Um dos primeiros lugares em que os proprietários de empresas exibirão o logo da empresa recém-criado é no site — e por que não? Sites são uma parte essencial do quebra-cabeça do marketing. Clientes que estiverem pesquisando online sobre uma marca provavelmente entrarão primeiro em um site. Como o site de uma empresa é a primeira interação com uma marca, é importante ter um logotipo exibido com destaque na página. A questão, entretanto, é onde colocar o logotipo da empresa?

Lugares para Colocar um Logotipo de Site

Canto Superior Esquerdo. É recomendado que posicioná-lo à esquerda seja o local ideal para melhorar o reconhecimento da marca e a experiência do usuário. Existem algumas coisas que você deve ter em mente ao colocar um logotipo de empresa neste local.

  • Verifique se o logotipo possui o tamanho ideal. Os logotipos que são muito grandes criarão muito espaço extra acima da barra de navegação principal e farão com que a aparência da sua página inicial pareça desordenada ou desequilibrada.
    A noção espacial em um site é fundamental para melhorar a experiência do usuário.
  • Certifique-se de que o seu logotipo tenha um fundo transparente. Salvando seu logotipo como um .O arquivo PNG criará um plano de fundo transparente que é ideal se você planeja colocar seu logotipo em cima de uma seção colorida ou bloco do seu site.
    Usualmente, a barra de navegação ou área de cabeçalho de um site será colorida e, portanto, exigirá um logotipo com fundo transparente.
  • O logotipo deve estar em um formato horizontal. Se você criar um logotipo online usando o nosso serviço de criação de logo, você terá a opção de selecionar vários layouts do mesmo logotipo. Você pode optar por um logotipo horizontal, bem como um logotipo quadrado, empilhado (usado principalmente para produtos promocionais).
    Os logotipos do site ficam melhores quando são horizontais, porque a barra de navegação e a área do cabeçalho também são horizontais. O logotipo também ocupará menos espaço vertical.

Rodapé. Ao contrário da crença popular, os rodapés são uma seção altamente visível de um site. Recomendamos escolher os links ou atributos da empresa mais importantes e incluí-los no rodapé, como um logotipo da empresa. Outras coisas que são perfeitas para incluir em um rodapé de site são um link para uma política de privacidade, mapa do site em HTML ou página de termos de uso. A inclusão de botões de mídia social e informações de contato, como e-mail, número de telefone e endereço da empresa, também pode aumentar as conversões. Os logotipos da empresa ficam excelentes no soquete (a seção abaixo do rodapé), logo acima do lado ou acima da seção de direitos autorais.

Blog Fora do Site ou Subdomínio. Você tem um blog separado do seu site principal ou um subdomínio para o qual os usuários são redirecionados? Nesse caso, não se esqueça de adicionar o logotipo da empresa a esses sites. Mesmo que o seu blog não consiga obter tanto tráfego como o seu site principal, ou se o seu subdomínio for noindex/nofollow e apenas utilizado para pagamento ou compra, adicionar um logotipo pode ajudar no reconhecimento da marca. A vinculação do seu logotipo à página inicial do site também ajudará os usuários a navegar de volta ao site principal e reduzirá significativamente a confusão de navegação.

Página de Contato. Além de adicionar seu número de telefone, endereço de e-mail, ícones de mídia social e endereço da loja na página de contato, não se esqueça de adicionar o logotipo e o slogan da empresa, se tiver um. Garanta que os clientes tenham a melhor experiência possível na página de contato de seu site, pois essa é a etapa final que eles precisam realizar para solicitar serviços, fazer uma compra ou fazer uma consulta. Fique por trás de sua marca e slogan, mostrando-a em uma das páginas mais importantes do seu site.

Página de Obrigado ou Confirmação. Após seu cliente realizar uma compra online ou preencher um formulário no seu site, é importante informar ao usuário que a compra ou a solicitação foi realizada. Muitas empresas optam por redirecionar o usuário para uma página de confirmação. Estas páginas são geralmente bastante simples e contêm apenas uma frase ou duas com linhas que dizem “Obrigado por entrar em contato conosco, um representante estará com você em breve. Para assistência imediata, por favor entre em contato pelo telefone (88) 8888-8888. ” No entanto, sinta-se à vontade para adicionar mais à sua página de confirmação na forma do logotipo da sua empresa para lembrar novamente ao cliente da empresa que ele escolheu para oferecer suporte.

Onde NÃO Colocar um Logotipo de Site

Um grupo de participantes foi solicitado a lembrar o nome da marca depois de visualizar diferentes layouts da mesma página de um site. A única diferença entre os layouts era onde o logotipo era colocado, que estava à direita ou à esquerda da tela.
Quando solicitados a lembrar o nome da marca, 39% dos participantes podiam lembrar o nome da empresa quando o logotipo foi colocado à esquerda da tela, já 21% relembraram o nome quando o logotipo foi colocado no lado direito da tela.
Isso não é surpreendente, já que tradicionalmente os logotipos de site sempre foram colocados à esquerda da tela, de modo que os usuários esperam, subconscientemente, que o logotipo esteja lá.
A maioria das populações também lê da esquerda para a direita, portanto, colocar um logotipo da empresa à esquerda garante que a primeira coisa que um usuário vê é o nome da marca.

Mas e quanto a colocar um logotipo da empresa no centro em vez de no lado esquerdo?

De acordo com o estudo da Nielsen Norman Group de 2016, os logotipos de sites colocados no centro tiveram um efeito prejudicial na experiência do usuário.
Os usuários que interagiram com sites com logotipos centralizados tiveram dificuldade em navegar de volta para a página inicial de uma página interna, enquanto os usuários que interagiram com um site com um logotipo colocado à esquerda da tela tiveram mais facilidade de navegar de volta à página inicial.
Embora a colocação de um logotipo da empresa no centro possa parecer moderna e elegante, isso elimina a experiência de navegação do usuário no site.

No geral, colocar os logotipos do site à direita ou no centro da página afetará negativamente o SEO, resultará em uma taxa de rejeição e desistência mais altas, além de levar a uma diminuição nos usuários recorrentes. Se os dados ainda não o convenceram, recomendamos que você faça um teste sozinho.
Durante uma semana, coloque o logotipo de seu site à esquerda da tela e monitore o tráfego e as conversões do site. Na semana seguinte, coloque o logotipo na frente e no centro.
Na semana final, coloque o logotipo à direita da tela e avalie o tráfego. Softwares de busca de calor como o Hotjar também podem ser úteis para ver como os usuários estão interagindo com seu site em tempo real.

Você tem um logotipo comercial pronto para ser usado? Entre em contato com a Free Logo Services e a nossa equipe de desenvolvimento de sites criará um site personalizado para sua empresa, para que você não precise levantar um dedo. Se você preferir construir seu próprio site, não se esqueça de ter essa lista útil pronta quando começar a criar.