Imagine quantos clientes você perderia se você tivesse o nome de site da sua empresa estranho. Vamos dizer que as palavras são muito difíceis de soletrar ou o formato não faz sentido. E existem números e símbolos aleatórios em locais estranhos.

Poucas pessoas perderiam tempo tentando encontrar a sua localização. De fato, eles iriam para o próximo negócio na lista e nunca olhariam para trás. Uma oportunidade perdida.

Pode parecer ruim, mas as pessoas fazem esse erro todo o tempo quando criam um site. Entender como escolher um nome de domínio para a sua empresa pode te ajudar:

  • Diferenciar a sua marca dos concorrentes
  • Atrair novos clientes para o seu site
  • Prevenir spammers de roubar tráfego

Se o seu domínio é confuso demais ou genérico, os clientes ficarão mais propensos a terminar no site de um concorrente. Os usuários de internet não querem trabalhar duro para encontrar a sua empresa, então torne este processo fácil.

Siga essas dicas para escolher um nome de domínio que mantenha o fluxo de novos negócios.

1. Branding e otimização para motores de busca (SEO) devem andar juntos

Um nome de empresa existente é o lugar óbvio para se começar, mas nomes de domínio exatos não são fáceis de conseguir nos dias de hoje.
Os registros de domínio estão crescendo em torno de 6,8%, ou 21 milhões, ano a ano, de acordo com a empresa de registro de domínios e gestão de servidores
Verisign. Por causa dos dois motivos abaixo, você deve focar em criar um nome de marca forte.

  1. Credibilidade: Por muitos anos, nomes de domínio cheios de palavras-chave ranqueavam bem mais alto nas buscas. Domínios genéricos como MelhoresLavadorasDeRoupas.com.br ou ComoCriarUmLogotipo.com.br capturavam a maior parte do tráfego. Muitos desses sites são cheios de conteúdo ruim, e os usuários da internet aprenderam a não confiar neles.
  2. Longevidade: Graças a melhora dos algoritmos do Google, o SEO está se tornando secundário com relação ao branding. As tendências do SEO estão sempre mudando, dessa forma um nome de domínio focado em palavra-chave que funciona hoje pode ranquear muito mais baixo em um ano. Obter tráfego para o site de forma inbound constantemente a partir de fontes de qualidade é a melhor forma de ranquear bem. No longo prazo, ter uma marca confiável te dá mais credibilidade online.

As palavras-chave não são tudo, mas experimente incluir pelo menos uma quando possível. Grandes empresas tem um grande orçamento para promover escolhas de marca, dessa forma elas podem ser mais abstratas. Como um proprietário de pequena empresa, você pesca mais clientes quando o nome do seu domínio explica o que você faz. “Meu Negócio de Beleza” é um excelente nome de marca. Já Maquiagemdomeunegociodebeleza.com.br é um nome de domínio melhor. Ele fala aos seus clientes que você vende maquiagens, não produtos para cabelo ou acessórios da moda.

2. Use uma ferramenta de pesquisa de nome de domínio

Se você está pensando em um nome de empresa e nome de domínio ao mesmo tempo, diminua um pouco a sua lista com uma pesquisa de domínio. Coloque as palavras-chave ou valores que descrevem sua empresa para obter sugestões de domínio. Tenha em mente que você não deve limitar a sua escolha de nome para empresa baseado na disponibilidade da URL. Você pode modificar o nome tanto quanto for necessário para deixar a sua marca bem ajustada.

Imagine uma empresa que vende travesseiros e, em menor grau, outros produtos para cama. Sono Feliz e Sono feliz na Cama Ltda. são nomes possíveis para a loja física. Para causar um impacto online, o proprietário pode usar SonoFeliznaCama.com.br ou TravesseirosSonoFeliz.com.br como domínio. Ambos os domínios descrevem o produto e os valores – fazer travesseiros e manter os clientes felizes.

3. Adicione palavras que modificam o nome do sites

Agora mesmo, os proprietários de pequenas empresas estão montando lojas online aos montes. Isso significa que mais de 20 outras pessoas pelo Brasil podem ter o mesmo negócio que o seu. Na maior parte dos casos, você não quer alterar o nome da sua empresa quando ela já é um sucesso local. Uma melhor opção é adicionar palavras simples para aumentar suas chances de conseguir uma URL (nome de site) disponível que possua sua marca.

Outro problema é o preço. Quase sempre, alguém já comprou o domínio e cobra um preço mais caro por ele. Se você não pode gastar mais de R$4.000,00 pelo nome perfeito, usar uma variação leve do nome tenha um melhor custo-benefício. Considere esses modificadores de palavras comum abaixo:

  • Substantivos: Inclua o tipo de produto ou solução que você oferece. “Pães Doces” poderia virar “SobremesasDoces.com.br”. “Peças e Equipamentos para Bicicleta Cycle Pro” poderia virar “LojaCyclePro.com.br” ou “BicicletasCyclePro.com.br”.
  • Verbos: Use uma chamada à ação simples. Por exemplo, use prefixos populares das indústrias de tecnologia. Fale para os clientes o que você quer que eles façam. CompreTecidosLindos.com.br. ComaNoFranks.com.br. As possibilidades são infinitas, mas sempre pense em termos curtos que não farão o seu nome de site grande demais.
  • Locais: Adicionar um local específico pode ser limitante se você se muda. No entanto, eles são úteis se a sua empresa faz parte de uma franquia ou possui vários locais. PescaeEquipamentosSP.com.br e Pesca&EquipamentosMA.com.br faz com que seus clientes saibam que site serve qual estado no Brasil, por exemplo.

4. Mantenha as palavras do nome de domínio bem simples

Se você está fazendo um ótimo trabalho no marketing do seu negócio, os clientes vão te ver em mais de um lugar.
As recomendações boca a boca são o tipo de promoção mais poderoso que existe, então você precisa de um domínio que as pessoas podem compartilhar de forma fácil.

Outro problema são os concorrentes. Você já procurou um site específico e encontrou um negócio diferentes ao invés disso?
Se outras empresas possuem um nome similar com uma forma mais fácil de falar, elas podem obter o tráfego que iria para você.

Com isso em mente, foque em palavras reais quando puder. Se você preferir nomes inventados com palavras compostas ou com erros ortográficos, faça com que eles sejam bem similares ao ouvir quanto for possível. Pense em UOL, Microsoft ou Apple. Evite os números, pois as pessoas não vão saber se devem ou não soletrá-los.

5. Verifique se não há conflitos de marca registrada

Não ache que um domínio está seguro apenas porque ele estava disponível. Você deve verificar se ele não infringe uma marca registrada. Sem mencionar que alguns direitos da marca registrada dependem da indústria em elas estão inseridas. A Apple registrou o nome da sua marca na indústria da computação. Mas, você pode usá-lo sem problemas em outro setor. O INPI é um ótimo lugar para você começar a sua pesquisa de marca.

O domínio certo depende de como você planeja tocar o seu negócio. Nomes fantasia são os ideais quando você quer se destacar completamente da multidão. Se você está tocando uma operação sozinho, usar seu próprio nome pode ser o método mais fácil. Mesmo assim, alguns nomes são muito difíceis de falar e não funcionarão como um nome de domínio. Antes de comprar um domínio, olhe o nome completo em minúsculas. Quando as palavras estão juntas, elas podem ter significados que você não deseja, então preste atenção a esses detalhes fundamentais.

Você já possui um site estabelecido? Não tenha medo de registrar um novo domínio. Um nome forte pode aumentar o tráfego e fazer os clientes pensarem em você da próxima vez que precisarem de um produto específico. Para ganhar mais clientes, aprenda como escolher um bom nome de domínio que funcione a seu favor, não contra você.

> Está pensando em um novo nome de domínio para a sua empresa? Experimente nosso programa para pesquisa de de domínio para ver quais estão disponíveis e garanta logo o seu.