Quando você está pronto para criar um site para a sua empresa, pode ser confuso entender todo o jargão da Internet. Mais provavelmente, você possui várias questões sobre onde começar:

  • O que são servidores web e URLs?
  • Qual a diferença entre um site e um domínio?
  • Como e onde um site “vive” online?

A configuração básica do site é tão simples que você poderia ter um novo site pronto e executando em apenas algumas horas. Você precisa apenas de três coisas para começar:

  1. Um nome de domínio para o seu site
  2. Uma plataforma para construir e gerenciar seu site
  3. Um lugar para hospedar seu site

Vamos dar uma olhada em termos fundamentais para entender como um site funciona.

O que é um site?

Uma página inicial do site com barra de navegação.

 

Um site é um grupo de páginas relacionadas que estão linkadas juntas através de um nome de domínio. Um site típico possui uma página inicial com uma barra de navegação listando outras páginas web.

Cada página pode servir a um propósito diferentes e possuir texto ou mídia extra. A fim de mostrar de forma correta em um navegador web, os sites devem seguir uma codificação padrão e guias estruturais.

Entretanto, muitos construtores de sites populares tais como Squarespace ou FreeLogoServices são feitos pensando em iniciantes. Você pode personalizar seu site sem nenhuma habilidade de design, e a plataforma automaticamente gera o código.

O que é um nome de domínio?

Um nome de domínio identifica um endereço web.

 

Um nome de domínio é um endereço que identifica a localização única do seu site online. Pense em um nome de domínio como as direções para o seu site.

Quando as pessoas digitam o nome em uma barra de endereços, o navegador pode descobrir onde o seu site está hospedado. Um nome de domínio consiste das palavras que vêm após o “www”. Um site com várias páginas possui um subdomínio para cada página. Por exemplo:

  • Domínio principal do site: facaginasticacomigo.com.br
  • Subdomínio para blog: facaginasticacomigo.com.br/blog
  • Subdomínio para post de blog individual: facaginasticacomigo.com.br/blog/2018//6/21/motivos-para-fazer-ginastica

Tem uma coisa sempre em mente — um nome de domínio registrado pode existir sem um site. De fato, especuladores compram milhares de nomes de domínio não usados na esperança de vendê-los a um preço mais alto.

Um site não fica vivo até que o nome de domínio aponte para o site e hospedagem. Também é possível ter vários domínios direcionando para o mesmo site.

Você pode ser criativo e escolher qualquer nome de domínio que quiser, quando ele já não foi registrado. Encontre um domínio ao procurar nomes disponíveis em um registrador de domínios, como GoDaddy e Registro.br.

       > Dica útil: Experimente nossa ferramenta de busca de nome de domínio para pesquisar por nomes disponíveis.

Você deve para uma taxa anual para ser dono de um domínio e renovar seu registro.

Se o seu domínio expira e outra pessoa o compra, você pode fazer uma oferta para tentar ganhar novamente a propriedade. Entretanto, a maioria dos vendedores vão cobrar muito mais que a sua taxa anual de renovação, dado que o domínio está em demanda.

O que é uma URL?

Uma URL é o endereço completo para um site.

 

Lembra-se de como um site pode ter mais que uma página sob o mesmo domínio? Cada página precisa de um endereço exato para identificar sua localização no site como um todo.

Isso é verdade mesmo quando um site possui uma página única. Um Localizador de Recursos Universal (URL) é o endereço completo para cada página web.

O que é uma hospedagem web?

Sites para simples na superfície, mas eles são basicamente feitos de dados e diretórios de arquivos. Uma hospedagem web armazena e processa todos esses arquivos em computadores conhecidos com servidores web.

Muitas plataformas de construção de sites vendem domínios e hospedagem web, tornando fácil para iniciantes criar um site rapidamente. Você também pode encontrar seu próprio fornecedor de hospedagem web, o que é conhecido como hospedagem própria.

WordPress.com e WordPress.org são exemplos perfeitos. WordPress.com é uma plataforma de blogging que fornece modelos e hospedagem de site. WordPress.org é o programa de desenvolvimento de site que você pode baixar grátis.

Mas você deve pagar por uma hospedagem separada para colocar seu site online. Algumas plataformas web de hospedagem incluem:

  • Bluehost
  • HostGator
  • GoDaddy
  • InMotion Hosting

Escolher a hospedagem certa afeta o custo, velocidade e segurança do seu site. Uma hospedagem deve ser confiável com servidores de backup e poucas interrupções. Você não quer que um site de empresa fique fora de serviço em horários imprevisíveis, afastando clientes.

Outra coisa a considerar é hospedagem compartilhada versus dedicada. Com a hospedagem compartilhada, o fornecedor hospeda vários sites no mesmo servidor. Como resultado, cada site possui banda limitada, e é cobrado do proprietário por exceder o limite.

Hospedagem dedicada significa que o seu site é o único no servidor. Servidores dedicados são melhores para sites maiores com um grande volume de tráfego.

Muitas hospedagens web oferecem uma assinatura mensal ou anual, com uma porcentagem descontada para a última opção. Alguns apenas oferecem opções anuais, o que pode ser difícil pagar logo de cara com um orçamento apertado.

Publicando o seu site

Agora que já domina o básico, vamos discutir como um site vai ao vivo. Sempre que você navega na Internet, navegadores web enviam requisições entre servidores especiais, conhecidos como Sistemas de Nome de Domínio (DNS).

Enquanto é fácil para humanos ler as palavras, os computadores comunicam-se com números. Servidores DNS traduzem domínios em identificadores numéricos ou endereços IP.

Essa troca complexa ajuda um servidor a validar um site e URL, e acontece em segundos.

Servidores DNS possuem endereços IP únicos. Essa é a razão pela qual é importante apontar seu nome de domínio para os servidores DNS corretos para publicar o seu site.

De forma simples, é uma forma de falar para outros servidores onde o site vive online. Você pode usar o mesmo nome de domínio mesmo se você se mover em uma plataforma de hospedagem web diferente.

Sua plataforma de hospedagem web pode cuidar dessa etapa final quando o fornecedor também hospeda seu nome de domínio. Se você está trabalhando com dois fornecedores separados, sua hospedagem de site vai te falar que endereços IP segmentar.

Dimensionando seu site para as suas necessidades

A melhor coisa sobre criar um site é saber que há espaço infinito para melhorias. Ter um site limpo e funcional online é essencial para construir a sua marca.

Ao mesmo tempo, você deve sempre procurar formas de melhorar a experiência do usuário enquanto a sua empresa cresce. A Internet é um lugar flexível, dessa forma você não é obrigado a continuar com qualquer site que tenha começado.

Precisa de ajuda para montar o seu site e deixá-lo perfeito? Dê uma olhada em nossos pacotes de site personalizados. Faremos todo o trabalho para você!