Você para de fazer marketing quando as suas vendas aumentam?

Esse é um erro comum que os proprietários de pequenas empresas cometem quando os pedidos estão chegando sem parar!

Em um segundo o negócio está bombando, e, logo depois, você tem meses fracos que te deixam lutando para conseguir novos clientes.

O Marketing é deixado de lado por vários motivos:

  • Você não possui um grande orçamento de marketing como as grandes empresas.
  • Você não sabe que opções de marketing local estão disponíveis.
  • Você não se sente confiante quando fala sobre o seu negócio.
  • Você não sabe as melhores formas de promover sua empresa localmente.
  • Você não sabe como medir o impacto dos seus esforços.

Relaxe!

O Marketing não deve ser assustador, e você pode facilmente ajustá-lo ao seu nível de orçamento e conforto.

Lembre-se que você ainda possui algo que as grandes empresas não! Familiaridade.

Grandes empresas gastam muito tempo e dinheiro tentando criar uma marca confiável.

Como um proprietário de pequena empresa, você coloca uma cara e uma personalidade aos seus produtos e serviços. Então, pense no marketing local como uma forma para a sua comunidade te conhecer. Aqui estão formas fáceis de começar.

1. Participe de uma Câmara de Dirigentes Lojistas

Toda grande cidade e vários municípios pequenos possuem uma Câmara de Dirigentes Lojistas. A maioria oferece eventos de networking mensalmente, onde você pode incluir seus serviços e referências comerciais.

Logo que você se torna um associado, as Câmaras publicam um perfil para divulgar a sua empresa.

Você também pode usar anúncios exclusivos de membro ou patrocinar um evento da Câmara para promover sua empresa na sua área.

Mais importante ainda, muitas pessoas entram em contato com as Câmaras para obter uma lista de empresas recomendadas.

Um estudo do Shapiro Group, Inc. e Market Street Services mostrou que clientes estão 44% mais propensos a comprar de membros de Câmaras de Dirigentes Lojistas.

Além de todos os benefícios já apontados, as Câmaras de Dirigentes Lojistas:

  • Constroem relacionamentos entre pessoas que investiram no comércio local.
  • Permitem que você conheça proprietários de empresas em indústrias relacionadas que não são seus concorrentes. Por exemplo, se você é dono de uma loja de equipamentos, você pode fazer parcerias com encanadores, contratados ou mecânicos para fazer uma promoção em conjunta dos seus serviços.
  • Permitem que você participe de mais de uma Câmara para crescer a sua rede de contatos.

2. Melhore o seu site com palavras-chave

Mesmo quando estão comprando localmente, os clientes sempre fazem uma pesquisa online por ideias e avaliações.

Mesmo assim, muitos proprietários de empresas constroem um site sem entender como os mecanismos de busca funcionam.

Acredite…você pode ficar surpreso, imaginando por que o seu site não atrai tanto tráfego quanto você espera.

O que é bom nisso tudo, é que algumas pequenas alterações no texto do seu site podem aumentar seus rankings nos mecanismos de busca. Simplesmente adicione locais às suas palavras-chave.

Imagine alguém buscando por “loja de artes” ou “materiais de arte”. Você teria que competir com milhões de vendedores em todo o país. Portanto, adicione tags de locais, como “Materiais de arte em São Paulo”, e a sua concorrência vai diminuir drasticamente.

3. Ofereça recompensas por indicação

Dê aos seus clientes fiéis um motivo para continuar a falar bem de você. Ofereça um produto ou serviço com desconto para trazer novos negócios.

O marketing boca a boca não tem preço!

Seus clientes confiam nos amigos e família para fazer boas recomendações. Sem mencionar que mesmo uma pessoa com uma grande rede de contatos pode ter um grande impacto no seu negócio.

4. Construa uma lista de e-mails

Todo mundo anda ocupado hoje em dia…

E os seus clientes podem adorar os seus produtos, mas eles possuem períodos de atenção muito curtos.

Se você não fica em contato, as pessoas vão para empresas que são mais envolventes. Por isso, é uma boa ideia pedir aos seus clientes para assinar uma lista de e-mails.

Enviar um e-mail é uma forma rápida de deixar os seus clientes saberem sobre novos produtos ou ofertas. Você também pode mostrar seu envolvimento em eventos da comunidade ou incluir um estudo de caso.

Compartilhar histórias curtas sobre grandes clientes mostra que você se importa com seus clientes mais do que o dinheiro. Você sabe como resolver problemas fundamentais para os seus clientes e se importa com a satisfação deles.

5. Peça avaliações online

Certifique-se que o seu negócio deixa uma boa impressão nas pessoas que pesquisam sua empresa online.

Faça contas em sites de avaliações populares como o Yelp e peça a clientes fiéis que escrevam sobre você. Clientes que falam muito bem dos seus produtos pessoalmente nem sempre divulgam o seu negócio.

Na maior parte do tempo, pedir é suficiente para motivar os clientes a escrever uma avaliação incrível sobre a sua empresa.

Mais à frente, você deve encorajar novos clientes a fazer o mesmo. Pedir uma avaliação logo após uma compra mantém a lembrança da experiência na cabeça dos seus clientes.

Se qualquer um dos seus clientes possui uma grande base de seguidores em sites de avaliação, a palavra dele pode enviar vários negócios de encontro a você.

6. Faça uma aula ou demonstração

No geral, compradores modernos são mais resistentes ao marketing agressivo. Algumas vezes, é mais lucrativo dar sem esperar nada em troca.

Isso é ainda mais verdadeiro se você faz produtos com um ticket médio mais alto, pois eles precisam de mais esforço para serem vendidos.

Fale com os seus clientes sobre obstáculos ou perguntas comuns que eles possuem. Se você vende ferramentas, os clientes podem te perguntas sobre a melhor forma de limpar calhas ou colocar prateleiras.

Os clientes também podem perguntar a um vendedor de artesanato como trabalhar com certos materiais ou consertar erros de costura.

O que quer que você saiba, use para construir confiança com os clientes!

Foque em como você pode ajudar as outras pessoas com uma aula curta demonstrando como resolver um problema. Ao mesmo tempo, você tem uma chance de mostrar sua expertise e exibir produtos específicos.

Crie uma chamada à ação (CTA ou call to action do inglês) para os clientes que participarem da aula. Monte um display com todos os produtos usados na demonstração, e fale mais sobre seu negócio cara a cara sempre que puder. Oh, e não se esqueça de obter os endereços de e-mail.

Seja criativo com o seu marketing local

O marketing local deve refletir os valores do seu negócio e personalidade.

Divirta-se com ele!

As pessoas sabem quando você não gosta do que está fazendo. E vice-versa. Seu entusiasmo em ajudar os clientes aparece quando você está motivado e entusiasmado. Encontre formas criativas de passar a sua mensagem.

Anúncios de jornal podem funcionar para um negócio, enquanto distribuir folhetos pode ser melhor para outro.

Como um bônus adicional, muitos métodos que você usa para promover o seu negócio localmente podem ser reutilizados para uma audiência online. Isso significa o dobro do impacto a um custo mínimo.

Você possui as ferramentas certas para promover o seu negócio? Dê uma olhada em alguns dos nossos produtos promocionais, como camisetas, canetas e banners. Não se esqueça de criar um site de negócios incrível para construir a sua presença na internet!