No mundo dos negócios, apenas três não fazem uma multidão. Faz um mercado.

Alguns proprietários de empresas vão trabalhar em uma indústria com apenas um. A menos que você esteja trazendo uma ideia completamente nova para o mercado, você terá sempre concorrentes vendendo produtos similares.

Felizmente, a concorrência não mata uma empresa. Ela faz com que qualidade, inovação e branding aconteçam de forma mais rápida.

Diferenciação na empresa — embora pouca — é a chave para construir fidelidade de marca. Pense na última vez que você e seus amigos discutiram sobre a melhor pizza da cidade.

Algumas pessoas adoram restaurantes com a mistura de queijo perfeita. Outras são obcecadas pelo antigo com o molho de tomate à base de ervas. Talvez para você, o importante é encontrar a borda mais crocante ou coberturas criativas. A “melhor” é relativa, e depende do que importa para cada pessoa.

Como um proprietário de empresa, é difícil ser o melhor em tudo pois os concorrentes estão sempre procurando lacunas a serem preenchidas. Ao invés disso, descubra por que as pessoas escolhem fazer negócios com você.

Em seguida, fique bem melhor em entregar os pontos de venda principais. Através do storytelling da marca, você pode aprender como diferenciar sua empresa e se “o melhor” para os seus clientes.

Seja dono da identidade da sua empresa

Pensar muito sobre a história por trás é uma razão fundamental que proprietários de empresa pensam sobre o branding. Você pode pensar que precisa de uma história original extraordinária, mas poucas pessoas se relacionam profundamente com elas em um nível pessoal.

Os clientes se relacionam com o trabalhador de colarinho azul que irá fazer tudo por sua família. Eles admiram o empreendedor com uma história inspiracional de luta dura pelo sucesso.

Eles simpatizam com o pai ocupado que não consegue manter-se com a lista de afazeres em dia. Eles respeitam o proprietário de empresa que quer criar empregos.

Gaste menos tempo pensando em sua empresa como mundana e foque nos momentos importantes nas vidas comuns:

  • Que fatores movimentam o seu negócio? Pense em fatores que te motivaram a começar uma empresa e as soluções que você quer fornecer.
  • Você se importa com o ambiente?
  • Faz diferença em sua comunidade?
  • Cria produtos luxuosos ou feitos à mão?
  • Oferece acessibilidade e conveniência?

Venda seus pontos fortes para a audiência certa

A diferenciação da empresa requer tomada de posição. Você não pode ser tudo para todos, mas você pode ser o campeão para um grupo de nicho de pessoas.

Em outras palavras, deixe que o seu mercado-alvo saiba como dar o máximo de maneiras que seus concorrentes não fazem.

Domino’s foi de paixão dos amantes de pizza em meados dos anos 2000 a segunda maior cadeia de pizza em 2016. Ao invés de dizer que era melhor que os concorrentes, a Domino’s fez o oposto. A empresa desculpou-se por “ser na média” e posicionou-se como a marca que ouve e cresce.

Enquanto essa é uma estratégia arriscada, a Domino’s viu sua força ao assumir erros do passado e manter-se na mudança.

Posicione a sua marca ao destacar as melhores qualidades que você possui para oferecer, não importa quão simples elas pareciam. O importante é fazer promessas que você pode cumprir.

Considere coisas que você já está fazendo e serviços que você poderia facilmente adicionar a custo baixo. Responder a essas perguntas pode te ajudar a identificar pontos fortes cruciais:

  • O que importa mais para os seus clientes? Velocidade? Flexibilidade? Qualidade? Estilo?
  • Qual é o feedback positivo mais comum que você recebe no seu negócio?
  • Quais são os obstáculos mais comuns que as pessoas encaram enquanto usam seu produto? Quais são as formas simples que você pode gerenciar esse obstáculo?
  • Que passos você toma para certificar-se de que os clientes tenham uma boa experiência com o seu produto?

Vamos dizer que você decide entrar no mercado de pizza. Não é necessário tentar e bater seus concorrentes em tudo. Ao invés disso, você poderia:

  • Ser o lugar com a entrega mais rápida.
  • Ter os melhores combos.
  • Ter os melhores descontos de fidelidade.

Foque nas coisas que você faz realmente bem, e as pessoas irão prestar menos atenção às suas falhas.

Aproveite a jornada da sua empresa

Assim como os clientes possuem uma jornada de compra, os proprietários possuem uma jornada de empreendedorismo. Use-a em sua vantagem.

Duas pessoas são sempre diferentes, e todos os proprietários de empresas possuem conjuntos de habilidades únicas que influenciam a sua marca. Comemore os desafios, passos em falso e insights que te levam onde você está hoje:

  • Você possui anos de expertise que fazem você um consultor incrível? Você pode colocar todos esses serviços juntos com produtos para tornar a vida dos seus clientes mais fácil?
  • Você possui uma experiência inconvencional para a sua indústria? Ela te ajuda a trazer inovação para a sua empresa?
  • Você possui o hábito de ter excelentes ideias após tentativas falhas? Você possui histórias inspiracionais para contar que podem divertir, encantar e motivar outras pessoas?
  • Você possui uma perspectiva engraçada ou fora da curva em pontos de dor comum? Você pode pensar em formas de surpreender pessoas com uma piada engraçada e inesperada?

Você já é diferente dos seus concorrentes. Você apenas tem que parecer você mesmo de um ponto de vista externo para descobrir elementos de história interessantes.

Estude as fraquezas dos concorrentes

Não ignore completamente as fraquezas da sua empresa — os concorrentes não irão. Outras empresas capitalizam nas brechas que você deixa passar e tiram clientes que não estão satisfeitos.

Você deve estar usando a mesma estratégia para ganhar mais negócios e minimizar as deficiências. Descubra o que seus concorrentes não estão fazendo bem, e melhore sua empresa nessas áreas.

Considere essas formas comuns de diferenciar a sua empresa:

  • Serviço de atendimento ao cliente: Faça a experiência do usuário tão prazerosa quanto possível. Não importa se resolvendo problemas rápido ou ouvindo com compaixão, um excelente serviço de atendimento ao cliente vale a pena. Experimente serviços simples, tais como devoluções gratuitas, envio para loja, frete grátis e pedidos por dispositivos móveis.
  • Preço: Preço não é o melhor fator de concorrência, pois abaixar demais pode prejudicar seu lucro. Entretanto, se você pode abaixar os preços e ainda cumprir seus objetivos de lucro, use-o para construir sua base de clientes. Você pode sempre reduzir o preço em alguns produtos bem vendidos e upsell com serviços complementares.
  • Valor: Diferentemente de preço, o valor é uma questão de percepção. Experimente vender serviços e produtos em conjunto que são importantes para os seus clientes, especialmente nos setores B2B. Muitos clientes estão dispostos a pagar mais pela conveniência de uma solução tudo em um.
  • Engajamento social: ser socialmente ativo tornou-se um traço importante para marcas modernas. As pessoas gostam de engajar-se com suas marcas favoritas online e contribuem para a evolução. Ache caminhos para colocar o engajamento social no núcleo das suas estratégias de alcance e retenção.
  • Processo/estratégia: Enfatize os detalhes ou distinção do processo da sua empresa. Se você possui números ou estatísticas comprovadas para servir de apoio à sua estratégia, use-as na sua história de marca.
  • Estilo de assinatura: Estilo, estética e gosto são integrais para uma experiência incrível. Reproduza o estilo único ou artesanato de produtos de varejo e os ingredientes superiores ou criativos nos produtos alimentícios.
  • Ativismo: A sua empresa está ligada a uma causa social? Deixe que os clientes saibam o que te destaca para atrair pessoas que admiram sua empresa. Causas como saúde, educação, desabrigados e sustentabilidade são comuns.

Grandes marcas são uma fonte útil de ideias de diferenciação, dessa forma observe-as para se inspirar. Já está cansado com comparações de pizza? Bem… aqui vai outra.

Little Caesar Pizza teve dificuldade de concorrer com grandes cadeias no final dos anos 90 e início dos 2000. Agora, é a terceira maior cadeia americana e a mais bem avaliada em valor.

Por que?

Outras cadeias e pizzarias possuem preços mais altos e tempos de espera mais longos. O Little Caesars apela para velocidade e famílias e jovens conscientes dos seus gastos com pizzas de 5$ Quentes e Prontas que você pode escolher de cara. É uma forma eficiente e simples de ganhar um segmento de nicho de clientes.

Expanda seu posicionamento de marca enquanto cresce

Enquanto você aprende mais sobre os clientes, você tem mais oportunidades de diferenciar a sua empresa. O consumidor precisa mudar, dessa forma é normal revisar sua posição no mercado de tempos em tempos.

Nem todo mundo irá valorizar o seu negócio, e isso está tranquilo. A diferenciação de empresa é aperfeiçoar a sua história de marca para pessoas que compartilham os seus valores.

Alguns concorrentes possuem mais experiência, preços mais baixos ou serviços mais amplos. Mesmo assim, nenhuma dessas empresas são exatamente como a sua.

No longo prazo, é muito mais fácil dominar seus pontos fortes que superam as suas fraquezas. Existe muito espaço em nossa economia para mais proprietários de empresas, dessa forma esteja confiante no valor único que você oferece aos seus clientes.

Próximo passo: Agora que você entende o que te faz se destacar dos concorrentes, é hora de criar um plano de marketing e fazer a sua empresa crescer.