Pensar em marketing nas redes sociais te dá dor de cabeça?

Construir uma comunidade online fiel em torno de sua empresa é um processo exigente. E, embora haja inúmeras maneiras de começar, dar os primeiros passos é complicado. Toda questão leva a outra questão, como:

  • Quais plataformas de redes sociais são adequadas para o seu negócio?
  • Como obter clientes para conferir seus perfis nas redes sociais?
  • Como você mantém uma audiência comprometida após ganhar seguidores?

Aqui está uma escolha inteligente que você pode fazer hoje – pare de trabalhar como um cego:

“Planeje uma estratégia que te permita medir seus esforços, em vez de apenas esperar que eles funcionem.”

As redes sociais são menos complicadas se você estudar suas ações e resultados. À medida que os padrões emergem, você aprende a concentrar seus esforços nos lugares certos. Leia mais dicas simples sobre como usar as redes sociais para pequenas empresas.

1. Compreenda os benefícios de cada plataforma

As empresas inovadoras estão sempre encontrando novas maneiras inteligentes de usar as redes sociais para pequenas empresas. Mas por enquanto, um rápido resumo de canais-chave pode ajudá-lo a decidir por onde começar.

FACEBOOK

O Facebook é um ótimo lugar para construir a comunidade através de narrativas e publicidade. Uma página empresarial permite que você compartilhe notícias e mídia, responda perguntas e conecte-se aos interesses dos clientes.

TWITTER

O Twitter é um site de networking rápido para compartilhar notícias curtas, mídia e promoções. O formato de micro-mensagem de um Tweet é um gancho efetivo para direcionar o tráfego para sites de negócios.

INSTAGRAM E SNAPCHAT

Nesses sites de compartilhamento de fotos e vídeos, os usuários criam histórias visuais, escrevem legendas e seguem as tendências. As ferramentas de filtro permitem adicionar efeitos visuais para tornar as mensagens multimídia mais animadas.

LINKEDIN

O LinkedIn é uma rede de negócios e um site de recrutamento para conhecer outros profissionais. Você pode publicar artigos ou hospedar e participar de grupos para discutir tópicos relevantes. O LinkedIn é ideal para construir uma reputação como especialista em tópicos e serviços B2B de marketing.

PINTEREST

O Pinterest permite aos usuários criar e compartilhar galerias de imagens temáticas. Você pode criar quadros para trocar ideias, promover produtos e aumentar as vendas online.

2. Use a segmentação e filtragem baseadas em localização

Como uma pequena empresa, a segmentação de um público local é o melhor uso de seus recursos.

As pessoas que não estão interessadas em sua empresa ficam aborrecidas por postagens e anúncios irrelevantes. Ou pior, elas simplesmente ignoram você porque você não oferece nada de valor para elas.

Então, como você consegue clientes potenciais em sua área?

O Geotargeting permite que você exiba anúncios e conteúdo para os usuários com base em sua localização. Digamos que você tenha uma agência de viagens. Você pode segmentar clientes em sua cidade ou município, em vez de todo o estado.

Todas as principais plataformas de redes sociais oferecem filtragem e métricas, incluindo Facebook, Twitter e Instagram.

Quanto mais opções de filtragem você usa, mais você pode reduzir seu público para encontrar leads fortes. Provavelmente, você tem uma ideia de quem são seus clientes, mas dados reais podem te dizer mais.

Comece com dados demográficos conhecidos, como localização e renda. Em seguida, use métricas para identificar o público secundário que você talvez não esteja ciente. Por exemplo, você pode assumir erroneamente que a maioria dos pais estão interessados ​​em seus pacotes de viagem. Um olhar mais atento sobre os dados poderia revelar um grande seguimento de jovens solteiros.

3. Crie incentivos para o geotagging

A prova social é uma valiosa moeda para pequenas empresas. Os consumidores procuram pessoas em que confiam para recomendações. Como resultado, o geotagging oferece publicidade e influência instantâneas.

O caminho para uma compra geralmente é curto quando os clientes estão procurando empresas locais. Ver uma análise brilhante com uma tag de localização dá aos clientes um motivo para agir no futuro próximo.

A melhor maneira de obter resultados é pedir o que você deseja. Dê aos clientes motivação para marcar sua localização quando fizerem uma compra. As pessoas carregam smartphones em todos os lugares que vão facilitando a inclusão de uma foto no local.

Considere oferecer um desconto na próxima compra de um cliente para publicar uma foto do Facebook ou Instagram com uma geotag.

Se um cliente tiver centenas de amigos, imagine quantas pessoas podem ver essas fotos no feed. Você pode até oferecer um desconto de “obrigado” para os clientes que marcam você várias vezes ao mês ou ganham muitas curtidas em uma postagem marcada.

4. Acompanhe o sucesso das postagens nas redes sociais

Twitter, Facebook e Instagram têm excelentes métricas para monitorar impressões e engajamento. Cabe a você decidir que métricas são importantes antes de iniciar uma campanha. Um número elevado de impressões não importa se nenhum desses cliques se transformar em conversões.

Tente identificar as formas de engajamento que levam a conversões. Por exemplo, os clientes locais que curtem uma postagem geotagged podem ter mais chances de visitá-lo. Descubra o que impulsiona seus clientes e refine as suas postagens para motivar essas ações repetidas vezes.

5. Estude a anatomia de uma ótima publicação

Não siga mil marcas online apenas porque deu na cabeça. As campanhas bem-sucedidas devem servir de orientação para o seu conteúdo.

O marketing é uma ciência, e as pessoas que aprendem a seguir fórmulas fortes ganham influência consistentemente. Aprenda a fazer perguntas produtivas, tais como:

  • Os meus clientes são mais engajados pela leitura ou por imagens e vídeos?
  • Meus títulos ou mensagens têm uma chamada à ação?
  • O meu texto vai direto ao ponto?
  • Todos os elementos das minhas postagens se concentram em uma única chamada para ação?
  • Eu crio e compartilho conteúdo relevante para o público-alvo?

Com estes pensamentos em mente, preste atenção em posts que atraem muita atenção. Estude como as marcas em sua indústria usam um texto curto e rápido que vai diretamente ao coração de um problema ou dúvida.

Pense nos aspectos atraentes que tornam difícil a foto ou o vídeo serem ignorados. Em seguida, teste mensagens semelhantes, fazendo pequenas alterações ao texto, cores ou fotos. Alguns formatos são melhores do que outros e o teste é a única maneira de saber se você está obtendo as maiores conversões possíveis.

6. Jogue seus conhecimentos no ringue

Se você deseja que sua expertise atinja muitas pessoas, envolva-se em fóruns populares e sites de Perguntas e Respostas.

Os grupos Quora e LinkedIn são ótimos lugares para responder perguntas e criar visualizações ao longo do tempo. Ambos os sites tornam mais fácil aos leitores seguir um link para sua história de biografia ou carreira. Quando você fornece informações úteis sobre esses sites, os clientes automaticamente o veem como uma autoridade.

Preste atenção às perguntas recomendadas listadas em cada página. Você pode aumentar a sua presença na web adicionando seus dois centavos em clusters de páginas relevantes. Você pode até mesmo ser citado em um blog, artigo ou Tweet de tempos em tempos.

7. Visualize comentários de usuários para ideias de tópicos

Não sabe em que ideias de tópicos se concentrar?

Comece a prestar mais atenção ao que as pessoas estão dizendo nas suas páginas de redes sociais. Quer você perceba ou não, os seguidores fornecem muitas ideias de tópicos relevantes em seus comentários.

Os comentaristas fazem perguntas ou mencionam os tópicos sobre os quais eles querem que você aprofunde.

Reserve alguns dias por mês para mergulhar profundamente nas seções de comentários em seu blog, vídeos do YouTube e postagens de redes sociais. Você pode dar um passo adiante e hospedar pesquisas mensais ou semanais para permitir que os usuários escolham seus tópicos favoritos. Em ambos os casos, você está colocando seu tempo em conteúdo que é garantido ser bem recebido.

8. Planeje conteúdo em série

Aprender a reutilizar material pode ajudá-lo a publicar conteúdo com mais frequência. Quando a maior parte dos seus esforços em redes sociais acontecem internamente, muitas vezes é difícil poupar o tempo. Assim que pesquisar ótimos tópicos, crie um plano para reutilizá-los para várias plataformas.

Digamos que você escreva uma postagem no blog sobre escolher um nome comercial. Você pode transformar as etapas principais em um infográfico.

Transforme essas imagens em um pequeno vídeo para o Facebook ou Instagram. Em seguida, planeje uma série de Tweets numerados apresentando erros que devem ser evitados ao escolher um nome.

Você pode até mesmo criar citações de imagem para o Pinterest ou escrever um ebook, mais com informações mais detalhadas. E, claro, você pode enviar uma newsletter por e-mail mantendo os assinantes atualizados sobre todo esse conteúdo incrível.

As possibilidades são infinitas!

Mas, o mais importante é que você pode colocar conteúdo em todas as suas principais plataformas sem deixá-los muito pobres.

9. Faça uma declaração memorável

Só estar presente nas redes sociais não faz o impacto necessário. Você precisa de uma visão clara combinada com uma visão das necessidades do cliente.

Enquanto você pode aprender com grandes marcas, pense em destacar o que é especial sobre sua pequena empresa. Os clientes que “compram pouco” esperam personalidade, o que é difícil para as grandes marcas alcançar.

E não deixe seus objetivos principais se afastarem de você. Tenha certeza de que cada publicação e interação tenham uma função e um resultado positivo.

Uma forte estratégia de redes sociais é orientada por objetivos. Ela une muitos pontos de contato para fornecer uma experiência consistente, não importa onde os clientes se envolvam com sua marca.

As redes sociais são apenas uma das muitas maneiras de se comunicar com os clientes. Coloque tudo isso junto com o nosso guia para criar um plano de marketing estratégico.