Considere todos os produtos que você tem contato em sua casa num dia comum: Comida, Calçados, Artigos de higiene pessoal, Eletrônicos. Seus artigos caseiros são uma mistura de necessidades diárias e indulgências pessoais. Eles falam sobre a sua personalidade e valores. O que provavelmente acontece, no dia a dia, é que você compre as mesmas marcas sempre. Você confia nelas para atender suas expectativas e gosta de como elas fazem você se sentir.
Brand-Identity_Consumer-goodsA conexão que você sente com um produto é alimentada pelo branding. Uma marca é qualquer recurso que distingue produtos ou serviços de um vendedor, como logotipos, nomes, fontes e lemas, de acordo com a Associação Americana de Marketing
A marca te diz por que um produto é diferente do outro.

Uma marca que pode ser reconhecida e forte é essencial para qualquer proprietário de empresa. Ela te ajuda a construir fidelidade do cliente e dar longevidade no mercado. Mesmo assim, não é suficiente apenas ter a ideia de um logotipo e um nome. Os clientes devem se importar com a sua marca e acreditar na mensagem por trás dos seus produtos.

Todos os seus produtos favoritos possuem identidades de marca que falam com o seu estilo de vida. Você pode criar a mesma experiência com a marca da sua pequena empresa ao fazê-la confiável para o seu público-alvo.

O que é identidade de marca?

Identidade de marca é tudo que definem a missão e valores da sua empresa. Os logotipos da sua empresa, designs de produtos e ética do negócio são todos parte da sua marca.

O objetivo é usar todos esses elementos físicos e visuais para dar uma impressão positiva nos clientes. A identidade de marca também:Brand-Identity_Coca-Cola-brand

  • Dá um senso de originalidade em seus produtos;
  • Mostra aos clientes quem você é e como você resolve problemas;
  • Transmite como você quer que os seus clientes se sintam quando usam o seu produto.

 

Por exemplo, que palavras, elementos visuais ou emoções vêm em sua mente quando você pensa na Coca-Cola? É o logotipo vermelho icônico? A garrafa em forma de ampulheta clássica? Sabor refrescante?

Toda vez que você usa um produto, você forma sua própria percepção sobre a sua marca. Quando as percepções do cliente estão alinhadas bem próximo com uma identidade de marca, a empresa está fazendo um excelente trabalho de reconhecimento com a sua base de clientes.

Benefícios de uma identidade de marca única

Pode parecer inofensivo ter um negócio sem uma identidade de marca distinta. Depois de tudo, você ainda pode encontrar clientes ao promover os benefícios do seu produto. Entretanto, os clientes não apenas julgam produtos pelo preço e qualidade. Algumas decisões de compra são feitas baseadas no status e preferências do estilo de vida.

Para ter uma vantagem competitiva, considere esses motivos para ter o controle da sua marca:

1. Fidelidade do cliente: Muitos clientes escolhem produtos da Apple, porque eles são modernos, inovadores e fáceis de usar. Outros preferem os produtos da Samsung, porque eles têm um bom preço, são personalizáveis e amplamente compatíveis. Criar uma identidade de marca é como começar uma amizade. Ela fala aos clientes que você entende quem eles são e que possui algo em comum com eles.

2. Segmentação de mercado: Uma marca pode transmitir muitas características como: Luxo, Oferta, Prazer e Prestígio. Ter uma identidade de marca segmenta o seu mercado e faz com que ela apareça mais aos clientes que estão dispostos a pagar os seus preços. Colocar os preços muito baixos, torna difícil cobrir os custos do negócio e ter lucro. Dessa forma, não vale a pena perseguir clientes que nunca irão valorizar o seu produto.

3. Consistência de marca: Uma marca bem construída age como uma diretriz para as decisões e objetivos da sua empresa. Quando você e os seus clientes estão felizes com as suas transações, você se torna melhor em fornecer um bom serviço. Você começa a focar tudo o que você faz em satisfazer a sua audiência. Desenvolvimento de produtos, promoções, serviço de atendimento ao cliente e marketing nas redes sociais, tudo se torna muito mais eficiente.

4. Valor da marca (Branding): Uma identidade de marca confiável se torna um ativo valioso e uma ferramenta de marketing para uma empresa. Empresas não podem controlar cada segundo da experiência de produto do cliente. Elas contam com o branding para conversar com os clientes. Com o tempo, os clientes que se sentem conectados com a sua marca se tornam embaixadores dela em suas comunidades. Eles influenciam outras pessoas a experimentar seus produtos.

Como construir uma identidade de marca de sucesso para pequenas empresas

Uma identidade requer uma maior avaliação, pois cada elemento e método de marketing deve reforçar os princípios e objetivos principais da sua empresa. Envolva seus clientes e empregados nesse processo, pois eles podem te dizer com precisão onde a sua identidade de marca e serviços estão indo bem ou mal.

Brand-Identity_SWOT-analysis

Você pode começar com uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças) do seu negócio para entender o nicho em que ele está inserido.

Forças: Pense sobre o que você faz melhor que os seus concorrentes. Que vantagens isso oferece ao seu negócio?

Fraquezas: Pense sobre as fraquezas que fazem a sua empresa menos interessante que a concorrência. (Ex.: preço, localização, variedade de produtos)

Oportunidades: Pense em tendências de produtos emergentes ou necessidades do cliente. Essas oportunidades são para buscar novos mercados?

Ameaças: Avalie obstáculos que impedem o desempenho do seu negócio. Quais são os fatores que ameaçam a sua capacidade de atender às demandas dos clientes no futuro?

Assim que conhecer o seu nicho, comece a desenvolver os elementos da sua identidade de marca. Imagine o tipo de clientes que você quer alcançar e a impressão que você quer que eles tenham da sua empresa.

Você quer clientes que se preocupam mais com status? Preço? Qualidade? Tendência? Responder a essas perguntas irá te ajudar a escolher a linguagem correta, tom e particularidades da venda que capturam a sua audiência.

Escolha imagens que fortalecem a sua identidade de marca


Brand-Identity_Crocs-PringlesMarcas de tecnologia sempre escolhem logotipos simples que representam modernidade e conveniência. Marcas de entretenimento e orientadas à família frequentemente usam cores brilhantes e fontes distintas.

Tenha em mente que muitas marcas memoráveis se destacam porque elas apresentaram um design de produto ou embalagem interessantes. O Pringles, por exemplo, era um produto comum com uma mudança apenas no visual.

Na sociedade conectada ao mundo virtual de hoje em dia, os clientes possuem uma força substancial para construir ou quebrar uma empresa. Como resultado, uma identidade de marca pode tornar-se negativa se a empresa não cumpre suas promessas. O mesmo vale para marcas muito vagas, confusas ou inconsistentes. Peça feedback aos seus clientes sobre a sua marca para certificar-se que as percepções deles são as mesmas que as suas.

Seja verdadeiro com a sua identidade de marca

Uma identidade de marca de sucesso não é fácil de criar. Mas ela pode melhorar as vendas, facilitar o lançamento de produtos e simplificar o crescimento de longo prazo do seu negócio. Pense a respeito. Se a identidade de marca não fosse importante, você se sentiria confortável construindo qualquer produto que satisfaça suas necessidades básicas.

Ao invés disso, você repetidamente escolhe produtos de empresas com reputações que você confia. Refine a sua identidade de marca hoje mesmo. No longo prazo, você ganhará clientes fiéis que ficarão felizes em fazer investimentos recorrentes em seus produtos e serviços.