Escolher um nome para a sua empresa não deveria ser um projeto secundário que você lida depois do seu “trabalho real”.

Um nome é a primeira coisa que as pessoas aprendem sobre a sua empresa e ele mostra a todos para o que você veio. Ele também informa as suas escolhas de marca, marketing e produto.

Dessa forma, escolher o nome certo para a sua empresa irá simplificar muitas das suas decisões de negócios enquanto ele cresce.

Quando você não possui nenhuma ideia de como escolher um nome para a sua empresa, você perde tempo pesquisando muitas opções ruins. Defina diretrizes para retirar as piores ideias e evitar fazer escolhas ruins que irão te frustrar.

Podem haver milhares de palavras que descrevem o que você faz, mas apenas algumas das combinações vão atingir a meta que você precisa. Um excelente nome de domínio:

  • Transmite a originalidade da sua marca
  • Constrói interesse em seus produtos
  • Soa atrativo
  • Possui uma pronúncia muito fácil
  • Passa a ideia de um nome de domínio memorável

Quer formar uma conexão instantânea com os seus clientes? Aprenda como escolher um nome de empresa que fala por ele mesmo.

Crie uma lista de palavras-chave

Palavras-chave fortes e criativas são os blocos que fazem parte de um ótimo nome de empresa. Faça essas perguntas fundamentais para ajudar no brainstorm de ideias:

  1. A quem o seu negócio serve? Pense por que a sua audiência escolhe você ao invés dos competidores. Quais são seus valores e expectativas? Seu nome deve refletir o tipo de pessoas que você serve. Um nome divertido pode se encaixar bem em uma loja de móveis da moda ou em uma loja para jardim. Mas um nome conservador seria melhor para um contador ou corretor de imóveis.
  2. Que tipo de soluções você fornece? Experimente juntar tudo o que tem de valor em poucas palavras. Descreva traços que fazem a sua empresa, produtos ou modelo de negócios único. Algumas palavras mostram de cara quem é você? Por exemplo, o YouTube é um site de compartilhamento de vídeos que possui conteúdo gerado pelo usuário.
  3. Que valores você quer projetar? Coloque-se no lugar do seu cliente. Que sentimentos ou experiências você quer que as pessoas tenham quando usam o seu produto? Nomes como “Bar para Conforto” e “BarradeEnergia” transmitem a experiência que eles querem entregar.
  4. Que símbolos têm relação com os valores do seu negócio? Imagens possuem um significado profundo, e elas podem inspirar nomes de marca únicos em sua indústria. O nome do Twitter te lembra algo? Os fundadores visualizaram um fluxo sem parar de conversas na Web, bem parecido com pássaros piando.
  5. Quais são os padrões da indústria? Descubra que convenções de nome são comuns em sua indústria e seja diferente. Você pode evitar problemas legais ao escolher palavras com uma conexão figurada com o seu produto. Em outras palavras, seja menos óbvio. A palavra “puma” não possui conexão com tênis, mas ela captura a ideia de velocidade e agilidade atlética.

Use seu próprio nome para inspiração

Usar seu nome pessoal pode ser limitante, mas não subestime incidentes de sorte. Se o seu nome se relaciona com a solução que a sua empresa oferece, considere formas inteligentes de construir uma marca em torno dele.

Imagine um proprietário de loja de hardware chamado Tom Hammer ou uma fornecedora de papel chamada Maria Paige. Os nomes são sempre as melhores formas de começar para que os freelancers construam uma empresa sozinhos. Você é a cara da empresa, dessa forma o seu nome cria um reconhecimento da marca instantâneo.

Não importa se você está fazendo uma marca local ou global crescer, evite usar um nome que seja muito comum ou difícil de soletrar.

Pode haver centenas de lojas chamadas Suprimentos para Pesca do João pelo país. Por outro lado, Disney funciona perfeitamente como uma marca. O nome é raro e místico, enquanto é também muito fácil de falar e soletrar.

Pense a frente e evite limitações

Empresas de sucesso crescem e mudam. Um excelente nome é adaptável e não vai precisar ser mudado a cada vez que a sua empresa cresce. Para criar impacto que dure, evite se fechar nessas limitações comuns:

  • Categorias de produto: empresas passam por muitas fases de crescimento. Se tudo vai bem, você acabará expandindo os tipos de produtos. Mire em categorias amplas ao invés de produtos específicos. Equipamentos esportivos servem para produtos futuros, enquanto equipamentos para alpinismo se aplica a só uma atividade.
  • Locais: você está planejando trabalhar em um lugar a sua vida inteira? Não importa. Você poderia fazer uma mudança, começar uma franquia ou expandir para cidades próximas. Fique de mente aberta com uma visão do futuro. Ter um nome no local faz com que clientes pensem que você serve uma área.
  • Nomes de domínio: frequentemente, proprietários de empresas dispensam um bom nome porque o domínio não está disponível. Em muitos casos, compradores de domínio compram as URLs excelentes e cobram um preço salgado por elas. Se o nome não está sendo usado por uma empresa real, considere comprá-lo. Você também pode ajustar o nome à sua URL. E, é claro, você possui a opção de comprar o nome de domínio exato, assim que ele estiver num preço razoável.
  • Marca registrada: faça pesquisas para certificar-se que não existem problemas de marca registrada. Você pode verificar a marca registrada no INPI, e descobrir se existem conflitos ou contrate um advogado experiente.

Faça um teste com os melhores nomes

Experimente palavras-chave em arranjos criativos para encontrar combos com o significado e som corretos. Você pode usar uma ferramenta como Bust a Name para gerar uma lista mais rápido. O Wordoid também é uma ferramenta útil para juntar palavras e ter algumas ideias.

Enquanto você brinca com as palavras, evite copiar frases da moda associadas com grandes marcas. Quem precisa de outro nome como “viajemais”, “brasil” ou “cerrado”?

Quando você tiver candidatos fortes, comece a procurá-los com uma combinação bem-feita. Certifique-se que os nomes não possuam significados secundários ou gírias que irão refletir mal na sua empresa.

Leia os nomes em voz alta e procure palavras sem qualquer espaço para evitar problemas. A depender do seu negócio, certifique-se que o nome não possua uma má conotação em outro idioma.

Faça um favor a si mesmo, e deixe as opiniões de fora para quando o processo estiver terminado. O feedback dos clientes ou amigos pode ser útil, uma vez que você já tenha uma lista. No entanto, se você pedir opiniões cedo demais, pode correr o risco de ser inundado com ideias que vão fazer você se perder.

O mais importante é fazer certo na primeira vez. Mudar um nome de empresa estabelecido pode ser caro e confuso para os clientes. Escolha o nome da sua empresa hoje mesmo, e você terá a fundação para fazer a sua marca crescer por muitos anos.

Assim que tiver decidido um nome, o próximo passo para fazer o branding da sua empresa é criar um logotipo original. Dê uma olhada em alguns dos modelos no nosso criador de logo para obter muitas ideias e fazer a sua empresa crescer!