O seu site afasta mais as pessoas do que atrai?

Começar sem um site é um grande erro que pode te custar vários negócios perdidos!

Mas ter um site horrível é ainda pior…

Um site mal organizado afasta quem provavelmente não voltará.

Um site te ajuda a construir credibilidade, trazer melhores leads e melhorar a fidelidade do cliente. Por que investir nessa poderosa ferramenta de marketing se você não planeja utilizá-la efetivamente? Talvez, você esteja deixando de lado pois:

  • Um site não é tão importante quando as pessoas podem visitar sua loja.
  • Não existe motivo para competir online onde você está cercado por marcas maiores e melhores.
  • Você possui vários clientes neste exato momento e não tem tempo para atualizar um site.
  • Você é um perfeccionista e não pode decidir o que incluir em seu site.

Quer saber a verdade? Os clientes visitam o seu site por um único motivo. Eles querem saber se você pode entregar o que eles precisam. Pode ser um produto, informação, ou mesmo apenas horários comerciais.

Se você torna difícil para os clientes obter uma resposta, eles irão encontrar o que querem em outro lugar…

Um site é um atalho para construir um relacionamento de cliente. Sem um, você não pode compartilhar o valor da sua empresa e história de marca com pessoas que nunca ouviram falar de você.

Faça com que seja fácil para os clientes se conectar com a sua empresa ao otimizar seu site para vender.

Cores e logo da marca

Imagine se dirigir para um novo restaurante na cidade. Quando você chega, a construção ainda possui sinais, decoração e marca do estabelecimento anterior.

Como um consumidor, você imediatamente tem uma opinião ruim de um dono de empresa que não coloca nenhum esforço para se destacar. Espere que os seus clientes tenham os mesmos olhos críticos.

Seu site não deve parecer um modelo personalizado com imagens e cores genéricas. Coloque a sua logo e lema no cabeçalho, onde é visível em todas as páginas do seu site.

Use as suas cores de marca para levar clientes dentro do seu mundo logo de início. As cores definem o tom para as emoções que você quer transmitir, dessa forma é crucial colocá-las de uma forma que demonstre história da sua marca.

Página inicial otimizada

A página inicial não é sempre a primeira parte do seu site que um usuário vê, mas ela deve funcionar como um portal de boas-vindas. Crie uma barra de navegação simples com cabeçalhos diretos e adicione as redes sociais em um lugar bem visível.

Não faça com que os leitores tenham dificuldade de descobrir onde encontrar a informação certa.

Arrow pointing to design your business card on navigation menu
Navegação simples com cabeçalhos diretos

 

Uma boa página inicial fornece uma chamada para ação primária e tudo o que o usuário pode esperar encontrar no resto do seu site:

  • Quem é você?
  • O que você oferece aos clientes?
  • Por que você é diferente dos concorrentes?

Você pode criar uma CTA (call to action ou chamada para ação) com palavras, imagens ou ambos. O app de gerenciamento de projetos Trello abre com uma declaração de valor concisa e CTA:

“O Trello permite que você trabalhe mais colaborativamente e consiga fazer mais em menos tempo. Os quadros, listas e cartões do Trello te permitem organizar e priorizar seus projetos de uma forma divertida, flexível e recompensadora. Cadastre-se — é grátis”.

Por outro lado, a Barefoot Books, uma editora infantil independente baseada em Massachusetts, usa uma abordagem visual. Uma galeria deslizante convida os compradores a conferir produtos em destaque.

As imagens são claras e divertidas, e cada título destacado inclui uma CTA construída sob medida para a audiência. Logo de cara, você obtém uma imagem clara dos valores de marca — inspirando crianças e famílias a serem positivas e mirar alto.

Dados de contato

Deixar que os clientes saibam onde você está, deve ser algo muito fácil para a maioria das empresas. Crie uma página de contato listando suas horas, número de telefone, e-mail e localização (se aplicável).

Se você oferece consultas, use um formulário de contato para conseguir informações sobre as necessidades dos clientes. Também, considere colocar dados de contato no top ou rodapé da página inicial, onde os usuários sempre buscam por eles.

Não assuma que todos que visitam o seu site são familiares com a área. Muitos clientes descartam uma loja baseado no tempo de viagem ou recebem direções de dispositivos móveis enquanto estão se movimentando. Incorpore um marcador do Google Maps para certificar-se de que os clientes possam te encontrar.

História de marca

Uma página “Sobre” não é uma novela de vaidade onde você detalha todas as coisas incríveis que você ama sobre a sua empresa. É uma chance de mostrar como sua experiência e valores te posicionam de forma única para servir ao seu público.

Use uma página Sobre para transmitir:

  • Seus motivos para começar uma empresa
  • O valor principal que você quer oferecer aos clientes
  • Sua abordagem aos negócios e serviço de atendimento ao cliente
  • Credenciais ou experiências que tornam você qualificado
  • Seu fundador e equipe principal

A forma que você incorpora essa informação depende do seu tipo de empresa. Apenas tenha certeza de mostrar uma personalidade que se encaixa com o tom da sua empresa e público. Encoraje os clientes a te ver como alguém que compartilha valores e cuidados com as suas necessidades.

Portfólio, galeria ou amostras do trabalho

Um portfólio de trabalhos passados coloca evidência sólida atrás dos seus argumentos. Amostras também oferecem um pouco do processo de pensamento e esforço por trás do seu trabalho. As pessoas querem saber se você se importa com qualidade, não apenas em fazer dinheiro.

Organize amostras de portfólio de uma forma que faça sentido para a sua empresa. Se você projeta ou vende arte ou produtos, use fotos vívidas do seu trabalho. Como um escritor, você pode usar links para blogs e artigos de revistas.

Se você possui um negócio de consultoria ou coaching, mostre os whitepapers, estudos de caso, ou livros que você escreveu para o seu público. Para um restaurante, exiba um menu com uma galeria de pratos populares e especiais.

Descrições de serviço

Nem todas as empresas possuem serviços que são fáceis de transmitir através de fotos ou amostras de trabalho. Mas qualquer empresa pode tornar-se relativa e atraente com a linguagem certa.

Descrições de serviço são uma oportunidade de fazer CTAs secundárias que trazem clientes para a sua empresa. Se você possui uma empresa de planejamento financeiro, todos os seus clientes precisam de ajuda com dinheiro. Mas alguns querem consultoria sobre investir em começar um negócio. Outros podem estar economizando para comprar uma casa ou recuperar de débito.

Use as descrições de serviço para segmentar segmentos maiores do seu público. Você pode compilar pequenos borrões em uma página ou usar várias páginas para explicar cada serviço em profundidade. Se você possui produtos e processos únicos ou tecnologia patenteada, as páginas de serviço são um excelente local para mencioná-los.

Prova social

Depoimentos mostram a outras pessoas que você não apenas pretende ser profissional. Você entrega resultados reais para clientes reais que podem confirmar a sua experiência.

Se você está começando uma nova empresa, você pode não possuir uma grande lista de clientes. Entre em contato com pessoas que você trabalhou no passado, mesmo se o projeto não foi pago.

Você pode criar uma página de “Depoimentos” dedicada ou colocá-los em outras páginas do site. Para depoimentos mais fortes, forneça aos clientes perguntas a serem respondidas. Dessa forma, você consegue toda a informação que você precisa e pode condensá-la onde preferir.

Fotos de personagem

Imagens contam uma história por si mesmas. Além de amostras, as galerias são úteis para promover a sua empresa que hospeda eventos divertidos. Dê a eles uma razão para conferir sua empresa pessoalmente.

Se você possui um local físico, coloque uma foto da frente da sua loja no seu site. Escolha algumas fotos do seu interior ou equipe interagindo com clientes para mostrar às pessoas como é fazer negócios com você.

Aperfeiçoe o seu site para os objetivos da sua empresa

Como um proprietário de empresa, você deve superar a ideia de que ser “pequeno” ou “local” é uma desvantagem. Criar um site fala para o mundo que você é um negócio sério, mas apenas se você dar um bom uso a ele.

Um excelente site de pequena empresa não é uma página estática que você estaciona na Internet e nunca atualiza. Cada página deve deixar os clientes mais próximos de efetuar uma compra. Adicione quaisquer elementos são necessários para chegar a esse resultado, tais como pedir ou agendar online.

Foque na perspectiva do cliente quando decidir que informação deveria estar no site. Quanto mais tempo você mantém clientes no seu site, maiores são as suas chances de conseguir fazer negócios.

Precisa de um site, mas não tem certeza de onde começar? Trabalhe com nossa equipe de especialistas para construir um site personalizado.