Quando se trata de escolher os produtos promocionais perfeitos, tudo começa com a criação do logotipo para a sua empresa. O seu logotipo deve estar na frente e no centro dos produtos promocionais que você escolhe pedir para a sua empresa. Itens promocionais são uma ferramenta de marketing útil para impulsionar o reconhecimento de marca da sua empresa.
Esses produtos podem ser usados tanto para seus funcionários como para os seus clientes. Você pode enviar um e-mail para eles ou inclui-los dentro das compras da loja. Possuir itens tangíveis com o seu logotipo em cada um é uma forma muito mais personalizada de alcançar o seu público-alvo e é mais memorável que outras formas de publicidade.

Entretanto, muitas empresas falharam em perceber que nem todos os designs de logo ficam bons em todos os produtos promocionais. Abaixo estão algumas dicas e truques com respeito a como criar um logotipo para os seus produtos promocionais.

Dados a Considerar nos Produtos Promocionais

Tamanho. O tamanho do item promocional é um fator crucial quando se trata de determinar como criar o logotipo da sua empresa. Por exemplo, uma pequena chamada pode ser muito pequena para incluir tanto o ícone do seu logotipo, o nome da sua empresa e o slogan da sua empresa (se aplicável). Entretanto, um banner personalizado que você pode pendurar fora da entrada da loja da sua empresa possui bastante espaço para incluir todos os aspectos do design do seu logotipo. É importante verificar as dimensões de cada produto promocional antes de fazer um pedido, pois você pode descobrir que o logotipo toma muito espaço no item.

Formato. Enquanto o tamanho do produto promocional é vital para ser considerado, o formato também o é. Uma caneta possui um formato arredondado e é bastante pequena, assim os logotipos que não forem horizontais podem não parecer adequados neste tipo de produto. Já cadernos e sacolas maiores podem acomodar quase todos os tamanhos ou layouts de logotipo. Recomendamos verificar para ver se existem imagens disponíveis para mostrar o item promocional em particular em uso para experimentar e visualizar como o seu logotipo vai parecer.

Cor de Fundo. Se o seu logotipo é branco e as pastas que você está prestes a pedir são brancas, você pode querer repensar essa opção. Verifique para ver se as pastas ou outros produtos promocionais estão disponíveis em outras cores. Para empresas que possuem logotipos com várias cores, experimente escolher um item promocional com uma cor de plano de fundo que não seja encontrada no logotipo da sua empresa.

Material. Algumas vezes, o material de um produto promocional pode bater de frente com o seu logotipo. Empresas com cinza, prata e dourado, ou outras cores metálicas podem achar difícil ver essas cores em certos materiais. Canecas de viagem de metal ou garrafas de água são conhecidas por distorcer a cor original dos logotipos de empresa, dessa forma você pode precisar optar por m plano de fundo colorido no produto promocional no qual o seu logo pode ser impresso.

Área da Superfície. Enquanto o tamanho do produto promocional pode ser perfeito para o seu novo logotipo de empresa, pode não haver área da superfície usável suficiente. Por exemplo, envelopes de empresa e cartas são grandes, mas não se esqueça que outro texto será incluso nesses itens, dessa forma, portanto, você pode precisar pensar sobre o tamanho e formato do seu logotipo.

Permanência. Considere quanto tempo cada item do logotipo promocional deve durar nas mãos dos seus clientes. Envelopes de empresa não vão durar muito, mas eles são um excelente item para fazer a sua empresa parecer mais profissional. Canecas, camisas e camisetas clássicas, por outro lado, irão durar bastante tempo. Recomendamos testar o seu logotipo em uma grande variedade de diferentes produtos promocionais e não fique com medo de pedir o feedback dos clientes sobre quais eles gostam mais.

Criando um Logotipo para Itens Promocionais

Produtos promocionais são uma forma altamente visível de marketing offline, dessa forma faz sentido que você também precisará de um logotipo altamente visível.
De fato, dentre 10 pessoas, 8 possuem um item promocional e estima-se que 53% delas usam o produto por pelo menos uma vez por semana. Com esse conhecimento em mente, é hora de criar um logotipo que funcionará melhor para quase todos os itens promocionais.

Primeiro, considere o layout do seu logotipo. Os logotipos vêm em uma grande variedade de estilos diferentes, incluindo:

  • texto horizontal com o ícone à esquerda
  • texto horizontal com o ícone à direita
  • o ícone acima do texto
  • o ícone abaixo do texto
  • texto enrolado no ícone

Dessas opções, os dois layouts mais comuns do logotipo são ter um ícone à esquerda com texto horizontal e ter o ícone acima com o texto abaixo. Esses dois estilos são fáceis de incluir em quase todos os produtos promocionais.
Se você está interessado em adicionar o novo logotipo da sua empresa a uma caneta, o layout de texto horizontal vai ficar melhor dado o formato e a quantidade de área da superfície que você possui para com esse item promocional.

Em seguida, pense em que cor de logotipo você quer, pois, a cor pode afetar quão bem o logotipo irá parecer em itens promocionais. Muitas empresas optaram por uma versão preto e/ou branca do seu logotipo com o único propósito de garantir que aparecerá corretamente em um produto promocional.
Você ainda pode usar a versão do seu logotipo colorida em camisetas, sacolas, seu site e canais de redes sociais. Entretanto, para pastas, canetas e canecas, você pode querer apenas uma versão preta e branca. Um logotipo monocromático também pode fazer com que você economize em custos de impressão, pois menos tinta é necessária para imprimir.

Finalmente, não se esqueça de pensar a respeito da complexidade do ícone do seu logotipo. Logotipos que são muito abstratos com ângulos ou linhas demais podem não se mostrar como você visualizou que eles seriam quando impressos em produtos promocionais.
Quase sempre as linhas e cores em um logotipo podem se tornar borradas ou manchadas durante o processo de impressão, dessa forma experimente manter o design do seu logotipo legível e direto.
Espaços entre as suas letras e entre elementos dentro do seu ícone são essenciais para manter o design simétrico e legível. Não cometa o mesmo erro que os designers do logotipo das Olimpíadas de Londres de 2012 ao fazer o design abstrato demais.

Se você está interessado em criar um logotipo e depois adicioná-lo a produtos promocionais, recomendamos usar um serviço de design de logotipo online. A FreeLogoServices oferece a opção Faça Você Mesmo e uma opção na qual você pode trabalhar com um dos nossos designers de logotipo profissionais.
Assim que o seu logotipo parecer exatamente como você quer, você pode comprar os arquivos para usar para marketing online, assim como encomendar produtos promocionais para marketing offline. Crie um logotipo hoje mesmo!