A pergunta que fica na mente de um proprietário de pequena empresa é como ganhar mais exposição.

Não importa o tamanho do seu orçamento de marketing, leva muito tempo, esforço e criatividade para ganhar novos clientes. Felizmente, você pode participar de grandes eventos para construir a sua imagem e ganhar atenção.

Sua comunidade é a melhor fonte de ideias de marketing local para pequenas empresas. Se o seu maior obstáculo é aumentar o tráfego para o seu negócio, eventos como feiras, festivais e conferências têm muito a oferecer.

Faça uma lista completa de que eventos os seus clientes geralmente participam e abrace a chance de promover ou divulgar a sua marca cara a cara.

1. Conheça a sua audiência

Descubra em que eventos locais seus clientes estão indo. Sites do governo e de viagem são ótimos lugares para encontrar calendários de eventos.

Se você vende comida ou artesanato, quase todas as feiras ou festivais são oportunidades de chamar atenção para a sua empresa. Já se você trabalha com um nicho específico, pense sobre como os seus clientes gastam o tempo.

O que deixa eles animados? Que tipo de artigos eles precisam antes, durante e depois de um evento?

A verdade é que você pode fornecer tudo o que eles precisam, mas um planejamento prévio é necessário para não ser surpreendido na hora do evento.

Patrocinar uma corrida de bicicleta local ou um show de acrobacias seria perfeito para um vendedor de bicicleta. Um vendedor de camisetas poderia ganhar muita grana em um festival de música ou um congresso, e um designer de móveis para crianças poderia arrasar em uma conferência para mães.

2. Pesquise eventos que darão lucro

Você não deve perder tempo e dinheiro em um evento que pode vir a ser um fracasso. Se os organizadores esperam 300 pessoas e apenas 50 aparecem, você pode não encontrar clientes suficientes para justificar os custos. Então, só participe de eventos já conhecidos.

Entre em contato com os organizadores do evento para descobrir:

  • Com que frequência o evento ocorre
  • A taxa de presença média nos últimos anos
  • Os dados demográficos de um cliente típico
  • Qual a porcentagem de participantes que vem de fora

O importante aqui é ter uma visão geral de como o evento será realizado, e se o seu público-alvo é suficiente para que você vá ao evento.

3. Decida o seu nível de envolvimento com o evento

Você está planejando comprar um estande ou apenas tirar vantagem do tráfego presente no evento?

Se for o seu primeiro evento, pergunte aos participantes veteranos como se destacar dos demais. Eles sempre possuem excelentes dicas sobre a sinalização correta ou, até mesmo, o local ideal para o seu estande.

Faça uma lista de tudo o que você precisa no dia do evento, e peça todas as mercadorias com bastante antecedência.

Lembre-se, a maioria das empresas locais estarão comprando mercadorias para se preparar para um grande evento. Dessa forma, você não quer ficar com falta de algo importante no último minuto.

Mesmo quando você não está envolvido nas festividades, você pode fazer negócios extras com turistas e a população local que estão com vontade de gastar.

Se você não conseguiu estar dentro do evento, planeje formas criativas de gerar tráfego para o seu negócio. Por exemplo, ofereça um desconto para qualquer um que mostrar que possui o bilhete para o evento.

4. Torne-se um patrocinador do evento

Patrocinar um evento é uma forma de mostrar o nome da sua empresa para várias pessoas. A melhor parte é que o patrocínio não vai pegar todo o seu orçamento. Geralmente, você possui duas opções:

  • Patrocínio fixo com níveis
  • Doações

Você deve pesar o custo de ser um patrocinador pagante. Peça a um organizador os detalhes de cada pacote e exatamente como as informações da sua empresa vão aparecer para os participantes do evento.

No nível mais alto, você pode ganhar anúncios de página inteira em um programa do evento, sinalizações do local, um estande e chamadas no rádio. Seja qual for o caso, assine um contrato por escrito para certificar-se que você obteve o nível de exposição desejado.

Você prefere doações? Doe um produto ou serviço que possui o potencial de trazer negócios recorrentes. Os dados dos clientes que você já possui podem ser de grande ajuda neste caso. Pesquise vendas passadas para encontrar produtos populares que abrem a porta para mais compras.

Uma outra opção é doar um espaço ou ponto para um evento. Os organizadores estão sempre procurando caminhos de cortar custos, especialmente para eventos espalhados por diversos pontos. Se você é dono do espaço, você possui maior poder de barganha para deixa sua sinalização em locais visíveis.

5. Faça suas próprias promoções com brindes

Não importa se você atende o evento ou não, brindes são uma forma de baixo custo de gerar “buzz”. Agora, você pode estar pensando, “Eu não possuo produtos incríveis. Eu não possuo produtos que sejam fáceis de embalar e entregar”.

Isso não importa. Cada produto tem um valor para o cliente certo, então foque em vender os seus serviços com uma experiência. Pense além dos produtos físicos. Imagine que você possua uma empresa de impressão ou uma pequena firma de contabilidade. Faça uma rifa por uma consulta ou pacote introdutório.

Não fique desencorajado se leva um pouco mais de brainstorming para encontrar a abordagem certa. Fazer marketing local é a mesma coisa de colocar uma aparência e personalidade humanas em sua empresa.

Imagine que você esteja abrindo uma empresa de personal training. Uma forma divertida de chegar nos seus clientes é montar uma tenda de água e petiscos em uma maratona, evento esportivo ou show de música. Faça a distribuição de brindes de alguns artigos saudáveis para os clientes que estão pretendendo tirar uma foto fazendo suas poses favoritas.

6. Colete informações do cliente

Manter contato com os clientes é a chave para conseguir indicações e negócios recorrentes. Os clientes são bombardeados com marketing em grandes eventos, dessa forma eles não se lembram dos vendedores. Encontre uma forma eficiente e respeitosa de conseguir informações de contato.

Muitas pessoas não querem ouvir você falar sobre a sua empresa por 20 longos minutos, mas ficam feliz em receber um cartão de visita. Se você dá brindes da empresa, peça aos clientes que levem um cartão de visita para sua coleção como contrapartida.

Imprima seus próprios cartões de visita, neles você deve incluir folhetos de redes sociais, dessa forma os clientes podem te seguir online nas mais diversas mídias.

Se você vende para o público, experimente coletar números de telefone e endereços de e-mail. Se os seus clientes são em sua maioria empresas, faça uma parceria com outros vendedores para negociar novos contatos.

Escolha proprietários de empresas que não sejam seus concorrentes diretos. Dessa forma, você pode fazer menos trabalho braçal e ainda alcançar clientes em potencial mesmo se você não encontrá-los no evento.

7. Promova o evento nas redes sociais

Leve o seu marketing local a um nível mais alto com as redes sociais. Twitter, Facebook, YouTube, Instagram e o Pinterest são ótimos lugares para construir o interesse do seu público-alvo.

Visite a página do evento no Twitter para encontrar hashtags populares. Hashtags são palavras ou frases curtas que identificam temas que estão bombando. Ao usar hashtags no evento, você pode chamar atenção de qualquer um que o está seguindo. Pense no impacto quando um evento possui milhares de seguidores.

Faça promoções relativas ao evento, que podem funcionar em qualquer site que escolher. Ofereça um desconto ou brinde pelo compartilhamento de tweets, fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo. Ao mesmo tempo, dê um motivo para que as pessoas parem no seu estande ou loja durante o evento.

O que vale, depois de tudo, é deixar sua marca visível ao ponto de aumentar bastante suas vendas e fazê-la inesquecível para o seu público-alvo.

8. Experimente e aprenda

Fazer marketing local depende de bastante prática. Mas não se preocupe, ele fica muito fácil quanto mais você interage com a sua comunidade. Certifique-se de se divertir e ser amigável com a equipe trabalhando no evento, pois boas energias dão uma excelente impressão.

O mais importante é focar naquilo que faz o seu produto especial. Quando você possui algo único e original para oferecer, você não terá problemas em ter excelentes ideias de marketing para as pequenas empresas.

Se você está se preparando para um evento local, certifique-se de promover a sua empresa com cartões de visita com a sua marca e sinalizações ou banners.