Cor é a primeira coisa que você vê em cada logo, mesmo quando não é um elemento fundamental em um design.

Nossos cérebros respondem à linguagem sensorial da cor antes que possamos processar palavras ou texto. Mesmo assim, cor é apenas uma parte da história.

Pense em um esquema de cores de logo como um quadro para interpretar sua personalidade de marca:

  • Os arcos da McDonald’s ainda incitariam diversão e fome se fossem azuis?
  • O alvo do Target capturaria a energia e a emoção de comprar se fossem roxos?

Uma combinação forte evoca as emoções certas do seu público, enquanto uma combinação fraca é confusa.

Armado com uma história de marca clara, você pode escolher cores que capturam os sentimentos por trás da sua marca. Precisa de inspiração para começar? Mantenha esses fatores fundamentais em mente para escolher os melhores esquemas de cores de logo para a sua empresa.

Padrões de design da indústria

O design de logo apresenta um dilema importante. Você quer que uma logo seja única e que se destaque da multidão. Por outro lado, as pessoas esperam que você firme em princípios de design que definam a sua indústria.

Você já notou que o vermelho é a cor mais comumente usada na indústria de restaurantes? Isso acontece, pois, o vermelho é uma cor forte que evoca, excitação, energia e fome.

Dado que o azul simboliza confiança e segurança, ela é a cor comum das empresas de tecnologia, finanças e comunicações. Marcas ecológicas tendem a usar o verde, enquanto o roxo é uma escolha popular para produtos que são indulgentes ou criativos.

O preto reina entre as marcas de luxo, e o amarelo é ideal para produtos ligados a confiança e otimismo. Use os padrões da indústria como um ponto de início para as suas ideias.

Ser diferente é bom, mas nunca deve ser um acidente de percurso. Se você decide sair da norma, faça escolhas de marca intencionais que adicionam à sua história.

Personalidade e valores de marca

Normalmente, você não julgaria um livro pela sua capa. Mas com os logotipos, é inteligente pensar num nível básico primeiro. Quando você escolhe cores com associações fortes, você pode influenciar uma reação visceral do espectador.

Experimente fazer uma lista de traços, emoções e palavras de ação para descrever sua personalidade de marca. A sua empresa possui autoridade? É tradicional? Divertida? Na moda? De ponta? Inovadora? Sofisticada? Peculiar?

Que cores vem à mente quando você pensa sobre os seus valores de marca? Você está imaginando mais de uma cor? Cores que interagem bem de um ponto de vista de marca e visual fazem a fundação perfeita para um esquema de cores de logo.

Dê uma olhada no logo da Dunkin Donuts para ter uma inspiração. Ele passa a ideia de calor humano e amizade de laranja com a doce e feliz sensação do rosa. Ambas as cores são derivadas do vermelho; e como um resultado, todo o design é alegre e energético.

Os toques finais de marrom juntam o preto com a terra e conforto de apreciar produtos cozidos e o café recém-colhido.

Posicionamento de marca

As escolhas de cores fazem uma declaração sobre a sua posição na indústria relativa a outras marcas. Depois de tudo, duas empresas podem vender produtos similares e possuir pouco em comum.

Imagine as diferenças entre os restaurantes de sanduíche Subway e Panera Bread. Ambas as logos usam o verde para representar comida fresca que você pode confiar. Mesmo assim, o amarelo na logo do Subway evoca o serviço rápido e o marketing divertido da marca. Quando você olha toda a imagem, ela retrata de forma precisa a Subway como um restaurante divertido, fresco e que cabe no bolso.

O verde e a paleta bege do logo da Panera Bread vai em uma direção diferente. A emparelhamento das cores terrosas reflete um restaurante amigável e saudável com pão e ingredientes naturais feitos em casa.

Básico das cores

As tendências mudam, mas o básico das cores sempre são o mesmo. Não importa que aparência você quer alcançar, olhe para esses relacionamentos de cores clássicos para ter ideias.

Esquemas de cores monocromáticas

Um esquema de cores monocromáticas usa variações de cor que vêm da mesma tonalidade base. Você pode usar três técnicas para alterar uma tonalidade.

Adicionar branco cria um tom, enquanto adicionar preto cria uma sombra. Misturar diferentes variações de cinza com uma matiz cria um tom. Esquemas monocromáticos sempre usam muito espaço negativo para balancear as mudanças sutis das cores.

Exemplos: Animal PlanetOreoWilly Wonka Candy Co.

Esquemas de cores primárias

Vermelho, amarelo e azul são a base de todas as cores. Experimente quebrar esses tons saturados claros com brando ou limitar uma cor a uma área pequena. Você também pode jogar fora as três e diminuir para duas cores.

Exemplos: IkeaMcDonald’sPepsi

Esquemas de cores secundários e terciários

Cores secundárias são o produto de misturar as cores primárias. Cores terciárias são o resultado de misturar uma cor primária com uma cor adjacente secundária. Por exemplo, vermelho e laranja criam o vermelho-laranja, enquanto amarelo e laranja criam amarelo-laranja.

Assim como as cores primárias, cores secundárias e terciárias são distribuídas igualmente ao redor da paleta de cores. Como resultado, elas oferecem equilíbrio visual.

Exemplos: Phoenix SunsFedExSlack

Esquemas de cores complementares

Já pensou por que o vermelho e verde fazer as cores perfeitas para o Natal? Elas são complementares. Complementos são diretamente opostos um do outro na paleta de cores.

Dessa forma, azul e laranja são complementos, e assim são a amarela e roxa. Complementos todos possuem uma cor quente e bacana, satisfazendo nosso desejo natural pelo contraste.

Exemplos: Mountain DewTaco BellMozilla Firefox

Esquemas de cores análogos

Procurando por menos contraste? Um esquema análogo combina uma cor com os dois (ou quatro) tons adjacentes. Digamos que você começou com amarelo-verde. As duas cores adjacentes são amarelo e verde, como na logo da BP. Esquemas de cores análogos são uma escolha popular para logos de gradiente.

Exemplos: BPInstagramMastercard

Alterar o tom e saturação de uma cor pode te ajudar a fazer uma paleta de cores que represente a sua marca. Quer ser mais forte? Use mais contraste e saturação. Prefere uma aparência mais conservadora? Use menos cores ou abaixe a intensidade delas.

Composição e estilo da logo

Deixe que o estilo da sua logo dite quanto ou que pequena cor usar. Uma cor única pode ter um grande impacto em uma logo mínima, enquanto mascotes e brasões são sempre detalhados.

Foque em manter a legibilidade do design. Não existem muitas pessoas que querem tentar decifrar uma fonte feita a mão escrita em amarelo bem claro.

Pense em como você vai quebrar a cor. As marcas como NBC e Google provam que você pode colocar várias cores lado a lado. Entretanto, elas funcionam melhor quando distribuídas igualmente e contidas em seções claras. Caso contrário, use tons, matizes e sombras para temperar partes de um design.

Variações de cores são infinitas. Depende de você desenvolver um esquema de cores que envie uma mensagem envolvente sobre a sua marca.

Quer testar nossas cores de logo diferentes? Use nosso criador de logo para editar cores em seu design.