Todos nós conhecemos o logo da Nike, mas você sabia que ela custou apenas $35 dólares? Ou que o primeiro logo do Twitter custou apenas $15 dólares?

Pense em todas as marcas mais reconhecidas do mercado. Agora visualize seus logos. São fáceis de reconhecer, certo? Isso ocorre porque os logotipos existiam bem antes do início da era do marketing. Considere a Apple sem a maçã ou a Nike sem o seu símbolo.

Um logo de pequena empresa é provavelmente a ferramenta mais crítica no arsenal de promoção dos produtos. Não é apenas uma marca aleatória. Ele dá à sua pequena empresa uma identidade que representa seus valores principais e a sua missão. Se executado de forma correta, essa identidade pode imediatamente vender a sua marca para clientes em potencial. Um design de logo de empresa ruim vai deixar seus clientes longe. Não ter nenhum logotipo, no entanto, é um erro bem maior ainda.

Seu Logotipo Não É Sua Marca

Antes que olhemos nos 10 motivos por que é vital criar um logo para a sua empresa, vamos manter uma coisa clara: Seu logo representa a sua marca, mas ele não é a sua marca. Através das cores, fontes de logo de empresa e design de logo, ele retrata a personalidade da sua empresa, assim como a roupa que você está usando transmite quem você é. As roupas que você usa não são você, mas elas revelam seu caráter e personalidade aos outros.

Portanto, desenvolver seu logo deve tomar um pouco do seu tempo. É um esforço estratégico que irá impulsionar toda a sua publicidade no futuro. Ele não deve ser tratado de qualquer forma.

Então Quem É Você?

Mesmo se a sua empresa é muito pequena, ela precisa de uma identidade. Seu mercado-alvo deve saber quem você é. Um excelente logo é uma das melhores formas de alcançar o reconhecimento. Ele pode atrair seu público-alvo e diferenciar você dos concorrentes. Sem mais delongas, aqui estão 10 motivos pelos quais a sua pequena empresa deve ter um logo.

A Primeira Impressão É A Que Fica

Seu logotipo é a cara da sua empresa e como dizem por aí, “Você tem apenas uma chance de criar uma primeira impressão”. Você quer que o nome da sua empresa apareça em texto comum ou, ao invés disso, com um design incrível? Você não iria querer que essa fosse a primeira impressão que os clientes veem, correto? Não. Você provavelmente quer que os seus clientes fiquem impressionados logo de cara.

Um logo é uma excelente forma de fazer uma boa impressão em seus clientes em potencial desde o início. Eles vão ter bastante tempo para te conhecer melhor no futuro. No começo, ter um logo diz muito sobre a sua empresa.

Deixa Você Reconhecido

Um logotipo de empresa deve ser fácil de reconhecer em impressões pequenas ou grandes. Você quer que os seus clientes reconheçam a sua empresa com facilidade, não importa se é um anúncio digital no telefone de alguém, em uma camiseta ou em um outdoor. Seu logo deve ter um design simples e não deve competir com os logos de outras empresas. Você não quer iniciar uma campanha de publicidade com algo que os clientes podem confundir com um logo de marca registrada.

E você deve saber que ter um logo que parece uma marca registrada de outra pessoa pode trazer para a sua empresa problemas legais. Logos populares são conhecidas no mundo todo, não importa a mensagem contida ali.

Promove a Fidelidade de Marca

Além de impulsionar o reconhecimento de marca, seu logo também pode ser uma ferramenta efetiva para cultivar a fidelidade de marca. Seu logo pode dar aos clientes algo para se apoiar, tanto fisicamente quando mentalmente, se. Baseado na sua marca, é possível distribuir itens promocionais ou anúncio que mostram o seu logotipo.

Várias empresas dão canetas gratuitas e camisas da empresa com o logotipo bem mostrado nelas. Embora isso possa ser útil para obter novos clientes, também pode ser uma incrível forma de construir apreciação e fidelidade para a sua marca.

Constrói Confiança em Sua Empresa

Se a identidade de marca está em evidência, os logos com certeza são os grandes responsáveis pelo crescimento. Você pode criar confiança entre os seus clientes com um logo que positivamente comunica a sua mensagem a eles. Se o seu cliente-alvo é uma pessoa jovem que gosta de patinar no gelo, o seu logo não deve parecer que está vendendo para um adulto mais velho. Pessoas mais velhas podem preferir um logo com uma fonte serifada mais convencional. Por outro lado, as fontes mais modernas sans-serif podem conquistar mais os jovens. Fontes serifadas são incríveis se você quer transmitir força e longevidade, mas as sans-serif são mais amigáveis.

O mesmo caso se aplica a sua escolha de cores. O azul transmite confiança. Amarelo em excesso faz os seus clientes ficarem ansiosos. As emoções provocadas pelas cores são uma ciência completa, e você pode capitalizar sobre essa informação para criar um design de logo que faz os clientes se sentirem ótimos sobre a sua empresa mesmo antes de terem falado com você.

É Prova do Seu Profissionalismo

Não existe um negócio real sem um logo! A verdade é que embora os logos são simplesmente uma pequena parte das operações do dia a dia da sua empresa, elas ainda são criticamente importantes. Na sociedade em que vivemos, os clientes em potencial adquiriram certas expectativas. Eles imaginam que uma empresa confiável e séria deve ter um logo que se destaca.

Ao criar o seu logo profissionalmente, você automaticamente se destaca do resto dos concorrentes que podem ter desenvolvido seu design em algo da moda e apressado, o que os faz falhar em apreciar completamente o valor do desenvolvimento da marca.

Revela a Sua Identidade

Um dos motivos pelos quais o logo da Nike faz tanto sucesso é o fato que ele reflete o negócio da Nike. A deusa grega da vitória está por trás do nome da Nike, e o símbolo simboliza a habilidade de quase voar que alguém deve ter ao usar o tênis da Nike.

Outros logos de marcas bem conhecidas claramente comunicam o que a empresa faz, o que ajuda os clientes a saber o que eles podem esperar da empresa imediatamente. Isso previne que o cliente se confunda. E existe um excelente motivo pelo qual os logos destacam uma certa imagem.

Cria uma Conexão Emocional

Dê uma olhada em todos os logos famosos. Como eles fazem você se sentir? Os logos são sempre a primeira coisa que constrói a conexão emocional que você tem com as suas marcas favoritas. Considere esses dados de Marketing e Empreendedorismo:

  • 80% dos clientes acham que as cores impulsionam o reconhecimento de marca
  • 93% das decisões de compra são feitas baseadas nas percepções visuais
  • 7% dos clientes dizem que compram um produto por causa da cor

Essa é a razão pela qual sua pequena empresa precisa de um logo que seja especificamente criado para gerar uma reação positiva dos clientes. Se os clientes se conectam ao seu logo, provavelmente não irão esquecer a sua empresa. E se eles possuem boas memórias do seu negócio, eles provavelmente irão comprar seus produtos e serviços novamente. Por outro lado, se o seu logo for criado com um design ruim, isso pode representar más notícias para você. Novamente, você cria a sua primeira impressão com seu logo e como dizem por aí, “Você só possui uma chance para impressionar”.

Destaque-se da multidão com a Sua Logo de Pequena Empresa

Não importa o produto ou serviço que você vende, você terá muitos concorrentes. Isso é um fato. Dessa forma, como se destacar dos seus concorrentes? Bem, um logo é uma ferramenta eficaz que te ajudará a fazê-lo. Você possui poucas chances de se provar. Um logo representa seu negócio visualmente e é uma forte maneira de deixar uma impressão e alimentar a sua identidade de marca. Um logo mostra aos seus clientes que você se importa com eles e quer ser o melhor em sua área.

Cria Consistência

Agora estamos numa era onde as empresas existem em várias plataformas, incluindo sites, blogs, Facebook, Twitter, instagram, panfletos, pacotes informativos, cartões de visitas, etc. Isso significa que a sua identidade de marca deve estar estampada em todos os lugares. Aqui, algum tipo de resistência é crítico, garantindo que a sua empresa está claramente e apropriadamente representada onde quer que ela apareça. Esse tipo de consistência irá garantir que você continue com a imagem profissional e melhore o valor daquela fidelidade de marca forte que você precisa construir.

Aumenta as Expectativas

Após ficar acostumado com as Apples, IBMs e Nikes desse mundo, esperamos que todo negócio tenha algum tipo de aparência profissional na forma de um logo apropriado pelo menos. Se uma empresa não possui esse ativo essencial, por que alguém faria negócios com ela? Sem um logo, todos esses pontos ficam de lado, e nenhum esforço real ainda seria colocado no design, desenvolvimento e manutenção das imagens frontais de uma empresa’. Você pode não pensar ativamente sobre isso (a menos talvez que você seja um designer de logo) mas algo como essa atitude está definitivamente acontecendo e irá ter um grande impacto na escolha de influenciar as pessoas a se cadastrar na sua empresa ou na de um concorrente.

Concluindo

Enquanto você possa ter vários outros problemas para resolver quando estiver construindo a sua empresa, não se esqueça da importância de investir em um logo forte. Um logo profissional para pequenas empresas é um investimento muito bom que valerá a pena no decorrer do caminho. Quanto mais cedo você construir um, melhor será para a imagem da sua empresa.

Se a sua empresa ainda não possui um logo, ou mesmo que tenha um, mas ele precisa de melhorias ou alterações, visite a FreeLogoServices para encontrar o melhor design de logo para a sua empresa.