Se você está apenas começando como um empresário ou proprietário de pequena empresa, você pode não saber muito sobre design de logotipo.
Antes de planejar o primeiro design do seu logotipo, separe um pouco do seu tempo para aprender algumas dicas e truques envolvidos na criação de um logotipo atrativo e memorável. Um desses truques é usar o espaço negativo no seu design de logotipo.

O que é um espaço negativo?

Negative-space-logo-NBCDe acordo com o site Fotógrafo Profissionalo espaço negativo é “o espaço em branco ao redor de um objeto em uma imagem”. É o espaço sem conteúdo, os espaços entre as palavras, e o espaço ao redor dos símbolos no seu logotipo.

Um bom exemplo disso é o logotipo da NBC de 1986. Esse logotipo icônico brilhantemente mostrava as penas de um pavão numa cor mais pesada, mas usava o espaço negativo para delinear o corpo do pássaro mostrando um visual incrível.

Jogue um jogo mental com seus visitantes

Negative-Space-logo_Guild-Food-WritersO espaço negativo é sempre usado para fazer truques com a mente de quem está vendo a imagem.
Muitos trabalhos de arte usam o espaço negativo para comunicar outra camada de significado, ou para fazer uma ilusão na mente das pessoas sobre o que está sendo visto nos primeiros segundos.

No mundo dos logotipos, um excelente exemplo de espaço negativo é o logotipo da Guild of Food Writers. O logotipo destaca o nome da organização em uma fonte preta sans-serif. Acima do nome, você tem a ponta de uma caneta de tinta fina. Entretanto, o espaço perto da ponta da caneta possui o formato de uma colher. A imagem é simples, mas consegue comunicar bem ambos o conceito de escrita e comida de alta qualidade.Seu design de logotipo e espaço negativo também devem transmitir tal aspecto sem prejudicar a imagem e passar uma mensagem simples e direta ao seu público-alvo.

Crie um símbolo ao fazer a combinação de letras

Negative-Space-logo-FedExSe você está interessado em usar o espaço negativo, experimente colocar letras e símbolos mais próximos dentro do seu logotipo e ver o que acontece. Você já notou a seta escondida dentro do logotipo da FedEx? Não? Ela é bem visível e pode te dar várias ideias!

O espaço negativo entre o “E” e o “X” forma uma simples seta branca, ilustrando de forma adequada o movimento para frente da empresa. Esse logotipo é bem simples, mas ele possui um uso tão efetivo das cores e do espaço negativo que ganhou vários prêmios de design.

Faça um recorte para revelar mais formato Negative-Space-logo_Girl-Scouts

Existe um símbolo que você já usa para a sua empresa? Coloque esse símbolo na cor sólida em um fundo branco e dê uma boa olhada nele para analisá-lo.
Existe parte dele que você poderia recortar para revelar um segundo formato? Uma parte que também reflita seu negócio e a sua missão? Lembre-se que a criatividade é muito importante!

A organização de escoteiras “Girl Scouts” baseou seu logotipo no formato do rosto de uma garota, colocando as mulheres no centro da sua marca e mostrando realmente ao que veio.

Coloque palavras dentro da imagem

Negative-space-logo-Boom-BurgersVocê também pode fazer uma imagem icônica maior e colocar texto dentro dela usando o espaço negativo. Pegue, por exemplo, o restaurante “Boom! Burgers”ele destaca o formato negro de uma vaca, com a palavra “Boom” escondida no espaço negativo branco. mas sabe o que é mais interessante ainda?

O ponto de exclamação é feito de forma sábia com o rabo da vaca. Como as vacas geralmente são retratadas com manchas negras e brancas, a imagem faz sentido visual para os espectadores, além de ter um grande impacto neles.

Use a imagem única do seu produtoNegative-space-logo-Alchimiste

Você é especialista em um produto em particular? Talvez você possa encontrar uma forma sutil de inclui-la em seu logotipo no meio do espaço negativo.
O Alchimiste Microbrasserie 
n Joliette no Quebec usa o “A” como parte do logotipo deles; mas, ao invés de seguir letras maiúsculas, eles transformaram o espaço negativo dentro do “A” no formato de uma garrafa de cerveja. Pode ter certeza que existe uma forma para que você faça algo similar com o seu logotipo e diferenciar sua marca completamente das outras.

Para obter mais ideias de como usa o espaço negativo no design do seu logotipo, pesquise alguns dos modelos do nosso criador de logo. Lembre-se de manter o seu uso de espaço negativo sutil, mas efetivo, e você terá sucesso em chamar a atenção do seu público-alvo e conquistar mais clientes.