Está faltando motivos para construir um site? Você está constantemente imaginando, “Que tipo de site devo fazer?” Você sabe que tipos de sites existem?

Plantar a sua bandeira online é a melhor forma de obter mais tráfego para o seu negócio. A maioria das pessoas ficam online para pesquisar empresas antes que elas decidam onde comprar.

Sem uma presença online, você está jogando fora a oportunidade para crescer a sua base de clientes. Ferramentas para iniciantes estão disponíveis amplamente para te ajudar a construir um site profissional.

Você pode tornar o processo ainda mais fácil ao ignorar recursos que você não precisa e manter as coisas simples. Para fazer um site limpo e funcional, descubra que formato é perfeito para promover a sua empresa.

 

Site de empresa estático (Site institucional)

Um site estático, ou site institucional, é a opção mais fácil de considerar se você não vende algo online ou atualiza conteúdo com frequência.

Sites institucionais não mudam até que você envie conteúdo novo ao servidor. 

Basicamente, ele existe para dar as boas-vindas a clientes que te encontram online e visualizam o que a sua empresa tem a oferecer. No mínimo, um site estático de empresa deve incluir:

  1. Uma página inicial com uma chamada à ação que motive os clientes a fazer negócios com você
  2. Uma página “Sobre” com uma história de marca envolvente e suas credenciais
  3. Um resumo dos serviços que você oferece e como eles beneficiam os clientes
  4. Um endereço de correio ou uma localização física (se aplicável)
  5. Algumas fotos da empresa e depoimentos de clientes para aumentar a credibilidade
  6. Dados de contato e as redes sociais da empresa

Sites institucionais geralmente possuem um custo baixo e precisam de pouca manutenção. Dado que esses sites não mudam, pois são estáticos, geralmente eles carregam muito rápido e têm menos probabilidade de causar problemas aos clientes.

Crie o seu próprio site hoje com nosso Construtor de Sites fácil e rápido que você mesmo faz em alguns minutos.

 

Site dinâmico

O site dinâmico é diferente do site estático ou institucional, pois ele oferece grande dinamismo e as alterações nele são feitas de forma muito mais fácil.

Geralmente, todo o conteúdo do site dinâmico pode ser atualizado sempre, o que faz com que o site sempre seja renovado.

Os sites dinâmicos possuem a parte institucional e geralmente um blog (veremos mais sobre blog logo abaixo) onde a empresa pode investir no Marketing de Conteúdo e no SEO (Otimização para motores de Busca).

Essas duas ferramentas são essenciais para trazer mais clientes em potencial para o seu site. Você também terá uma maior oportunidade de melhorar a relação com clientes e nutrir leads de forma eficaz.

Os sites dinâmicos também possuem integração direta com as redes sociais, todo conteúdo postado em seu site pode aparecer nas redes sócias no mesmo instante.

 

Blog de empresa

Blogs são uma forma inteligente de criar credibilidade ao oferecer informação grátis para clientes em potencial. Você pode usá-los para conectar-se diretamente com leitores e cadastrar assinantes.

Muitos sites oferecem blogs já prontos e de fácil manuseio. Basta adicionar texto e fotos e você já está pronto para publicar o seu artigo.

Um blog pode ser um site inteiro ou apenas um subdomínio de seu site principal. Não importa se blogar é o seu negócio principal ou parte do seu plano de marketing, um site bem formatado é fundamental.

Bons blogs são organizados por datas e tags. Eles também possuem uma grande facilidade de pesquisa quando os leitores querem encontrar tópicos específicos.

Você pode ficar ainda mais criativo e usar widgets para incluir pesquisas e outros elementos interativos.

 

Site de portfólio

Se você é um artista, escritor ou empreendedor solo, um site de portfólio pode ser um currículo resumido. Portfólios são úteis para colocar lado a lado uma experiência diversa para promover suas habilidades em um único lugar.

Por exemplo, muitos consultores juntam hobbies e talentos com a experiência corporativa para impulsionar novas carreiras. Para mostrar uma história coerente, crie uma lista de habilidades que você quer mostrar.

Depois pense na melhor forma de demonstrar as suas habilidades de forma rápida e eficiente. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Áudio/vídeo: Forneça clips das suas performances, música, produções de vídeo, etc.
  2. Press releases: Mostre a cobertura da mídia de eventos que você hospedou ou foi destacado.
  3. Galeria de fotos: Inclua fotos de alta qualidade de projetos de design criativo, tais como sites, artes ou serviços de salão.
  4. Depoimentos: Forneça prova social de clientes que sua empresa dá resultado.
  5. Conteúdo escrito: Promova seus livros e forneça PDFs ou links para seus artigos escritos.
  6. Notícias/presença: Deixe que pessoas interessadas saibam como ver suas performances ou terem ideia de eventos que ainda vão acontecer.

Site de e-commerce

Um site de e-commerce é configurado para exibir seus produtos e aceitar pagamentos. Com uma loja online, você pode alcançar um público variado e fazer vendas em qualquer hora do dia.

Plataformas de e-commerce são um tipo de site dinâmico. Elas devem adaptar-se constantemente a atualizações quando você vende produtos e tem mudanças no estoque.

Para construir um site de e-commerce, você pode usar plugins em plataformas tais como WordPress para rapidamente criar uma loja funcional.

Muitos sites são fáceis de integrar com um Sistema de Ponto de Venda (PDV) para te ajudar a gerenciar o estoque, frete e informações dos clientes.

Se você vende online e em uma loja física, seu site pode incluir recursos tais como envio para a loja. Você também pode personalizar uma loja para aceitar uma grande variedade de formas de pagamento, como cartões de crédito e PayPal.

Ao mesmo tempo, lembre-se que você está manuseando dados confidencias de clientes, dessa forma sites de e-commerce precisam ter criptografia e suporte tecnológico da mais alta qualidade.

 

Site de catálogo

Um site de catálogo pode combinar propriedades de outros formatos, como sites de e-commerce e portfólio. A principal diferença é que sites de catálogo permitem que as pessoas pesquisem e aprendam sobre produtos sem fazer compras diretamente através do site.

Sites de catálogo são ideais para restaurantes ou empresas com soluções de produto de alta tecnologia ou personalizadas. Vamos dizer que você possui uma empresa de móveis.

Um catálogo online poderia mostrar categorias de produtos e opções de personalização ou destacar suas técnicas. Até mesmo com produtos padrão, você pode usar um site de catálogo para cortar custos.

Um catálogo é muito mais fácil de manter que uma plataforma de e-commerce. Ao invés de fazer pagamentos online, simplesmente forneça um número de telefone ou formulário de pedido para um processamento bem mais simples.

 

Site de restaurante com pedidos online

O seu site de restaurante faz entregas?

Os pedidos online são uma excelente forma de venda e uma forma fácil de construir a fidelidade do cliente em sua área. Você possui várias opções para hospedar online pedidos com menu, mas aqui estão algumas:

  • Você pode contratar um designer para criar um plugin de pedidos personalizado conectado ao seu menu online.
  • Você pode registrar-se em um site de terceiros e apps, tal como o Menu Digital e iFood e usar um plugin para conectar seu menu ao sistema de pedidos da plataforma.

Só se lembre que, a maioria desses serviços cobram uma taxa para hospedar seus pedidos, mas não todos. A depender de onde você hospeda seu site, você pode usar um plugin terceirizado, como o Zuppler.

Apenas envie os itens do menu e fotos para personalizar seu sistema de pedidos. Entretanto, se você preferir criar um menu ativo, escolha opções que te deixem oferecer pedidos em dispositivos móveis.

Muitos clientes gostam de pedir comida enquanto estão no celular e eles valorizam a conveniência de pedir pelo smartphone.

Site de perguntas e respostas e fórum

Sites de perguntas e respostas são plataformas informacionais onde você pode responder perguntas ou fornecer suporte. A depender das suas necessidades, você pode ter uma equipe respondendo perguntas ou permitir a comunidade se ajudar.

Igualmente, um site de fórum incentiva as pessoas a compartilhar comentários e mídia sobre tópicos temáticos. O WordPress, novamente, é um excelente lugar para encontrar plugins para construir sites de perguntas e respostas sem ter nenhuma experiência prévia.

Sites de perguntas e respostas e sites construídos pela comunidade são altamente dinâmicos, o que torna mais difícil mantê-los sozinho. Para mantê-los, você precisa de um webmaster que pode resolver problemas que surjam de forma eficaz e rápida.

Já olhando por um lado positivo, esses sites são excelentes em alcançar a sua audiência e mantê-la interessada na sua empresa. Os fóruns eventualmente crescem bastante e a quantidade de arquivos no conteúdo pode começar a deixar o seu site devagar.

Se você planeja usar esse formato, considere pagar por servidores dedicados e tenha uma melhor velocidade e performance.

Site one-page (página única)

Como o próprio nome diz, o site one-page possui uma página única. O conteúdo é percorrido ao longo da página pelo usuário, alguns desses sites geralmente tem a opção de clicar na parte que você quer ver e ele leva o usuário ao local clicado.

As grandes vantagens desse tipo de site são:

  • Excelente funcionalidade em dispositivos móveis.
  • Menor tempo de carregamento.
  • Bastante intuitivos e diretos para vendas.

Geralmente estes sites visam atrair um público que não tem tempo de ficar procurando tudo o que precisa.

Portais

Você com certeza já viu o G1, Yahoo, UOL e outros sites grandes de referência pelo menos algumas vez certo?

Eles são o que chamamos de portais, pois agregam vários conteúdos e são construídos com a intenção de atrair a audiência e que ela sempre esteja voltando todos os dias.

A primeira coisa que você irá notar é que a maioria dos portais oferecem para outros sites grandes partes do site, onde esses outros sites podem fazer suas postagens. Alguns exemplos são:

  • Buscadores.
  • Sites de notícias.
  • Previsão do tempo.
  • Citações.
  • Mapas.
  • Salas de bate-papo.
  • Fóruns.

Se o seu nicho é informação, esse é o tipo certo de site para você, nele o seu leitor ou cliente vai consumir todo a informação fornecida por você como produto.

Trabalhando com templates

Você deve usar um template específico para a sua indústria para tornar seu trabalho muito mais fácil.

Templates de nicho possuem recursos comuns para o seu tipo de negócio, não importa se você precisa fazer reservas ou criar uma galeria. Dessa forma, você pode gastar muito tempo buscando plugins compatíveis.

Não importa qual o formato escolhido, use o seu site para destacar por que o seu negócio é especial. As pessoas querem uma ideia de quem você é e elas devem deixar o seu site com informações suficientes para tomar ações.

 

Você já está pronto para começar? Certifique-se que você tenha um nome de domínio excelente e um site primeiro! Comece sua vida online hoje mesmo!