Com o alcance e influência da internet, existem mais pessoas venda a sua marca do que nunca antes.

Um logo único e memorável é o que destaca a sua empresa da multidão, e é importante que você saiba transmitir a sua mensagem de forma clara ao seu cliente. Mesmo que o design de logo seja crucial para levar a sua empresa ao próximo nível, não é fácil sempre deixá-lo da forma correta. Até mesmo as organizações com maior sucesso podem errar. Em 2010, O redesign da logo do Gap foi revertido após apenas uma semana e o rebranding do Yahoo sofreu uma onda de críticas.

Não importa se você está apenas começando o processo de design ou se você está mexendo em uma logo existente, existem vários erros comuns no design de logo que podem te ensinar várias lições. Vamos dar uma olhada mais de perto nos problemas e erros que os designers de logo podem ser vítimas, e o que você deveria fazer para evitá-los.

Por Que o Design de Logo é Tão Importante?

Enquanto o logo é apenas uma parte da sua estratégia de publicidade, ele é um dos aspectos mais cruciais de qualquer marca para atrair clientes. Clientes em potencial devem entender a sua empresa e a personalidade vibrante dela à primeira vista. Criar o logo perfeito nunca é uma ciência exata. Leva trabalho duro, experimentação e muita criatividade para fazer um logo que transmita toda a missão da sua empresa.

Enquanto não existe uma fórmula para criar uma boa logo, é vital que você possua um entendimento básico teórico do que faz um design atraente. Balancear a cor, imagens e o design da fonte para transmitir uma mensagem não é fácil, mas pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso para o seu negócio.

Erros de Design de Logo para Evitar a Todo Custo

Quando se faz uma análise de tudo, o seu design de logo é um investimento.

Ele não é o suficiente para investir seu dinheiro em propriedades ou equipamentos, você precisa dar ao seu logo a atenção que ele precisa para representar bem a sua empresa. Se o seu logo parece amador ou feio, então a sua empresa vai parecer também.

Evitar esses erros comuns no design de logo pode fazer com que o seu trabalho duro não vá para o espaço.

  1. Escolha de Fonte Não Muito Boa. Quando se trata de criar um logo de sucesso, escolher a fonte certa pode melhorar ou piorar um design. Exagerar com as fontes irá apenas fazer a sua marca parecer boba ou não profissional. Não é incomum um logo falhar por uma escolha ruim de fonte (como a famosa Comic Sans ou Papyrus).
    Todas as empresas possuem suas próprias personalidades, assim como as fontes também possuem. Você deve escolher a personalidade de fonte certa para a marca da sua empresa.
    Por exemplo, uma fonte desenhada à mão em vez de uma fonte forte e séria vai dar uma vibe diferente e transmitir atributos diferentes. Gaste algum tempo procurando entre as várias fontes que correspondam ao estilo da sua empresa. Não fique com medo de experimentar fontes diferentes ou modificá-las às suas necessidades. Você pode até criar sua própria fonte!
  2. Muito Pesado. Pode ser tentador colocar tudo que você puder no seu logo, mas não exagere no design. Complexidade demais ou uma mistura de imagens conflitantes podem afastar quem vê a fonte e minar o propósito da sua marca. Simplicidade é a chave para o seu design de logo. Esses são alguns dos motivos:
    -Versatilidade. Você quer que o seu logo seja versátil. Ele deve ser capaz de ser reproduzido em tamanhos diferentes e para mídias diferentes sem perder nada do seu estilo ou significado.
    -Memorabilidade. Quando alguém olha para seu logo, você quer que a pessoa fique hipnotizada por ele. Dessa forma, quando pensarem em seu produto, seu logo e nome de marca virão à mente. Ele precisa ser fácil de lembrar e entender.
    -Impacto. Tudo o que um cliente deve ter que fazer para entender seu logo é olhar para ele. Com apenas um olhar, ele deve saber o que a sua empresa é e o que ela faz.

    Tente representar a essência da sua empresa em seu logo. Exagerar no design pode arruinar a legibilidade e o reconhecimento de marca do seu logo. Você quer se certificar que o seu design é simples, limpo e memorável.

  3. Muito Abstrato. Outro erro de logo que deve ser evitado é ser simples demais. Você ainda está tentando transmitir uma mensagem bastante complexa aos seus clientes em potencial com apenas um logo. Não assuma que os seus espectadores irão sempre preencher os espaços vazios. Se alguém olha para o seu logo com um sentimento de confusão ou tem dificuldade de juntar todos os pedaços, você não fez ser trabalho bem. Mire para um design que seja simples sem perder nada do seu propósito.

    Não fique com medo de adicionar detalhes, você não precisa de muito para que a sua mensagem seja passada. Tudo o que precisa é de alguns detalhes simples na fonte, cor e espaçamento da imagem para retratar a declaração de missão da sua empresa.

  4. Copiar Design. Não existe muita coisa que irá arruinar seu design mais rápido do que copiar um concorrente que tem mais sucesso. Não importa se é intencional ou não, ter um design que parece similar a outra logo de empresa pode sabotar suas tentativas de marketing. Não é apenas ilegal, mas você provavelmente receberá uma ligação mais cedo ou mais tarde.

    Além do problema de plagiarismo, se o seu logo parecer muito similar ao do seu concorrente, você está se abrindo para comparações com outras marcas. Se existe uma marca de logo amplamente reconhecida que parece ser similar à sua, a sua empresa será a que terá problemas. É claro que você não pode checar todos os designs do mundo por similaridades. Certifique-se de fazer uma verificação rápida dos seus concorrentes mais próximos para qualquer similaridade.

  5. Imagens Rasterizadas. Quando você cria uma logo, é vital que você use um programa de vetores gráficos. Um gráfico de vetor é feito de pontos matemáticos precisos, o que significa que o design será consistente em todas as mídias e em qualquer tamanho.

    A alternativa é um gráfico rasterizado, que é feito de pixels. Essas imagens não podem ser escaladas em tamanho, o que significa que o seu logo vai parecer pixelado (cheio de quadrados) em um tamanho maior. Como estamos entrando na era da internet e telefones móveis, é mais importante do que nunca ter certeza de que a escala dos logos esteja correta em dispositivos diferentes. Evitar imagens rasterizadas irá facilitar para as pessoas ver seu logo em qualquer dispositivo que estejam usando. Ao invés de usar o Adobe Photoshop, que usa imagens rasterizadas, use uma alternativa como o Adobe Illustrator ou Corel Draw.

  6. Movido por Tendências. Ficar em tendência é uma parte necessária do marketing da sua empresa, mas existe uma proximidade grande entre tendência e clichê. Todas as tendências vêm e vão eventualmente. Um logo bem projetado tem que ser eterno – você não quer ter um logo ultrapassado e velho após alguns anos. Mesmo que você deva saber das últimas tendências, não se sinta obrigado a segui-las.

    Confiar muito em tendências é um grande erro para o seu logo. Ao invés disso, experimente focar em sua identidade visual como uma empresa. O que você está tentando passar aos seus clientes? Quem é você como uma empresa e quais são os seus valores? Criar um logo baseado exclusivamente nas últimas tendências pode funcionar por algum tempo, mas rapidamente irá perder o fluxo com o seu público-alvo.

  7. Cores Conflitantes. Encontrar o balanço certo de cores em seu logo poder ser tão crucial quanto escolher a fonte certa. Se as suas cores não correspondem à mensagem da sua empresa ou a combinação de cores não funciona, o seu logo será ultrapassado e não sofisticado. A melhor forma de evitar esse problema é evitar várias cores juntas primeiro. Isso não significa que o seu logo deve ficar sem cor, mas pode ser uma ótima ideia começar o seu design em preto e branco.

    Assim que você chegar a um conceito e design fortes, então é hora de adicionar as cores.

    Até lá você já terá o formato do seu logo, e você saberá que ideia você está tentando passar. Nesse ponto, você pode experimentar algumas cores diferentes até que você acerte a cor que realmente se adequa ao seu design.

  8. Intenção Sem Clareza. Entre a fonte, imagem e cor está um grande senso de intenção. O estilo visual dá aos visitantes um entendimento dos valores, propósito e ligação emocional da sua empresa ao produto.

    Por exemplo, você esperaria uma intenção emocional diferente atrás de um logo para uma empresa aérea do que para uma empresa de alimentação. Os clientes irão conectar o seu logo a um propósito essencial da empresa, então você precisa certificar-se de combinar tudo em ordem. Se a sua empresa fala sobre tendências fashion, escolher algo que seja forte, com substância e de ponta irá ressoar com a sua audiência. Para um serviço de atendimento ao cliente, por outro lado, algo calmo e confiável será muito melhor.

    Separe um momento para refletir na identidade visual que você está tentando criar para a sua empresa. O que você quer que seu logo transmita? O que você quer que as pessoas sintam quando olharem para seu logo?

Resumindo

Criar o logo certo para a sua empresa pode parecer frustrantemente subjetivo para você. Mas se você fizer a sua pesquisa, souber que erros de design de logo evitar e entender o seu público-alvo, você provavelmente vai criá-lo da forma certa. Você está pronto para criar seu próprio logo? Confira nossas ferramentas de design de logo grátis para fazer um design personalizado e profissional hoje mesmo!