Você já deu uma boa olhada em qualquer negócio que tem bastante sucesso? A primeira coisa que você vai notar é que ele foca em uma coisa bem específica… o marketing.

Uma empresa pode fazer os melhores e mais refinados produtos e serviços disponíveis no mercado, mas se ninguém a conhece, é provável que ela não vá deslanchar.

Se você não está fazendo o marketing da sua empresa, através dos canais de marketing disponíveis, você pode ter certeza que não está no caminho certo.

A verdade é que o mundo do marketing mudou muito nos últimos 10 a 20 anos. O marketing digital pode até ser a principal estratégia de marketing hoje em dia, mas está longe de ser o “buzz” que você precisa para a sua empresa.

Para criar um plano de marketing de sucesso para a sua empresa, nós separamos 6 canais de marketing essenciais que você deve conhecer.

1. Redes sociais

Talvez as redes sociais sejam um dos canais sociais que possuem o maior impacto no mundo do marketing. Maior até do que qualquer coisa que veio antes delas!

Praticamente quase todo mundo usa as redes sociais, pois elas não são tão caras para promover um negócio. No momento que você entende como trabalhar com alguns dos canais de marketing mais populares para fazer o marketing da sua empresa, todo o processo fica bem fácil.

Quando você começa uma campanha nas redes sociais, pense em postar pelo menos em três plataformas populares ao mesmo tempo, pois isso ajuda a alcançar audiências diferentes. Os canais sociais recomendados são:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
  • Snapchat

Comece com alguns deles e cresça a partir daí. Você pode sempre mudar sua campanha enquanto ela está rodando.

O mais importante a ser lembrado é postar de forma consistente e fornecer conteúdo aos usuários que seja útil e os ajude no seu dia a dia. Você vai notar que a sua audiência vai crescer a cada post que eles curtem, seguem e compartilham.

2. Site profissional e design de logo

Vamos encarar os fatos, estamos em 2017! Sites pouco atrativos, com nada além de uma fonte chata listando o nome da sua empresa, não vão te favorecer quando se trata de atrair novos negócios.

Ter uma presença forte na web é tudo hoje em dia, e apenas possuir um site não é o suficiente como era, digamos, em 1997. Em primeiro lugar, você precisa de um logotipo eficaz que mostra a personalidade do seu negócio e o destaca dos concorrentes.

Sem dúvidas, possuir um layout de site profissional pode ajudar a diferenciar sua empresa em um mercado cada vez mais concorrido.

Sempre mostre suas informações de contato em vários lugares do seu site. Essa é a chave para ajudar as pessoas a entrar em contato com você.

3. Newsletters enviadas no e-mail

Você acha que newsletters são uma coisa do passado?

Você está enganado!

Enviar uma newsletter para o seu público-alvo de forma consistente pode não apenas ajudar a manter as pessoas interessadas em seu negócio, mas também revigorar a atenção daqueles que possam talvez tê-lo esquecido.

Não importa se é um anúncio que você está aguardando fazer, um artigo de blog que seus assinantes vão achar importante ou algo parecido com os dois anteriores, manter o nome da sua empresa na caixa de entrada deles deve ser uma prioridade para ter sucesso.

Mesmo que uma newsletter via e-mail seja eficaz, enviar muito conteúdo para os seus assinantes e deixá-los sobrecarregados não é uma boa ideia.

Você deve pensar em e-mails mensais. Caso contrário, você pode ver uma alta taxa de desistência de assinatura da sua newsletter, além de perder a oportunidade de se comunicar e promover seu negócio para eles.

4. Anúncios locais

O marketing digital é crucial no dia a dia, mas isso não significa que os esforços de marketing tradicionais, como anúncios locais, não tenham o seu lugar.

Se você possui um negócio local, o marketing tradicional pode ser muito útil. E mesmo se você está mirando ganhar exposição nacional, não machuca estar presente nas mídias locais.

Quando você escolhe canais de marketing tradicionais para explorar, considere publicações locais, estações de rádio e canais de televisam que a sua audiência usa.

5. Feiras de negócios

Existem milhares de feiras de negócios ao redor do mundo todos os dias, e muitas delas podem fazer parte da sua indústria. Na maior parte dos casos, estar envolvido em um circuito de feira de negócios é uma excelente forma de conseguir novos negócios, especialmente se você possui um produto único para oferecer.

Se a sua empresa nunca participou de uma feira de negócios no passado, como com eventos menores se possível. Achar espaços neles é muito mais fácil e mais barato.

6. Reviews online

Sua presença online significa tudo para a sua empresa. O único problema é que você quase sempre não possui controle sobre o que as pessoas falam sobre a sua empresa na Internet.

Mas, você pode influenciar uma reputação online. Como? Ao fornecer uma experiência do usuário incrível e incluir “calls to action” (chamadas à ação), também conhecidas como CTAs, aos clientes através das suas páginas sociais, newsletters e outros canais.

Quando você pede para que os seus seguidores postem uma review positiva em sites como Angie ou Yelp, pode ser que aconteça um boom em suas vendas. O melhor de tudo é que essa é uma técnica de marketing sem nenhum custo.

No geral, não assuma que as pessoas estão prestando atenção, faça com que elas prestem atenção. Foque em melhorar seus esforços nos canais de marketing e o resto vai acontecer.

Se você está pronto para começar a promover o seu negócio, dê uma olhada em alguns dos nossos produtos de marketing como cartões de visita, camisetas personalizadas e sacolas de compra com a sua marca. Atraia atenção para o seu negócio!