Você se esforça muito para encontrar inspiração e juntar todos os materiais necessários para o seu próximo projeto de design. Não deixe que erros como a escolha errada da ferramenta ou do formato de arquivo o impeçam de avançar antes mesmo de começar. No design, é importante utilizar os tipos certos de arquivos e a sua escolha pode fazer a diferença entre um ótimo logo — sem nenhum artefato e perfeito para os diferentes dispositivos digitais e necessidades de impressão atuais — e uma imagem pequena e pixelada quando aumentada.

Diferentemente dos rasters (que são imagens com informações de pixel), os arquivos vetoriais são compostos por linhas e formas, e não por pixels individuais. Por isso, é possível esticá-los e redimensioná-los à vontade, sem reduzir a qualidade e a fidelidade do arquivo original. Por outro lado, os rasters ficam melhores em um tamanho específico, ou menor que isso, pois são compostos por centenas ou milhares de minúsculos pontos que correspondem a cores específicas e sua disposição na imagem. Como os rasters normalmente são compactados de um arquivo original bruto para um formato com perdas, eles provavelmente apresentarão artefatos e outros problemas visuais, mesmo em sua resolução nativa, e isso tende a piorar quanto mais você redimensionar, cortar e alterar as cores para diferentes aplicações ao longo do tempo.

Antes de começar a pensar sobre como criar um logo vetorizado, é importante conhecer os princípios básicos de quando e onde usar vetores e imagens raster.

Por que Usar Imagens Vetorizadas?

Se alguma vez você tentou aumentar o tamanho de uma imagem encontrada na Internet, certamente se deparou com o principal caso de uso dos vetores. Vetores são representações perfeitas do formato original — sem importar o tamanho — e podem ser redimensionados sem problemas. O oposto ocorre com as imagens rasterizadas ou pixeladas, que são melhor visualizadas em sua resolução nativa, ou menor que esta, e que não podem ser manipuladas sem perder a qualidade e a fidelidade no processo.

O segredo é que os vetores são compostos por linhas e formas dimensionáveis com cores verdadeiras, não a matriz difusa de cores por pixel das imagens rasterizadas. Porém, o curioso é que a maioria das imagens disponíveis na Internet são representações infiéis de suas fontes (principalmente devido a restrições de largura de banda) e em aplicações específicas, como em uma determinada página da Web e em um determinado tamanho. De fato, o tamanho do arquivo de uma imagem rasterizada pode ser uma fração do seu tamanho total não compactado. Multiplique esse valor pelas dezenas ou centenas de imagens encontradas em uma página da Web e isso poderá fazer a diferença entre uma página que leva um ou dois segundos para carregar e uma que demora uma eternidade para abrir e faz o visitante simplesmente ir embora.

No entanto, os vetores são infelizmente um pouco mais complicados de criar do que uma imagem raster, o que normalmente limita seu uso a logotipos e a designs que precisam ser redimensionados com frequência (ainda que as imagens vetoriais sejam comumente exportadas no formato de imagens raster). Mas, independentemente das necessidades de largura de banda ou do tipo de arquivo final da imagem, trabalhar com um vetor oferece maior flexibilidade e agilidade ao criar uma página da Web, newsletter ou aplicativo, já que você pode manipular e esticar facilmente um vetor para salvar uma versão rasterizada — basta ter o arquivo vetorial original à mão.

Agora vamos direto ao que interessa. Saiba como criar um logo vetorizado seguindo os passos abaixo.

Passo 1: Escolha uma Ferramenta

Como existem muitas ferramentas diferentes de criação de imagens — desde ferramentas online rápidas a aplicativos para desktop completos que levam anos ou décadas para serem dominados —, pode ser difícil saber por onde começar com os vetores.

Uma das ferramentas mais populares é o Adobe Illustrator, que é o software gráfico padrão de mercado para Mac, PC, entre outras plataformas.

Outras soluções, como a nossa ferramenta online gratuita de criação de logotipos, facilitam a criação de um logo vetorizado, fornecendo modelos de designs e orientações passo a passo que podem ajudar os principiantes a criar logos vetorizados com o mínimo de tempo e esforço.

Em geral, se você não está habituado a lidar com vetores, é melhor usar uma ferramenta online que o orientará pelo processo de criação de um logo vetorizado de maneira rápida e fácil. O Illustrator e outras ferramentas completas de área de trabalho são mais indicadas para designers experientes, pois apresentam curvas de aprendizado bastante acentuadas e preços mais salgados.

Passo 2: Escolha as Cores e Decida Sobre o Conceito

Esteja você criando um logo corporativo, uma imagem descolada para um perfil nas redes sociais ou apenas algo simples para o seu portfólio, será necessário tomar algumas decisões antes de botar a mão na massa. Tanto para vetores quanto para logos, menos é mais; escolha duas ou três cores que combinem e pense, de forma geral, como você deseja seguir com o logo em vetor. Uma vez definidas todas as cores e conceitos, é hora de começar a criar.

Passo 3: Crie um Esboço

Antes de começar no computador, pegue um bloco de papel, giz de cera, lápis de cor, marcadores, canetas — tudo o que você tiver disponível — e esboce algumas ideias. Experimente cores, sombras e detalhes diferentes; quanto mais ideias você experimentar nessa etapa, melhor preparado estará para trabalhar no computador. Principalmente se você não estiver familiarizado com a criação de gráficos no computador, essa etapa economizará tempo e esforço com as ferramentas quando você começar a mexer nos menus e a dar seus primeiros cliques e toques de tecla. Uma caneta e um pedaço de papel pautado já são suficientes para anotar ideias rápidas que levariam muito mais tempo para serem percebidas no computador — mesmo que acabem não dando certo no final.

Passo 4: Comece a Criar o Logo

No Illustrator, crie um documento em branco (Arquivo > Novo) e comece com a ferramenta Construtor de formas. Escolha uma cor e comece a desenhar e a manipular as formas, usando seus esboços como referência, criando camadas quando necessário e dispondo tudo dentro do conceito e das cores escolhidas no passo anterior. Você precisará estar familiarizado com vários conceitos e princípios de design (e ter bastante tempo) para transformar sua tela em branco em algo semelhante a um logotipo finalizado.

Como Vetorizar um Logo

Se você já tiver um logo rasterizado ou um design que deseja transformar em vetor para ser redimensionado para uma aplicação específica, a boa notícia é que você pode usar o Illustrator ou outras ferramentas de design baseadas em vetor para rastrear sua imagem existente e ajustá-la depois disso.

Se seu foco não é se tornar um designer profissional, pode ser melhor investir seu tempo em ferramentas que facilitam o processo e permitem começar com modelos em vez de uma tela em branco.

Como Criar um Logo Utilizando Modelos

Nossos serviços online de criação de logotipos (e ferramentas online semelhantes à nossa) facilitam a criação de logotipos, fornecendo vários modelos profissionais e logotipos finalizados para você modificar, personalizar e salvar para sua própria utilização.

Comece carregando nosso gerador gratuito de logotipos e escolhendo entre alguns estilos de logotipo padrão.

Exemplos de estilos de logotipo: iniciais, ícone, emblema e texto

Depois, selecione uma fonte que capture a estética do design que você procura. Em geral, fontes com serifa (aquelas que têm linhas e enfeites) são mais tradicionais que as fontes sem serifa, que têm um visual mais moderno. Mas isso não é uma regra; existem várias maneiras de tornar uma fonte com serifa mais moderna e uma fonte sem serifa mais tradicional. Mesmo que, inicialmente, você não saiba o que funciona melhor, saberá quando vir as opções. Além disso, você poderá escolher várias fontes e ver como o simples ajuste do texto pode mudar totalmente o seu design.

Exemplos de fontes sem serifa, com serifa, manuscrita e display

Depois disso, basta escolher o layout que melhor represente o uso pretendido — seja um elemento gráfico com texto embaixo, no meio ou ao lado, ou o que mais chamar sua atenção.

Exemplos de quatro posicionamentos diferentes em um logotipo

Uma vez feitas suas escolhas, mostraremos vários conceitos de logotipos que se adequam aos seus parâmetros e preferências. Se você mudar de ideia, basta personalizar os resultados na barra à esquerda ou procurar logotipos específicos para usar como ponto de partida por meio da nossa pesquisa de logotipos personalizados.

Depois de escolher um design, personalize-o clicando no botão Editar. Será possível revisar o layout, as cores e o texto em um editor fácil de usar que faz praticamente todo o trabalho pesado por você.

Passo 5: Salve o Seu Logo

Quando você terminar de editar e personalizar seu design, é hora de salvá-lo. Em geral, isso é feito acessando Arquivo > Salvar ou Exportar no seu programa. Mas preste atenção! É necessário salvar seu logo no formato certo para garantir a compatibilidade e a capacidade de ser redimensionado no futuro. Se você salvá-lo como um png, tiff, gif, jpeg ou outros formatos raster (dica: confira se sabe quais tipos de arquivo permitem transparência de imagem), todo o seu trabalho terá sido em vão, a menos que também salve uma versão do logo em vetor.

A vantagem é que existem muitos formatos de arquivos vetoriais e qualquer um deles é adequado para garantir as futuras aplicações do seu design. O AI (Adobe Illustrator Artwork) é o formato de arquivo nativo do Illustrator. Ao salvar um arquivo, geralmente este é o formato selecionado por padrão, e se você trabalha somente no Illustrator e em sistemas que oferecem suporte a arquivos AI, basicamente não precisa fazer mais nada.

No entanto, se quiser colaborar com outras pessoas ou enviar o arquivo para o cliente para outros fins, é melhor escolher um tipo de arquivo vetorial padrão que não limite suas opções. O EPS (Encapsulated PostScript) e o SVG (Scalable Vector Graphic) são dois tipos de arquivos universais que funcionam em vários programas. O SVG também tem a vantagem de ser compatível com a maioria dos navegadores da Web. Portanto, convém salvar cópias do seu logotipo nos formatos AI, EPS e SVG para abranger todas as suas necessidades.

Nosso designer gratuito de logotipos faz isso e este é um aspecto essencial dos designs vetorizados. Se você não tiver o arquivo original do logotipo em vários formatos compatíveis, suas alterações poderão ser limitadas no futuro. Depois de salvar seu vetor nos formatos apropriados, é indicado salvar versões rasterizadas para uso em e-mails, etc., embora você sempre possa voltar e salvar em outros formatos, se necessário. Mesmo assim, esses arquivos serão necessários, pois muitas plataformas de redes sociais ainda exigem imagens rasterizadas em tamanhos específicos.

Sucesso Com o Design Baseado em Vetores!

Com essas dicas simples, esperamos tê-lo ajudado a compreender as vantagens de usar vetores nos seus importantes projetos de design. Embora as imagens rasterizadas ainda sejam muito utilizadas no design digital, os vetores são ideais para logos e imagens que precisam ser usados em diversos dispositivos, telas, aplicações de impressão, etc.

Quando você começar a trabalhar com vetores, nunca mais vai querer lidar com imagens raster pixeladas e borradas. Quem poderá culpá-lo?! Bem-vindo ao mundo dos vetores! Melhor ainda, acelere seu próximo projeto de criação de logo em vetor experimentando nossa ferramenta gratuita. É fácil para os novatos no mundo do design, e até os especialistas podem reduzir o tempo de criação ao carregar um de nossos belos designs em suas ferramentas de edição favoritas.