Nos séculos passados, uma marca era um símbolo que você poderia encontrar no gado para identificá-lo como propriedade de um fazendeiro em particular.

Hoje em dia, a maioria das pessoas não pensa em vacas quando ouvem a palavra “marca” ou “branding”.

De acordo com Ashley Friedlein, Presidente da Econsultancy, uma marca é “a soma total de como alguém percebe uma organização em particular. Já construir uma marca é como moldar essa percepção”.

Assim como a Globo é associada com comunicação e jornalismo, ou a Wizard com inglês para adultos, a sua marca é conectada com algo na mente do seu cliente.

Como você controla essa conexão e incita as emoções certas nos seus clientes quando eles pensam na sua empresa? Nós respondemos essa pergunta logo abaixo com 5 elementos essenciais para construir uma marca forte.

1. Expresse a identidade autêntica do seu negócio

Uma marca não é apenas a aparência superficial dos seus produtos e serviços.

Você pode decidir que você quer enquadrar a sua empresa em uma forma particular, mas a sua audiência pode sentir qualquer inconsistência na mensagem e você pode perder a confiança dela.

Para construir uma marca forte, você deve ter um entendimento profundo dos meandros da sua empresa e entender o que faz ela funcionar.

Que qualidades definem seus objetivos e inspiram o desenvolvimento do seu produto? Identifique os elementos e crie uma mensagem simples e unificada.

Só depois, passe essa mensagem para todos que trabalham em sua empresa. Pode apostar que dá certo!

2. Mantenha todas as suas promessas

Você faz alguma promessa em seus materiais de marketing? Certifique-se de manter essas promessas.

Isso é vital se você está começando um novo negócio ou uma startup, dado que você não possui uma reputação ainda e qualquer feedback negativo pode ter repercussões severas.

Se um cliente reclamar, faça da sua missão resolver esse problema. Você não será capaz de satisfazer a todo mundo, mas você deve trabalhar duro para agradar até mesmo os clientes mais grosseiros e chatos que assombram as suas linhas de telefone e página do Facebook.

Manter a sua palavra pode te dar bastante lucro, mas no longo prazo, você construirá confiança com o cliente e uma reputação por consistência.

Ofereça a mesma qualidade sempre, e os seus compradores vão continuar voltando para comprar mais de você.

3. Foque nos seus pontos fortes

Se você tenta fazer muitas coisas de uma vez só, você acabará diluindo a sua marca e confundindo o cliente.

Vamos supor que você está no negócio de fazer Mocassins únicos e adoráveis para bebês. Você está indo tão bem que decide expandir a sua linha de produtos para roupas e chapéus, que também vendem muito bem. Então você adiciona alguns brinquedos de madeira à sua linha de produto e depois algumas artes para berçário, e depois disso decoração para cozinha…

Isso é entrar num território bem mais amplo do que o inicial!

Você está falando para os seus clientes que o seu negócio se trata de mercadorias para o lar, ao invés de lindos mocassins e acessórios feitos manualmente para bebês.

Mantenha as ofertas dos seus produtos focadas e simplificadas, e você enviará uma mensagem mais forte para o seu público-alvo.

4. Toque as emoções do seu cliente

Consistência, honestidade e força são vitais para a sua marca, e os seus clientes irão apreciar essas qualidades.

No entanto, algumas vezes é necessário muito mais do que ganhar uma venda. Você precisa apelar para as emoções do seu cliente.

Pense na marca Harley-Davidson, por exemplo. A empresa não apenas vende motocicletas, ela vende um estilo de vida.

Como a Carly Stec da Hubspot mostra, quando alguém compra uma Harley, eles são iniciados dentro de uma comunidade de proprietários da Harley…

Eles sentem uma nova conexão com algo maior que eles mesmos, e obtêm uma sensação de liberdade e poder ao ser proprietário e dirigir sua nova motocicleta.

Esse é o tipo de emoção que você precisa oferecer aos seus clientes. Que necessidade o seu produto ou serviço satisfaz? Que dor do cliente ele alivia? Encontre esses pontos de pressão e use-os para incitar paixão pela sua marca.

5. Seja flexível

O seu produto não está mais satisfazendo as necessidades dos seus clientes? Ele parece obsoleto ou desatualizado?

Uma boa marca é consistente, mas não estagnada!

Grandes empresas fazem muita pesquisa sobre os seus segmentos de marketing e atualizam seus logotipos e branding periodicamente para maximizar a mensagem para o cliente.

Para pequenas empresas, você pode usar um criador de logo online para atualizar seu design de logotipo como parte de uma “atualização de marca”.

Procure formas de manter a atenção dos seus clientes ao atualizar ou argumentar sobre seu produto ou serviço.

Por que deixar seu serviço o mesmo se existe uma forma de fazê-lo mais rápido e de forma mais amigável com o usuário?

Seja flexível e fique em dia com seus serviços, e você irá prevenir os concorrentes de superar e afastar o seu negócio.

Tenha em mente esses cinco elementos enquanto você mapeia sua estratégia de marca e você estará no caminho de diferenciar seus produtos ou serviços e construir uma marca forte e durável.