designers e eles podem criar um site personalizado lindo para você em menos de uma semana.