De várias maneiras, a marca é uma ilusão de ótica gigante. A boa marca parece simples na superfície, mas é realmente o produto de pesquisa e design exaustivos.

Pense em todo o esforço por trás das cenas que você colocou para fazer uma excelente experiência com o cliente. Todos os detalhes que os clientes não veem são o núcleo real da construção da marca.

No entanto, a maior parte do seu trabalho árduo resume-se a um punhado de pontos de contato no front-end. Felizmente, você pode alavancar as lacunas na experiência para aumentar a fidelidade.

Aumente a visibilidade da marca com um logotipo

Comece projetando um logo de marca para sua empresa. Quando você fornece uma marca visual para que os clientes se concentrem, ela age como um gatilho emocional.

Os clientes não precisam ver todos os sinos e barulho para saber o que torna sua pequena empresa especial. Entregue experiências positivas, e o significado da sua marca é reforçado sempre que um cliente vê o seu logotipo.

Então, quais etapas você deve fazer para criar um design de logo efetivo?

  1. Obtenha uma imagem precisa de como os clientes percebem o seu negócio.
  2. Conte uma história visual que mostre a experiência do cliente que você oferece.
  3. Incorpore um ponto criativo de interesse para o impacto.
  4. Pense no equilíbrio visual em forma, cor e ação.
  5. Coloque o valor de reconhecimento do logo a prova.

Vejamos esses pontos com mais detalhes.

Compreenda as percepções dos clientes

O que você deseja projetar e o que os outros veem não é sempre o mesmo. Se você luta para criar boas ideias de logotipo, pode ser porque você enfatiza as coisas erradas. Faça um favor e pare de adivinhar.

Descubra exatamente o que os clientes leais amam sobre o seu negócio. Embora isso não seja possível para um novo empreendimento, você ainda pode apresentar seu conceito de marca para potenciais clientes.

Peça que eles escrevam algumas palavras para descrever a sua mensagem, compare a uma lista fornecida de concorrentes.

Os seus clientes concordam sobre o que o seu negócio representa? Suas percepções coincidem com a mensagem pretendida?

Seattles best rebranding logo comparison

Considere o rebranding de 2010 da Seattle’s Best Coffee. Durante anos, a empresa tinha um logo de estilo vermelho e ouro com uma bandeira que circundava um oval. A empresa mudou para um semicírculo vermelho contendo uma gota branca.

O novo design ficou elegante e moderno, mas houve um grande problema. O olhar estéril combinado com as formas e cores instantaneamente lembrou aos clientes de uma unidade de sangue. Obviamente, essa não é a conotação que você deseja para uma empresa de bebidas.

Um logo da marca faz parte da sua história de negócios, mas existe para servir os clientes – e não a você. Se você não considerar as opiniões deles, pode facilmente investir dinheiro em um design embaraçoso.

Entregue uma história visual precisa

Junte os objetivos da sua marca com a visão que você ganhou dos clientes. As palavras que eles usam para descrever sua marca devem ajudá-lo a escolher fontes, símbolos e cores. Imagine o tipo de história que você faria sobre um negócio de construção ecológico.

Qual é a história da cor?

O verde é um lugar óbvio para começar porque o negócio envolve a criação, a natureza e a segurança ambiental. Cinza e azul são cores corporativas comuns que podem complementar um negócio tradicional e fundamentado.

Agora, e as fontes e formas? A maioria das pessoas associa empreiteiros com força, estabilidade e precisão. Os projetos geométricos limpos e as fontes em negrito funcionam bem para transmitir uma sensação de durabilidade e integridade.

Leve os padrões e tendências da indústria em consideração ao fazer escolhas de design. O objetivo não é ser como todos os outros, mas evitar conflitos inerentes em mensagens de marca.

Apresente um ponto de interesse

A maioria dos logos não é boa nem ruim. Eles são simplesmente chatos. A verdade é que você está melhor sem logo do que ter um design tão genérico que você esquece em cinco segundos.

Portanto, concentre-se em como mudar um design de óbvio para interessante. Toques incrivelmente pequenos podem adicionar significado profundo e ação a um logotipo de outra forma simples.

E tenha em mente, chato não é o mesmo que o minimalismo. Beats by Dre e a IBM oferecem exemplos de design de logotipo simples, mas eficazes.

Beats logo design

O logotipo Beats é um círculo vermelho com uma letra “b” dentro. Para um impacto adicional, a letra se assemelha a uma visão de perfil de uma pessoa que usa fones de ouvido. É uma maneira limpa, inteligente e simples de representar a experiência de ouvir música.

IBM Logo design

O símbolo da palavra listrada da IBM pretende representar velocidade e mudança dinâmica. O logotipo emprega uma ilusão ótica comum para criar a aparência do movimento. O resultado final? A fonte e listras em negrito (realce) tem lembram de que a IBM é uma empresa de longa data com mentalidade orientada para o futuro.

À medida que você olha os esboços do seu logotipo, reflita sobre os traços que fazem você se destacar dos concorrentes. Como você pode tecer em um ou dois detalhes sutis para ilustrar esse ponto da diferença?

Preserve o equilíbrio visual

Antes de criar um logotipo, aceite o fato de que você não se tornará um guru do design durante a noite. Trabalhar com designers ou um criador de logos pode ajudá-lo a produzir um design polido. No entanto, vale a pena fazer um brainstorm e esboçar idéias completas, esteja você sozinho ou não.

Aproveite para aprender alguns princípios de design. Melhor ainda, procure grandes marcas para exemplos efetivos de design de logotipos.

Cor e geometria desempenham um papel importante no impacto visual. Você pode evitar muitos erros, apenas por ver o que funciona e não funciona. Uma coisa que você perceberá imediatamente é que a maioria dos logotipos tem uma simetria natural.

O foco no equilíbrio ajuda os designers de logo a identificar elementos que se destacam por razões erradas. Então, faça o processo de design mais fácil em si mesmo e comece com formas simétricas muito básicas.

Se você adicionar algo a um lado do design, certifique-se de que o outro lado não pareça estar chamando mais atenção.

À medida que seus designs se desenvolvem, preste atenção em como as formas interagem.

logo design fail

Muitos desastres de logotipo ocorrem quando os designers não veem a ação secundária na imagem. O infame logotipo da Comissão da Juventude da Igreja Católica dos anos 1970 tem sido uma fonte de ridículo por anos.

Teste o valor de reconhecimento

No final do dia, os clientes são os verdadeiros juízes de um design de logotipo efetivo. Antes de avançar com um grande esforço de marca, sempre teste seu logotipo. Neste ponto, você está vinculado ao design e não a melhor pessoa para criticá-lo.

Obtenha feedback imparcial de pessoas que possuem diferentes níveis de familiaridade com sua marca. Forneça alguns detalhes sobre o seu posicionamento para dar o contexto do logotipo. Com informações mínimas, os clientes devem adivinhar o que o logotipo representa.

Faça backup do seu logotipo com a marca consistente

À medida que você mergulha no design, lembre-se de um logotipo não é um ingrediente mágico que pode transformar sua empresa. O poder de um logotipo vem da própria marca.

Construir uma base de clientes forte é a maneira mais eficaz de fazer seu negócio crescer. O logo é apenas um mascote para juntar os valores da sua marca e facilitar o envolvimento com os clientes nos principais canais de marketing.

Precisa de mais ideias? Comece agora a navegar por milhares de designs de logotipo em nosso criador de logo.