Não importa se você apenas começou uma nova empreitada ou já está no batente por muitos anos, você precisa de um site!

Aquelas pessoas que não fazem parte do mundo tecnológico podem achar que construir um site do zero requer um conhecimento extensivo de código. Mas, o fato é que qualquer um pode construir um site graças às várias ferramentas disponíveis na internet.

Você está pronto para aprender como fazer um site do zero? Logo abaixo temos tudo o que você precisa para começar.

1) Escolha as ferramentas certas

Vamos encarar os fatos: seu site vai ser tão bom quanto as ferramentas que você usa para construi-lo. Felizmente, você possui várias opções diferentes para escolher.

Muitas abordagens nem mesmo requerem que você coloque as mãos na massa, já que existem várias pessoas querendo fazer o trabalho por você.

Se você está desejando construir um site, você vai querer começar ao seguir um dos caminhos seguintes:

Faça o site você mesmo

Aqueles que possuem o tempo e a vontade de trabalhar no site da empresa estão na era certa para fazê-lo. Existem vários serviços de alta qualidade online que permitem que você construa um site moderno e simples sem nenhum conhecimento real de código ou de algo complicado.

A maioria desses serviços são intuitivos, o que significa que você será capaz de aprender enquanto cresce. Essa é definitivamente a rota mais barata, embora ele não precise de um grande investimento de tempo.

Contrate um freelancer

Se a construção do seu próprio site não é algo que te interessa, pode ser melhor contratar outra pessoa para fazê-lo para você. Uma forma de economizar dinheiro e ter um resultado final de qualidade é contratar um freelancer.

Existem vários web designers que são freelancers, e muitos oferecem um serviço de teste por taxas bastante razoáveis. Quando estiver em dúvida, terceirize.

Experimente um pacote de site personalizado

Se você está procurando por algo mais confiável que um freelancer, mas menos trabalho que um projeto feito por você mesmo, considere usar um pacote de site personalizado.

Muitos construtores de site, em que você mesmo pode fazê-lo, oferecem serviços de upsell nos quais você trabalha com um especialista em marketing para construir o seu site. Eles te ajudam com o web design e no texto para as suas páginas web.

Pacotes de site personalizados são sempre cobrados mensalmente com uma taxa fixa.

Trabalhe com uma agência

Quando o dinheiro não é problema, a ajuda de uma agência de web design profissional pode ser certamente um ótimo investimento.

Trabalhar com uma agência significa que a grande maioria das dores de cabeça relacionadas a construir o site da sua empresa ficarão fora das suas mãos. Para alguns, só a paz interior sozinha é o suficiente para cobrir o custo extra associado com a contratação de uma agência.

Com as ferramentas certas do seu lado, você poderá ter um excelente começo, e deixar seu novo site pronto.

Para aprender mais sobre pacotes de site personalizados, dê uma olhada em algumas de nossas opções de criação de site.

2) Deixe o seu site com a cara da sua marca

Quando se trata de construir uma marca, existem algumas coisas que são importantes como:

  1. Cor
  2. Tom
  3. Estilo

Vamos investigar mais de perto cada um desses importantes fatores:

Cor

Você pode já ter um logotipo que transmite a essência da sua marca. Se já o possui, foque em usar cores no site que complementem seu logotipo.

Caso ainda não possua um, não existe hora melhor para começar a pensar sobre o seu design de logo e o que as cores significam.

Certas cores (como o vermelho) transmitem sentimentos de poder e paixão, enquanto outras (verde, por exemplo) são mais legais e talvez mais convidativas. Escolha seu esquema de cores com sabedoria, pois você vai querer usá-las bastante no futuro.

Tom

Pergunte a si mesmo, “O que estou tentando transmitir com o site da minha empresa?”. Essa é a melhor forma de obter um senso do tom que você vai querer passar, o que pode ter um forte impacto na experiência do usuário.

Seu site precisa ter um tom sério? Divertido? Independente do tom que você escolha, certifique-se de que ele se encaixa na sua marca e na mensagem que você quer passar com ele.

Estilo

O estilo que o seu site é projetado deve também se encaixar na sua marca. A empresa é top de linha? Talvez você esteja tentando fazer um estilo minimalista que passe a ideia de que você é um “líder intelectual”.

Não importa o que você está tentando atingir, escolher o estilo certo para o seu site é realmente muito importante para o futuro dele.

3) Planeje os recursos e conteúdo do site

Poucas coisas importam tanto para o conteúdo do site da sua empresa quanto a experiência do usuário, também conhecida como UX.

Fazer uma boa UX ou experiência do usuário significa separar um pouco do seu tempo para planejar recursos ou “widgets” para o seu site, além do conteúdo.

Existem várias formas diferentes de fazer e apresentar o conteúdo no seu site, como:

  • O logotipo da sua empresa
  • Textos para converter vendas e reter o público

Talvez você precise focar em uma chamada à ação, também conhecida como call to action (CTA). Neste caso, você pode colocar certos formulários ou botões estrategicamente pelo site.

Talvez você necessite de um conteúdo de blog robusto, o qual deveria ser planejado com bastante antecedência e possuir uma programação.

Qualquer que seja a aparência que você imagina o seu site, planejar conteúdo e recursos que sejam relacionados com a experiência do usuário são um passo crucial que não pode ser passado em branco.

4) Preste atenção em quaisquer problemas técnicos

Um site é algo vivo que está crescendo. Mesmo que isso seja bom para qualquer empresa que faz uso de seu site, problemas técnicos podem surgir do nada.

Você precisa ter um plano para lidar com quaisquer problemas ou dificuldades técnicas que apareçam. As opções de plano variam desde terceirizar o seu site para uma empresa de TI, até fazer as coisas com as suas próprias mãos, se você tem o conjunto de habilidades necessários.

Independente da abordagem que você for tomar, você precisa de um plano de emergência para se prevenir de qualquer desastre.

Se você acha que não é capaz de fazer um site do zero, pense novamente nisto. Siga a abordagem correta, e os resultados vão te surpreender!

Você está pronto para trabalhar em seu site? Dê uma olhada em nossos pacotes de criação de sites e saiba mais sobre as opções que podemos oferecer para você.