Você conhece um excelente logo quando você o vê. É limpo, simples, memorável e se destaca de tudo na internet.

Seu logotipo é a cara pública da sua marca, então ele precisa passar uma ótima impressão. Mas criar um logo profissional eficaz não é fácil; requer estratégia.

A boa notícia é: se você fizer o trabalho por trás das cenas, você terá as ideias que você precisa para desenvolver um logotipo que deixa uma ótima impressão no visitante. Vamos listar as 4 caraterísticas mais importantes que você deve ter em um logotipo.

1. Um design que transmite a essência da sua marca

Um logotipo deve entregar uma impressão imediata e honesta da filosofia da sua empresa, transmitindo por que a sua marca é especial.

Um logo que é baseado em uma filosofia de marca autêntica será importante e instiga confiança na sua audiência.

Dessa forma, antes de colocar as mãos na massa do design de logo, conheça realmente a sua marca. Se você ainda não pensou muito nas características ou valores da marca, agora é a hora de começar.

Construir uma identidade de marca para a sua audiência pode te dar uma maior vantagem enquanto você trabalha o seu caminho do processo de criação do logotipo.

Criar para transmitir a essência da sua marca vai além de apenas a sua personalidade de marca. Desenvolva seu logotipo com os seus clientes ideais em mente.

O entendimento do seu público-alvo deve influenciar fortemente sua abordagem para o design de logo.

A autora de Criando uma Identidade de Marca, Alina Wheeler, diz isso sobre o logotipo da Amazon, “A seta dobra como um sorriso que transmite a ideia de serviço de atendimento ao cliente amigável e conecta o “a” ao “z”, pois a Amazon oferece tudo de A a Z. Está tudo lá”.

criar-logo-profissional

O logo é uma excelente representação do valor que a Amazon fornece aos seus clientes.

2. Uma escolha de estilo apropriada

A escolha do estilo é uma das primeiras decisões de design a considerar. Vamos falar rapidamente de 5 tipos de estilos de logotipo para ajudá-lo a achar seu caminho.

criar-logo-profissional

Marcas com palavras

Uma marca com palavras é um logotipo feito exclusivamente de texto – geralmente o nome da empresa. Marcas com palavras podem ser uma escolha perfeita para negócios que acabaram de começar.

Dado que o reconhecimento e consciência do nome são críticos para uma nova empresa, todo o foco de uma marca com palavras É o nome da empresa com distrações adicionais. Escolha uma fonte e cores que se ajudem para corresponder à personalidade da sua marca.

criar-logo-profissional

Marca

Se você pode visualmente decifrar sua marca sem palavras, através do uso de uma imagem ou símbolo, “Apenas a Marca” pode ser a escolha certa para você.

Apenas as Marcas são mais comumente associadas com organizações universalmente conhecidas que são facilmente identificadas através de um símbolo sozinho. Muitas das marcas famosas de hoje, que utilizam apenas o símbolo da marca, começaram como combinações de marcas e “ganharam” a habilidade de tirar o nome/texto.

criar-logo-profissional

Marcas de combinação

Uma marca de combinação oferece a flexibilidade de mostrar o nome da empresa enquanto também incorpora uma imagem ou símbolo, dando a oportunidade de explicar mais a fundo sua história e destacar a sua marca. 56% das maiores 100 empresas do mundo usam marcas de combinação.

criar-logo-profissional

Emblemas

Como uma marca de combinação, os emblemas incorporam ambos o texto e um ícone ou símbolo, mas geralmente ao desenhar o texto dentro do símbolo. Eles sempre simulam um distintivo ou um carimbo.

Logotipos no estilo de emblema tendem a ser mais inflexíveis, pois eles são mais detalhados e o texto deve encaixar dentro da imagem.

Se você decide trabalhar com um logo no estilo de emblema, certifique-se que ele seja versátil o suficiente para ser limpo e visível quando diminuído para usos menores como produtos promocionais ou fotos de perfil.

criar-logo-profissional

Marcas com Letras

Também chamadas de logotipos no estilo inicial ou monograma, marcas com letras são uma escolha popular para marcas que precisam simplificar um nome de empresa grande ao usar alguma forma de abreviação.

Dado que a maior parte do foco está nas letras ou iniciais, marcas com letras sempre usam uma fonte mais estilizada.

3. O nome da sua empresa

Um logotipo incrível vai contar a história completa com uma imagem. Enquanto algumas GRANDES marcas podem ser capazes de criar um logotipo no estilo de marca, não é recomendado para as empresas que ainda não possuem um nome familiar.

A menos que a sua marca seja amplamente conhecida (ou você tenha um orçamento de marketing ilimitado), o seu nome de empresa é um identificador fundamental da sua marca e deve ser incluído no design do seu logotipo para começar a construir conexões com a sua audiência.

Embora sejamos favoráveis a incluir o nome da sua empresa no seu logotipo, nós recomendamos fortemente que você não inclua qualquer texto adicional que possa fazer seu logo difícil de ler quanto redimensionado.

Lemas e endereços da empresa ou informações de contato são alguns dos recursos que não fazem parte da nossa lista de coisas que um logotipo deveria ter.

Pode haver algumas instâncias onde essa informação é apropriada como um elemento separado, mas um design de logo deve ser limpo, simples e ficar longe de textos desnecessários.

4. Um esquema de cores relevantes

A cor diz muito sobre a sua marca. De fato, estudos mostram que a cor aumenta o reconhecimento de marca em 80%. A mente humana é programa para responder às cores.

Por causa da habilidade das cores em impactar comportamentos e emoções, a escolha das cores deve ser fortemente influenciada pelas preferências do seu público-alvo.

Ao entender um pouco sobre a psicologia das cores e como escolher as cores de logotipo certas, você pode destacar algumas das características fundamentais da sua marca e conectar-se com os consumidores.

Um logo eficaz deve ter um design que transmita a personalidade da sua marca, uma escolha de estilo consistente com a sua identidade, o nome da sua empresa e uma escolha de cor relevante.

Separar o tempo e estratégias necessários nessas decisões vai ser recompensado com o tempo, deixe a sua marca ser conhecida pelas pessoas certas e deixe uma impressão duradoura na mente dos seus clientes.

Precisa de mais ideias? Dê uma olhada em nosso criador de logo para ver centenas de designs diferentes hoje mesmo.