Você já considerou fazer um evento para promover a sua marca? Você não tem que ser uma empresa grande para fazer essa estratégia de marketing impactante. De acordo com a revista Home Business Magazine, fazer um evento ajuda no brand awareness (consciência de marca) e aumenta as suas conexões.

O fundamental para fazer um evento poderoso é o Branding de Eventos. Pense no seu evento como a sua marca com um toque picante. Se você está considerando fazer um evento para a sua empresa, nós fizemos um Guia Completo abaixo.

Antes de começar, certifique-se de que o logotipo da sua empresa é da melhor qualidade. Se o seu logotipo precisa ser trabalhado, dê uma olhada nele e siga essas orientações para o rebranding antes de compartilhá-lo com o mundo.

Guia Completo para Branding de Eventos

Se você decidiu criar um evento, você quer que ele se torne um evento “imperdível”. Tenha em mente que o seu evento deve chamar a atenção para que comentem sobre ele por anos. Para um evento anual, você quer que eles voltem e tragam amigos e companheiros de trabalho da próxima vez.

Siga esse guia para alcançar o seu objetivo sem gastar muito.

Branding de Eventos

Você entende a importância de fazer o branding da sua empresa, então o branding de eventos é similar.

O branding de eventos é uma combinação de todos os elementos que vão em um evento. O marketing, a localização, as experiências, os patrocinadores e muito mais. Você deve considerar planejar todos eles nos mínimos detalhes.

Quanto mais único for o evento, mais gravado ele fica na sua memória. Um evento poderoso pode até mesmo criar uma marca própria.

A Experiência

Coloque-se no lugar do seu cliente e perceba o evento a partir da perspectiva dele. Visualize o evento desde a primeira exposição, ao caminhar no local do evento, sinta a experiência de apenas estar passeando. Você quer que eles tenham sentimentos e emoções poderosos após o seu evento. Isso requer conhecê-los e aperfeiçoar o evento para necessidades únicas.

Enquanto você visualizava o seu evento, ele possuía uma sensação consistente? Quando você começa com a primeira exposição com as informações de marketing do evento até a última parte, na pesquisa de acompanhamento, você cria a consistência necessária para marcar o seu evento.

Crie um Logotipo do Evento

Considere pegar o seu logotipo e transformá-lo em um logo de evento. Esse segundo logo deve estar em cada pedaço do seu material. Ele permite que o evento desenvolva sua própria marca e relação com o cliente. Como ele inclui o logotipo da sua empresa, ele faz uma conexão automática dentro do cérebro dos seus clientes.

Não se preocupe, você também vai usar o logotipo da sua empresa atual de formas únicas.

Crie um Site do Evento

Utilize o logo do evento como base para o site do evento. Gaste algum tempo nisso, pois pode ser o primeiro contato que o seu cliente tem com o seu evento. Ele deve chamar a atenção visualmente, combinar com o tema do evento e promover engajamento.

Veja as cores e fontes do logotipo. Elas devem ser consistentes por todo o site, por todo o material de marketing e pelo evento propriamente dito. Preste atenção ao design e certifique-se que ele fala com os seus clientes.

Aqui está a sua primeira oportunidade para compartilhar a proposição de valor do seu evento. Você quer que os visitantes do seu site façam uma conexão imediata com o seu evento e o benefício de atendê-lo. Certifique-se de resumir os principais pontos e destacar a exclusividade do seu evento.

Não Esqueça os E-mails

Se você estiver planejando um evento, vai enviar vários e-mails a todos os participantes. Seus e-mails devem transmitir o tema e a mensagem do evento. Utilize isso como uma outra oportunidade para envolvê-los antes de participar de seu evento.

O tom do seu e-mail é importante para criar uma conexão emocional com seus clientes. Haverá um conjunto padrão de e-mails enviados a todos os participantes, mas treine a sua equipe para garantir que outros e-mails enviados aos participantes correspondam a esse tom.

Se o seu evento for formal, evite e-mails de gifs e emoticons. Todos os e-mails devem reiterar o valor em participar e os valores da sua empresa.

Você também pode considerar oferecer eventos extras ou BRINDES para os participantes que trazem outras pessoas para seus eventos.

A Promessa, A Garantia, O Lema do Evento

Certifique-se de ter clareza sobre o que seus clientes irão receber neste evento. Esta é a sua proposta de valor. Quando você estiver claro sobre a promessa, expresse isso claramente ao cliente. A peça final do quebra-cabeça é entregá-lo.

Você está criando uma promessa para seus clientes. Por exemplo, se você é uma empresa de impressão de mala direta, este evento treinará seus clientes para criar poderosos cartões postais de mala direta? Resuma a promessa em algumas palavras-chave e use-a como o lema do evento.

Foque nas seguintes coisas para garantir que a promessa do seu evento é poderosa.

  • Seu evento é exclusivo? Existem outros eventos para criar um poderoso cartão postal de mala direta? Como está a sua melhor? Qual é o benefício de participar do seu e não dos outros caras?
  • Seu evento é relevante? Quais são as necessidades ou pontos problemáticos de seus clientes? Como o seu evento vai abordar essas questões? Isso exigirá uma profunda compreensão do seu cliente. O foco no avatar do seu cliente ajudará você a identificar essas necessidades.
  • Seu Evento é “Real” e Autêntico? Você deseja usar seu evento para aumentar a credibilidade da sua marca. Não finja, seus clientes perceberão. Seja fiel a si mesmo e à sua marca.

De acordo com Gallup, “A Satisfação do cliente não conta”. Em geral, os clientes que estão extremamente satisfeitos em uma escala de 5 pontos não frequentam as lojas de varejo tanto quanto aqueles que estão satisfeitos e envolvidos emocionalmente com a marca. Obviamente, você deve realizar um evento de alta qualidade, mas não se esqueça de amarrar tudo às emoções deles.

Conexões Emocionais

Então, como você cria conexões emocionais com seus clientes? Volte ao avatar do seu cliente. Qual idioma você está usando quando fala com eles? Como você está interagindo com eles fora da venda? Você está envolvido com eles nas redes sociais? Use as etiquetas de nome do criativo para o seu evento. Elas permitem que você direcione seus clientes pelo nome deles, o que melhora a conexão deles com você.

Os eventos são uma excelente forma de se conectar com seus clientes em um nível mais profundo, para otimizar essas conexões emocionais com a sua marca através de todo o material do seu evento.

Formas Únicas de Usar o Logo Já Existente da Sua Empresa

Anteriormente, mencionamos a criação de um logotipo do evento, mas você usaria o logotipo existente de maneiras únicas. Confira esta lista para saber como usar o seu logotipo.

  • Integre o logotipo da sua empresa na decoração do evento. Você pode incluí-lo na primeira página de cada slide, mas já pensou em projetá-lo no chão para um evento social? Pense em maneiras de usar seu logotipo além de pendurá-lo na parede. (A propósito, deveria estar lá também.)
  • Personalize a sua comida e bebida. Você já deve ter considerado um logotipo em festas, mas e quanto a um coquetel de empresa ou evento? (Certifique-se de incluir uma versão não alcoólica.) Coloque seu logotipo em cupcakes ou biscoitos durante o café. Agora você pode personalizar seus canudos. Pense em maneiras de integrar seu logotipo no lado social do seu evento.
  • Personalize itens para os participantes. O evento não precisa ser grande para ter um impacto emocional e pessoal. Aborde todos os participantes usando seu nome. Certifique-se de conhecer o seu público-alvo, este é um campo com base no primeiro nome ou a maioria de seus clientes usa o título, como a Sra.
  • Considere BRINDES. Obviamente, você colocaria seu logotipo no BRINDE que você distribuir, mas você pode torná-lo único? Canetas e adesivos são legais, mas que tal fazer o branding com algo que eles usariam regularmente. Coloque a marca em uma unidade flash ou bateria de backup para o seu telefone. Isso manterá a sua marca na mente por muito tempo após o evento.
  • Seja social. Coloque logotipos nos seus funcionários e deixe-os visíveis para ajudar no evento. Você também deseja compartilhar o máximo possível nas redes sociais; pode ser útil ter um funcionário dedicado para lidar com essa tarefa. Acompanhe seu sucesso com uma #hashtagdoevento.

Crie um Tema do Evento e Siga-o

O tema pode ter origem direta no seu setor. No entanto, eventos anuais podem ser incrementados criando um tema anual. Um tema ajuda a unir todos os elementos do seu evento.

Dependendo da localização, isso pode levar a um tema. Realizando um evento na praia? Siga o tema da praia durante todo o evento. Possivelmente o evento social é um luau.

Crie um Concurso dentro do Seu Evento

As pessoas gostam de competir e vencer. Se você deseja se destacar uma parte do seu evento, promova-a com um concurso. Faça com que os participantes postem nas redes sociais sobre os principais tópicos de uma palestra ou fotos da demonstração. A melhor foto, ou o post com mais curtidas, ganha um prêmio.

Você está engajando seus clientes nas redes sociais e eles estão compartilhando a sua mensagem com os amigos. O participante pode ganhar, mas, finalmente, você ganhará com o aumento da exposição.

Você Possui um Aplicativo do Evento? Se Não, Crie Um

Os aplicativos de eventos são ótimas maneiras de envolver seus clientes. Ajuda a manter os participantes organizados e oferece um mecanismo de envolvimento adicional. Outra vantagem adicional é que você pode defini-lo como tema para o seu evento. Os participantes podem usá-lo para enviar mensagens aos palestrantes, para obter informações adicionais. Os participantes também podem enviar mensagens uns aos outros. O uso do sistema de mensagens aumentará o envolvimento no evento. Este é outro local em que ter um concurso pode aumentar o engajamento.

Você não precisa ter um departamento de TI para criar um aplicativo de evento. Experimente usar o AppInsitute, é grátis.

Localizações

Muitas coisas envolvem a escolha de um local para um evento. Muitas vezes, tudo se resume a custo e disponibilidade. Se você puder, encontre lugares únicos para o seu evento. Confira um museu local como um ótimo local para uma empresa criativa. Que tal usar uma antiga fábrica de placas ou igreja recuperada. Quanto mais exclusivo o local, mais ele atrai os clientes.

Patrocinadores e Palestrantes

Assista ao seu patrocínio. Pode ser ótimo obter algum apoio financeiro para o seu evento, mas se você escolher os patrocinadores errados, corre o risco de alienar os seus clientes. Procure patrocinadores que apoiem a ​​sua empresa e estejam em setores complementares.

Escolha palestrantes com sabedoria também. Seria ótimo ter um grande nome em sua área para falar, mas muitas vezes isso está fora do orçamento. Considere ter clientes fiéis falando. Eles permitem que a sua marca real seja exibida. Certifique-se de falar com eles com antecedência para garantir que eles sejam adicionados ao evento e não desistam.

Conteúdo Colateral

Como a luz e o som se encaixam no seu evento? Mantenha ambos dentro do ideal dos seus clientes. Se você é uma empresa de bem-estar, pode ser iluminação suave e música suave. Se você é um promotor de uma banda de rock, o humor e os gostos serão diferentes.

Você Está Pronto para Fazer o Evento Imperdível do Ano?

Agora que você entende o branding de eventos, é hora de trazer a sua empresa para o próximo nível. Confira os nossos blogs para aprender mais sobre marketing online, construção de marca e networking. Claro, deixe que um dos nossos designers do Instagram o ajude com todas as suas necessidades de logotipo.