Qualquer pessoa pode aprender a como começar um blog de sucesso!

Essa também é a razão pela qual a Internet está cheia de sites abandonados…

Os proprietários de empresas ouvem histórias de sucesso incríveis sobre usar blogs para construir uma audiência. Eles então começam bem ambiciosos e loucos para promover ideias e aumentar as vendas.

E então, nada acontece!

Globalmente, os blogueiros escrevem um número estimado de 2 milhões de publicações por dia, de acordo com as estatísticas diárias de blogging do Worldometers e Technorati.

Imagine quantas dessas publicações não são lidas, deixando os blogueiros desencorajados e prontos para desistir…

A verdade é que os blogs são ferramentas de engajamento, não apenas um caminho mais rápido para vendas. Você deve dar aos seus leitores algo de valor, ou eles não vão continuar lendo seu blog.

Criar conteúdo relevante e constante demanda muito esforço, mas a recompensa a longo prazo vale a pena.

Em uma pesquisa sobre blogs feita pela Hubspot, o resultado mostra que empresas com 15 ou mais artigos de blog por mês obtêm cinco vezes mais tráfego que as empresas que não possuem blog.

As empresas B2B que publicam uma ou duas vezes no mês obtêm 70% mais leads que empresas que não possuem blog.

Se você não quer escrever para uma audiência pequena, trate o seu blog como uma segunda empresa. Quanto mais você estudar o seu mercado, mais você pode criar valor para seus leitores.

Continue lendo e aprenda como começar um blog de sucesso que traz clientes para a sua porta de entrada virtual.

1. Descubra que perguntas seus clientes estão fazendo

Um bom blog de pequena empresa começa fazendo as perguntas certas. Os clientes vêm até você pois eles possuem uma necessidade ou um problema.

Um blog te ajuda a construir credibilidade com os leitores, dessa forma eles pensam em seu negócio quando estão prontos para comprar.

Seu trabalho é fazer que aquela decisão de compra seja mais fácil ao oferecer informações especializadas de graça. Parece fácil, certo?

O desafio se encontra em conhecer os seus clientes e como eles pensam. Fale com os clientes sobre os problemas que eles encaram e as lacunas em soluções de produtos comuns.

Faça as seguintes perguntas:

  • Que fatores os motivam a buscar ajuda? Para fazer compras? Para gastar mais ou menos?
  • Que ideias criativas eles iriam gostar de implementar em casa ou no trabalho?

Use pesquisas para perguntar aos seus clientes que tópicos importam para eles, e nunca mais você sentirá falta de temas para falar no seu blog.

2. Foque em palavras-chave de cauda-longa

Todo o conteúdo online depende do tráfego de pesquisa pata obter visualizações. Use tudo que você sabe sobre seus clientes ideias para descobrir que palavras-chave eles estão buscando.

O Planejador de Palavra-chave do Google Adwords é uma ferramenta de pesquisa bastante útil.

Não cometa o erro de carregar o blog da sua empresa com palavras-chave curtas e populares. Muitas empresas no seu nicho estão focando as mesmas palavras, o que torna difícil para o seu site ranquear mais alto.

Ao invés disso, foque em palavras-chave de cauda longa para trazer clientes altamente interessados nos seus produtos ou serviços.

Palavras-chave de cauda longa são frases muito específicas com 3 ou mais palavras.

“Padaria” é uma palavra-chave ampla para uma grande variedade de massas. Já “Padaria com pães sem glúten em São Paulo” fala aos clientes exatamente o que o negócio vende.

Mais importante…poucos concorrentes usariam a mesma palavra-chave.

3. Crie um calendário editorial

Escreva regularmente e fique por dentro de tendências importantes com um calendário editorial.

Um calendário editorial te ajuda a planejar o conteúdo antecipadamente, ao invés de escrever qualquer coisa no último minuto. Construa uma programação em torno das temporadas de compras, produtos sazonais ou eventos empresariais que você participa.

Vamos dizer que a temporada de baile de formatura é o período mais cheio para o seu negócio de costura e consertos. Escrever sobre tópicos relacionados nas semanas próximas da temporada de baile de formatura pode gerar negócios para o seu site.

Aumentar suas publicações durante períodos mais tranquilos vai te economizar tempo na hora que as vendas começarem a aumentar.

4. Escreva títulos atraentes

Não importa se você é Hemingway escrevendo uma obra de arte para a web. Ninguém lerá seu blog se não clicarem em seus títulos.

Como já foi dito, as perguntas dos clientes e as palavras-chave devem ser a base para os seus títulos.

Pegue esse artigo como um exemplo. É provável que você já ouviu sobre os benefícios de um blog para pequenas empresas e quer que o seu tenha um bom começo. Então, você deve ter digitado uma pergunta no mecanismo de busca que te levou a esse artigo de blog.

Um ótimo título oferece a promessa de algo excitante ou útil. Ao mesmo tempo, inclua palavras-chave que mexam com emoções comuns.

Por exemplo, um “guia rápido e fácil” chama a atenção de profissionais ocupados. “Fatos loucos que você não conhecia” sugere aos leitores que eles vão perder se não clicarem.

5. Escreva artigos de blog aprofundados

Os mecanismos de busca são parciais com artigos mais longos escritos em linguagem natural, pois é menos provável que eles sejam spam. Com isso em mente, crie artigos detalhados que dão aos leitores informações prontas para resolver um problema.

Quando você escreve artigos autênticos e completos, outros sites linkam para o seu conteúdo, o que traz mais tráfego para o seu site.

E não tente falar de tudo em apenas um artigo. Divida grandes ideias em subtemas. Dessa forma você pode ter mais tempo para pesquisa e mostrar a sua credibilidade.

Traga histórias relacionadas em seus artigos sempre que possível, não importa se for de erros ou acertos. Os leitores são atraídos por experiências reais, e eles curtem blogueiros que os ensinam algo de valor.

6. Formate os artigos para uma leitura mais fácil

Você não vai se conectar com a sua audiência apenas falando, falando sem parar. Escreva de uma forma simples e amigável que seja fácil para que os seus leitores entendam.

Os leitores de internet sempre olham os artigos bem rápido atrás de informações relevantes. Mantenha os parágrafos curtos e quebre o artigo em seções com subtítulos, marcadores e imagens.

7. Promova os artigos nas redes sociais

Escrever um artigo de blog é o mesmo que aumentar a sua visibilidade, dessa forma aproveite oportunidades para interagir com os seguidores. Responda a comentários e indique aos leitores outros artigos relevantes quando eles fizerem perguntas.

Faça perfis nas maiores redes sociais, especialmente no LinkedIn, Facebook e Twitter. Como uma rede profissional, o LinkedIn é um excelente lugar para republicar um artigo de blog.

Se os seus compradores não são empresas, considere compartilhar conteúdo no Facebook, ao invés disso. No Twitter, você deve seguir empresas com uma audiência similar que não sejam concorrentes diretas.

Tenha o hábito de curtir e compartilhar o conteúdo deles. Enquanto você constrói familiaridade, recomende artigos específicos que podem ser úteis para a audiência que possuem.

Você também pode reutilizar o conteúdo do blog para as redes sociais, mas certifique-se que ele se encaixa na plataforma. Por exemplo, você pode transformar um artigo de blog muito longo em um infográfico para o Instagram ou Pinterest. Em seguida, transforme a mesma lista de dicas em um vídeo curto animado para o YouTube ou Vimeo.

8. Construa uma lista de assinantes

Se você não tem ideia de quem está lendo atualmente o blog da sua empresa, você pode estar perdendo leads incríveis. Uma coisa que muitos blogueiros se arrependem é de não ter começado uma lista de e-mail desde o começo.

Quando você começar o seu blog, inclua um pop-up ou espaço para a assinatura para que os leitores possam se registrar. Com uma lista de assinantes, você pode enviar e-mails aos leitores sobre novas publicações, perguntar sobre ideias de temas ou promover produtos.

Assim que aprender como começar um blog de sucesso, seja consistente com as suas publicações. Sites que são atualizados constantemente obtêm posições mais altas nos rankings de busca.

Um blog forte e bem escrito mostra que você está comprometido em ajudar os seus leitores. A sua reputação como um especialista aumenta enquanto mais pessoas compartilham o seu conteúdo.

Use o aumento do seu tráfego para identificar prospectos que estejam interessados naquilo que você tem a oferecer de melhor.

Você está buscando formas de construir uma presença online? Comece com um site personalizado para a sua empresa.