Quando você cria um site para sua empresa ou blog, o maior desafio é ter clientes vindo até ele.

Um site não tem visibilidade real a menos que os motores de busca escaneiem e indexem as páginas.

Felizmente, você pode usar palavras-chaves relacionadas ao SEO para ajudar o seu site a ser notado.

O que é search engine optimization (otimização para motores de buca)?

Então, o que são palavras-chaves, e por que você precisa delas?

Palavras-chaves são as frases e perguntas que as pessoas usam para buscar algo online.

É claro que apenas usar palavras-chaves aleatórias não fará o seu site popular. As páginas em seu site devem ser “otimizadas” para atrair o tipo certo de clientes.

Otimização para motores de busca, também chamado de search engine optimization (SEO) é um conjunto de melhores práticas que torna fácil para os motores de busca analisar o seu site.

Um site tem a probabilidade de ranquear mais alto nos resultados dos motores de busca (SERPs) se termos de buscas comuns estão presentes no texto.

Na maior parte do tempo, as pessoas não digitam uma url exata quando fazem buscas online. Elas inserem perguntas, frases completas ou frases pequenas de palavras relacionadas.

Os motores de busca produzem uma lista de sites, baseado em quão próximos eles estão da busca realizada.Este proceso se conoce como “búsqueda orgánica” y es su boleto para una mayor presencia en línea.

A evolução dos motores de busca

Agora você está provavelmente imaginando se as palavras-chaves de SEO valem realmente a pena!

Talvez, você deva ter ouvido que as palavras-chaves não são mais um fator relevante nos algoritmos de motores de busca. A verdade é que os mecanismos de busca ficam sofisticados ano após ano.

As palavras-chaves não vão desaparecer em breve, mas o contexto e estrutura de um site determina se ele é realmente efetivo.

No início da Internet, qualquer site cheio das palavras-chaves certas poderia ficar nas primeiras posições dos resultados de busca. As empresas de buscas na web sabiam que resultados diluídos tornaria difícil encontrar bom conteúdo.

O Google liderou o caminho para refinar os mecanismos de busca e começou a julgar a relevância total do conteúdo do site. Hoje, os mecanismos de busca usam bots para escanear páginas do seu site e decidir se o significado está relacionado com a palavra-chave.

Considere esse exemplo…

Alguém pode digitar a pergunta, “Quais são as pequenas empresas de baixo custo que posso começar?” Agora imagine que o seu site tem uma página intitulada “10 Ideias Fáceis de Pequenas Empresas”.

Seu site pode ou não conter a frase de busca exata. Mesmo assim, baseado em grupos de palavras relevantes, os bots de busca podem dizer se a página realmente responde à pergunta.

Para fazer os resultados de busca ainda melhores, os motores de busca premiam os sites por serem populares. Quando as pessoas frequentemente leem as suas páginas ou linkam para elas, os motores de busca assumem que elas possuem conteúdo de valor.

A credibilidade dos sites que linkam para as suas páginas também é muito importante. Dessa forma, spammers não se beneficiam ao criar vários sites de baixa qualidade e entopem eles de links.

Por esse motivo, colocar conteúdo de qualidade em cada página é a melhor forma de aumentar as posições nos motores de busca.

Como escolher palavras-chaves de SEO

Embora os mecanismos de busca sejam bastante poderosos, a pesquisa de palavras-chave ainda é útil para estreitar ainda mais o seu foco.

Apesar de tudo, se você conserta smartphones, você não quer atrair pessoas que precisam de reparos no notebook. Para escolher palavras-chaves, pense em uma lista de frases que o seu público-alvo tem uma maior chance de pesquisar.

As características básicas da sua empresa é um bom lugar para começar a fazer as pesquisas. Pense no seguinte:

  • O que a sua empresa faz
  • Produtos populares que você vende
  • Principais problemas que você resolve para os clientes
  • Onde a sua empresa está localizada
  • Características comuns da sua base de clientes
  • Perguntas que os clientes fazem frequentemente

Use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, tal como o Planejador de Palavras-Chave do Google, para uma lista de buscas comuns relacionadas às suas frases. Para ranquear bem, você quer mirar palavras-chaves com um alto volume de buscas e baixa competição.

Palavras-chaves curtas e populares podem parecer muito melhores. Mas não se esqueça, todo mundo no seu nicho está usando elas. Dessa forma, como você se destaca e sobe para o topo dos resultados de busca?

Palavras-chaves de cauda longa produzem leads de alta qualidade

Usar palavras-chaves de cauda longa para SEO pode fazer sua pequena empresa crescer muito. Palavras-chaves de cauda longa são frases altamente descritivas com três ou mais palavras.

Elas permitem que você trate do problema em específico que a sua audiência está tentando resolver!

Digamos que você tem uma empresa de personal chef. Você poderia começar com frases básicas como “personal chef”, “chef privado”, ou “chef em casa”. Todos os personal chefs irão usar essas palavras-chaves em seus sites, dessa forma elas não fazem muito para aumentar seus rankings.

Mesmo assim, nem todo personal chef é seu concorrente, dado que a sua empresa é local. Adicionar um local, tal como “personal chef em São Paulo”, filtra os clientes que estão em sua área.

Ferramentas de pesquisa de palavra-chave podem te dar sugestões para palavras-chaves de cauda longa. Quanto mais único for o seu nicho, mais fácil é refinar palavras-chaves de cauda longa para alcançar as pessoas certas.

Vamos considerar o exemplo do personal chef novamente. A frase de cauda longa “contrate um chef para uma festa de jantar” fala para as pessoas que você faz eventos caseiros, não apenas refeições diárias. A frase “personal chef para diabéticos na Bahia” atinge pessoais locais com restrições na dieta.

O local em que a palavra-chave é colocada aumenta a visibilidade do site

Onde você coloca as palavras-chaves de SEO faz uma diferença nos rankings do seu site. Dado que os motores de busca constantemente escaneiam os sites, eles precisam de formas eficientes de processar o conteúdo.

Os motores de busca sempre verificam as palavras-chaves em lugares padrão, tal como título e imagens. Procure incluir palavras-chaves nessas áreas importantes:

  • Meta descrição e título do site
  • URL do site
  • Títulos da página
  • Meta tags
  • Links de texto âncora
  • Descrições de imagem e nomes de arquivo

Quando você otimiza a estrutura do seu site, você não precisa criar textos cheios de palavras-chaves. Ao invés disso, você pode focar em escrever conteúdo útil e que apresenta as frases principais naturalmente.

A importância de atualizar o seu site

Assim que você aprender como usar as palavras-chaves, é crucial manter o seu site atualizado.

A popularidade dos termos de busca pode mudar, ou os serviços da sua empresa podem expandir. Os motores de busca também favorecem sites que são regularmente atualizados, essa é a razão pela qual blogs são ótimos para as pequenas empresas.

Os blogs te ajudam a atingir grupos de palavras-chaves em tópicos do nicho e ficar atualizado com a pesquisa de palavra-chave.

Mais importante que isso, você ganha vários leitores e dá ao seu site a credibilidade de que ele precisa para crescer de forma saudável.

Agora, pegue tudo o que você aprendeu sobre palavras-chaves para SEO e comece a obter mais leads.

Lembre-se, tenha em mente o que os seus clientes querem. Seja relevante com seu conteúdo. E seja específico para trazer clientes compatíveis.

Precisa de ajuda para tirar o seu site do zero? Dê uma olhada em nossos pacotes de criação de sites e coloque o seu negócio online hoje mesmo!