Você já passou bastante tempo pensando, mas já está pronto para lançar o negócio que você sempre sonhou há anos!

Seus planos estão definidos, você escolhe o nome de empresa perfeito e você está começando a pensar em divulgar a sua marca.

Mas…espere!

Você usa uma ferramenta de pesquisa de nome de domínio só para descobrir que o nomedasuaempresa.com.br não está disponível.

Como o nome do seu domínio já foi registrado?

Bem…isso acontece!

Nomes de domínios .com.br curtos podem ser difíceis de achar esses dias. O número de registros de domínios no Brasil já chega perto de 4 milhões.  Enquanto você pode pensar que o seu nome é bastante original, muitos dos bons nomes já foram usados.

Pode ser que alguém já esteja usando para um site, ou apenas gostou do nome e queria ficar com ele. Talvez haja um negócio futuro que ele ainda não colocou em prática…

Existem vários motivos pelos quais o seu nome de empresa pode não estar disponível como um domínio .com.br.

Não entre em pânico! Você possui várias opções.

É claro que você pode tentar comprar seu domínio do proprietário atual (se ele estiver querendo vender), mas você ficará limitado a quanto você é capaz de pagar.

Algumas vezes essa não é uma opção prática!

Nota: Antes de comprar um domínio alternativo, certifique-se de que mais ninguém esteja usando o nome do seu negócio.

Se o seu nome de empresa dos sonhos já foi registrado como marca, você não quer ter problemas legais ou causar confusão para o cliente. Isso pode ser um sinal que você precisa começar com um novo nome.

Se não há nenhum problema com marca registrada no nome da sua empresa, mas o domínio .com.br que você tinha em mente foi pego, existem várias formas criativas de pensar em um nome.

Faça um time de funcionários ou amigos e comece a pensar com a nossa lista de sete coisas inteligentes para fazer quando o seu domínio já foi registrado:

1. Coloque palavras antes ou depois do nome da sua empresa

Digamos que o seu nome de domínio ideal deveria ser mercadoholístico.com.br. Você pode começar ao tentar omercadoholístico.com.br ou meumercadoholístico.com.br.

Experimente variações que tendam a funcionar bem com o nome da sua empresa, mas mantenha tão simples quanto possível.

2. Adicione uma palavra de ação

É uma modificação simples, mas isso pode realmente virar o jogo!

Vamos pegar como exemplo o nome de empresa Comidas da Dona Sheilla. Você não consegue achar um nome de empresa com esse nome, mas comidasdadonasheilla.com.br não está disponível.

Brinque com verbos adjetivos como comprecomidasdadonasheilla.com.br ou obtenhacomidasdadonasheilla.com.br. Isso não apenas funciona, mas fornece uma mensagem de chamada à ação não sutil.

3. Inclua um termo relevante que não seja quase parecido com o nome da sua empresa

Digamos que o nome da sua empresa é Fotografias Carlos, mas fotografiascarlos.com.br não está disponível. Brinque com ideias como memoriasdocarlos.com.br, fotografiasprofissionaiscarlos.com.br ou carlosfotos.com.br.

4. Experimente incorporar a geografia (se fizer algum sentido)

Incorporar cidades, países e até mesmo estados não vai funcionar em todos os casos, mas pode ser uma forma relevante de diminuir as suas opções de domínio disponíveis.

Digamos que você possui uma banda sertaneja baseada em São Paulo chamada Melhor de 3, mas melhorde3.com.br já foi registrado. Ao invés disso, saopaulomelhorde3.com.br poderia funcionar.

5. Pense em uma palavra completamente nova

É fato que existe muita competição por nomes de domínio que outras pessoas também possam pensar. Entretanto, você pode sempre repensar o seu nome de domínio ou empresa completamente ao inventar uma nova palavra.

Pense bastante nisso! O Google conseguiu. Assim como o Yahoo e o UOL…

6. Dê um pontapé em sua criatividade com ferramentas

A fonte de inspiração secou? Não se desespere. Experimente usar uma ferramenta de busca de nome de domínio para gerar nomes de domínio automaticamente.

7. Use uma extensão de domínio diferente

Se você realmente adora o seu nome de domínio escolhido e as alternativas não estão funcionando, você pode sempre usar uma extensão de domínio diferente.

.Com.br é a mais comum, mas existe uma grande variedades de extensões e elas continuam a crescer. Com centenas de extensões disponíveis, existe muito mais flexibilidade hoje em dia.

Também, a depender de onde você espera que muito do seu tráfego online venha, muitos visitantes podem nunca perceber que você NÃO possui uma extensão .com.br.

Se o tráfego vem de links indicados (como nas redes sociais) e buscas, os visitantes do seu site provavelmente não irão notar a sua extensão de domínio.

Algumas das extensões mais comuns que você provavelmente já viu são .biz, .net, .ly, .guru, mas existem também opções para várias indústrias, como:

  • .roupas
  • .pizza
  • .florista
  • .tecnologia
  • .co
  • .ind
  • .online

…você pegou a ideia. Se você quer aprender mais sobre as várias extensões de domínio, você pode ver grande parte deles no site do registro.br.

Não importa se você está pensando em modificar seu nome só o suficiente para encontrar um .com.br relevante e disponível, ou se você está começando do zero, aqui estão alguns pontos para saber selecionar bem nomes de domínio:

  • Seja memorável. Se as pessoas podem lembrar o seu nome, elas serão capazes de encontrá-lo online.
  • Seja simples. Curto e fácil é o ideal. Experimente manter o nome com uma ou duas palavras e evite palavras difíceis. Evite hifens, traços, ou erros intencionais. Isso apenas complica ainda mais.
  • Seja relevante. Seu nome de domínio deve mostar o que a sua empresa faz.
  • Se alguém já possui uma marca registrada, fique fora dela!
  • Se você está determinando um novo nome de empresa e estará usando contas de redes sociais também, certifique-se que todos os nomes apropriados estão disponíveis nos seus sites preferidos, dessa forma você pode manter tudo consistente.

Boa sorte com a escolha do seu nome de domínio e lembre-se que ele não tem que ser permanente. Sua escolha .com.br original pode um dia tornar-se disponível, se você escolher fazer a transição.

O mais importante é que você comece a sua presença online com um nome de domínio simples, memorável e relevante que ajude os clientes certos a te encontrar online de forma fácil.

Assim que tiver selecionado seu nome de domínio, coloque a sua empresa online com o nosso criador de sites fácil de usar.