As estatísticas mostram que 93% das experiências online começam com um motor de busca e 75% dos usuários nunca passam da primeira página dos resultados de busca.

Então, como você consegue colocar o seu site na invejada primeira página do Google?

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) ajuda os mecanismos de busca a encontrar os sites. Se você não está usando SEO, então é bem provável que os mecanismos de busca não irão achar o seu site.

Isso significa que os clientes também não vão te achar!

O que é SEO e como ele pode te ajudar a aumentar seus rankings?

Motores de busca como Google, Yahoo, Bing e outros “navegam” a web atrás de informações baseadas em palavras que os usuários digitam na barra de busca.

O mecanismo de busca determina que sites são os mais relevantes e fornecem uma lista de resultados. O SEO “otimiza” a capacidade do seu site de ser mostrado nesses resultados.

Os mecanismos de busca levam vários fatores em consideração e os algoritmos são complexos, mas existem alguns Passos Simples que você pode fazer para otimizar seu site.

Essas práticas básicas te ajudarão a aumentar a sua visibilidade online, aumentar os rankings de busca e, mais especificamente, aumentar os rankings no Google (já que o Google possui 65-70% do mercado de mecanismos de busca).

Nota: SEO está relacionado apenas com “rankings de busca orgânica”. Isso não inclui anúncios pagos. A imagem abaixo mostra como anúncios pagos e os resultados de busca orgânica aparecem.

 

SEO-para-pequenas-empresas

Práticas básicas de SEO para aumentar os rankings de busca orgânica

Obtenha sua lista grátis do Google Meu Negócio

Se você ainda não o fez, registre o seu negócio com o Google. Isso vai garantir que o seu negócio será mostrado no Google Maps, Busca e outras propriedades do Google.

Você não possui um local físico?

Mesmo assim você pode listar seu negócio sem um endereço para aumentar aas posições no Google.

Faça pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavra-chave é a fundação da estratégia de SEO para pequenas empresas. Pense em algumas palavras-chave ou frases que são relevantes para o seu negócio.

O que clientes em potencial podem digitar na barra de buscas? Para que palavras-chave ou frases você quer que o seu negócio seja encontrado?

Tente não ser muito genérico!

Vamos dizer, por exemplo, que você é dono de um negócio de paisagismo em São Paulo, SP. Seria difícil para o cliente certo te encontrar se ele usasse um simples termo de busca como “paisagista”. Provavelmente, ele irá buscar:

  • paisagistas em São Paulo SP
  • paisagistas São Paulo
  • tratamento de gramado em São Paulo SP
  • serviços para gramado em São Paulo
  • paisagismo em São Paulo

Se você está usando uma ferramenta como o Google Analytics, você pode descobrir que palavras-chave as pessoas estão buscando para chegar ao seu site.

Você também pode usar o Planejador de Palavras-Chave do Google, mas ele requer que você possua uma conta do Adwords.

Entenda o básico sobre metadados

Se você trabalha com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), como o WordPress ou o construtor de sites da FreeLogoServices, você terá controle sobre partes fundamentais dos dados em cada página web, incluindo:

  • Tags de título: Esse é o título exibido nos rankings de busca. Para o SEO, é uma das partes mais importantes de informação em toda a página.
  • Meta descrições: Embora as meta descrições não causem impacto nos rankings de busca, elas ainda são bem importantes. Elas são descrições breves do conteúdo do seu site que aparece nos resultados de busca, e elas podem ser o que convence alguém a clicar em seu site!

 

SEO-para-pequenas-empresas

  • Títulos de imagem: Títulos de imagem já diz tudo. Eles são o título que você dá a um arquivo de imagem quando você a salva. Sempre os mantenha relevantes e curtos.
  • Texto alternativo: Também conhecido como “alt text” em inglês, essa tag fornece informações alternativas que ajudam a explicar o que uma imagem é. O texto alternativo PODE ajudar a aumentar suas posições no Google, mas apenas use palavras-chave no texto alternativo se elas possuem sentido para a imagem.

Coloque suas palavras-chave/frases para trabalhar

Enquanto os mecanismos de busca navegam pela web, eles guardam os termos de busca. O SEO se certifica que as suas palavras-chave apareçam nos locais certos e trabalham para aumentar os rankings de busca.

Essa é apenas uma das formas que os mecanismos de busca usam para medir a relevância.

Assim que souber quais são as suas palavras-chave, você terá uma ideia de onde elas devem se encaixar no seu site.

Comece com as páginas que possuem mais tráfego e continue o trabalho a partir daí. Não use demais as palavras-chave só para repetir várias vezes. Isso é chamado de “uso em excesso de palavras-chave” e pode ser ruim para o seu texto.

A Hubspot recomenda colocar as suas palavras-chave nos seguintes lugares:

  1. Tag de Título
  2. Meta descrições
  3. Alguns subtítulos e no conteúdo da página
  4. Títulos de imagem e texto alternativo
  5. URLs

Construa backlinks

Quando outros sites linkam para o seu, um backlink, ou link externo é criado. Os mecanismos de busca veem esses backlinks como votos de popularidade.

Quando um site que linka para a sua página é confiável e possui “autoridade”, seu site ganha credibilidade.

Construindo backlinks para aumentar as posições nos mecanismos de busca – passos para começar:

  • Construa relacionamentos com sites que possuem autoridade. Quanto mais relevante o site for para o assunto que você trata melhor. Procure por oportunidades dentro da sua indústria como associações, fóruns relacionados, diretórios de negócios, etc.
  • Faça do ato de pedir links uma parte do seu networking. Quando for relevante, peça contatos da empresa, de fornecedores ou parceiros. Você usa produtos com o nome da sua marca no seu negócio? Escreva uma avaliação do produto do seu fornecedor e pergunte se ele não gostaria de linkar para o seu site quando publicar.
  • Faça do ato de publicar conteúdo engajado e relevante um hábito. Começar um blog em seu site é uma excelente forma de gerar conteúdo novo de forma regular. Os posts não precisam ser muito grandes. O conteúdo também pode ser imagens ou infográficos que sejam relevantes à sua audiência. Está sem ideias? Confira essas inspirações para criar conteúdo.
  • Compartilhe seu conteúdo através das redes sociais. Se você ainda não está usando o Google+, cadastre-se e comece a compartilhar seu conteúdo. Escolha outros sites que seriam uma boa escolha. Em que sites os seus clientes ou clientes em potencial passam o tempo? Esse é exatamente o lugar onde você deve estar! O Google+ pode não ser tão popular como o Facebook ou o Twitter, mas ele pode ajudar com SEO e aumentar suas posições de busca no Google.
  • Faça a sua lista de e-mails crescer. Se você não possui uma, comece a construi-la. O e-mail é um excelente canal para distribuir seu conteúdo e encorajar outras pessoas a compartilhá-lo!

O SEO para pequenas empresas não é um projeto que você faz apenas uma vez. Para ficar à frente da competição e aumentar as posições nos mecanismos de busca, faça dele uma prioridade contínua.

Atualize-se e experimente novas palavras-chave, continue aprendendo e fique por dentro das mudanças no marketing e SEO, pois os algoritmos estão sempre mudando.

Recomendamos seguir pelo menos um blog de SEO para afiar suas habilidades e ficar em dia. Alguns blogs que gostamos são:

Boa sorte na hora das suas otimizações!

Você quer deixar seu negócio online ou aumentar o tráfego para o seu site? Dê uma olhada em nossos pacotes de criação de sites. Eles são baratos e fáceis de usar!