Se você acredita que que um logotipo poderoso para a sua marca pode aumentar a visibilidade do seu negócio, acertou em cheio. De acordo com Siegel + Gale, logos notáveis têm 13% mais chance de atrair a atenção dos clientes. E eles possuem 7% mais chance de motivar os clientes a aprender mais sobre o seu negócio.

Mas, você precisa de muito mais que algumas palavras e símbolos para deixar as pessoas interessadas no seu negócio. Um bom design de logotipo incorpora os melhores traços da sua marca, enviando uma mensagem positiva para os clientes.
Os logotipos estão em todos os materiais da sua empresa, dessa forma eles têm que ser muito bem pensados e contar uma história cativante. Se você quer se sobressair no meio da multidão, saiba como fazer um logotipo que cause uma resposta emocional dos seus clientes.

1) Escolha o programa para fazer logotipo certo

Encare os fatos. Existem mais de um milhão de formas diferentes em que o logotipo pode dar errado, e leva bastante tempo com tentativas e erros para fazer com que ele dê certo. Imagine que você escolha algumas imagens de banco de imagens e uma fonte simples. Isso é bem fácil, certo? ERRADO… Seus clientes não irão se importar com um logotipo que não diz nada sobre os valores da sua empresa.

Então, pense em algo como a sereia do Starbucks ou a fonte usada na assinatura da Disney. Deixe que o seu logotipo mostre aos clientes o que existe de único na sua marca.

Você possui opções profissionais e gratuitas para fazer um logotipo:

  1. Empresas de design gráfico: as agências são profissionais em estudar uma marca e escolher as cores e formas certas para representá-la. Você pode confiar na maioria das agências para criar um bom design de logotipo, mas é uma opção bem mais cara.
  2. Designers independentes: a maioria dos freelancers são bem menos caros que as agências, mas as habilidades deles variam muito. Certifique-se de verificar referências e portfólios para encontrar o freelancer perfeito que não vai te dar dor de cabeça.
  3. Programas de design: programas para fazer logotipo grátis ou pagos são úteis para um projeto em que você mesmo irá criar um logotipo. Entretanto, se você quer fazer um logotipo no Photoshop ou Illustrator, seria inteligente aprender o básico de princípios de design.
  4. Programa criador de logo: um criador de logo é ótimo para iniciantes que querem fazer um logotipo personalizado simples. Modelos de logotipo tornam fácil aprender os princípios básicos de design e te ajudam a fazer um bom logotipo.

2) Planeje o seu design de logotipo

Um excelente logotipo começa com uma visão clara da sua marca. É por isso que você deve gastar a maior parte do seu tempo planejando o design, especialmente se você quer fazer um logotipo online grátis. Um conceito forte irá fornecer liderança, dessa forma você pode mirar elementos que não se encaixam. Uma fonte caligráfica provavelmente não é a melhor escolha para um negócio de encanamento. E um logotipo conservador não faz sentido para uma empresa de móveis divertida e moderna.

Para ganhar inspiração enquanto faz o design do logo, faça essas perguntas fundamentais:

  1. Quais são os valores principais e benefícios da sua empresa? Imagine as palavras-chave ou imagens mais interessantes associadas à sua empresa. Sua empresa é focada no cliente? Ecológica? Excêntrica? Tradicional? Inovadora? Compassiva? Multifuncional? Ligada à herança? Orientada à família?
  2. Que convenções de estilo são comuns na sua indústria? Não fique com medo de obter ideias de competidores de sucesso. A meta não é copiar, mas mirar escolhas de estilo importantes usadas em sua indústria. Tenha em mende que é bom fugir da norma se você possui uma marca inovadora ou um modelo de negócio.
  3. O que te faz diferentes dos seus concorrentes? Experimente destacar os motivos fundamentais que fazem os clientes amar o seu negócio. Seus produtos são fáceis de serem manuseados pelo usuário? Feitos à mão? Possuem um ótimo custo-benefício? Simples e diretos? Luxuosos? Únicos?
  4. Onde os seus logotipos serão usados? Em materiais promocionais serão impressos? Embalagem de produtos? Cartões de visita? Aplicativos? Veículos? O tamanho e o tipo de mídia podem afetar a clareza do seu logotipo. Certifique-se que o seu logotipo causa um impacto, não importa se em um grande outdoor ou pequeno avatar. O importante é ficar na mente do usuário.

3) Conte uma história com texto e símbolos

Os logotipos têm que cumprir muito com pouco espaço, mas não se preocupe. Um design de logo simples é fácil de reproduzir e melhorar, e é menos provável de passar uma mensagem errada. Pense em formas de expressar a história da sua marca através das letras e do design ao criar seu logotipo.

O estilo de fonte do seu logotipo deve passar a mensagem da sua empresa. Serifas, tais como Garamond, possuem linhas decorativas nos fins das letras. As sem serifas possuem linhas limpas e sem decorações.

Se você está planejando fazer um logotipo no Illustrator, experimente criar suas próprias fontes para destacar sua empresa. Seja qual for a fonte que você escolha, brinque com tamanhos, maiúsculas, minúsculas e espessura da linha para ter uma ideia da aparência que seu logotipo personalizado pode ter.

Escolha seus símbolos com sabedoria. Não tem problema algum ter apenas texto em seu logotipo, mas símbolos fortes podem fazer sua marca ter mais peso e ser mais reconhecida. Faça um brainstorm com imagens que combinem com o nome da marca ou o modelo do negócio. Um jaguar elegante e saltando foi uma escolha óbvia para uma empresa automobilística mundialmente famosa. E quem poderia imaginar a McDonald’s sem os lendários arcos dourados? O importante é passar com símbolos e imagens tudo o que seus clientes esperam, mexa com o sonho deles ao fazer um logotipo.

Considere como usar um animal comum, formas ou emblemas de uma maneira inovadora. A Apple transformou um objeto básico ao mostrá-lo como um “pedaço comido”, que no inglês significa “bite” ou “byte”, criando um jogo de palavras. O logotipo se ajusta à marca e diferencia a empresa do resto da indústria. Para resumir, certifique-se que o seu símbolo possui o fator “uau” que vai impressionar o seu cliente logo de cara. Um logotipo não vai mostrar a que veio se ele não distinguir sua empresa de todas as outras e mostrar que ela é única.

4) Crie uma história com cores

As pessoas têm reações inesperadas com cores, então certifique-se de passar a mensagem certa. Ao escolher as cores do seu logotipo, imagine o ar místico e luxuoso da cor púrpura. Os tons azuis transmitem a sensação de calma, enquanto os tons amarelos são divertidos e alegres. Os tons vermelhos e laranjas criam o sentimento de calor, paixão e excitação. Os tons verdes e marrons aparecem na cor da terra e os tons neutros variam da transmissão de paz a elegantes. Sim, o subconsciente dos seus clientes vai notar essa diferença das cores, faça algo memorável e que dure para o resto da vida.

As cores devem ser o último passo no processo de design. Os logotipos sempre aparecem em preto e branco, dessa forma é sábio criar um design de logotipo que funcione sem cor. Você já viu a seta escondida no logotipo da FedEx? O design tem impacto sem o esquema de cores púrpura e laranja. É isso que você deve alcançar ao fazer um logotipo, símbolos e cores trabalhando juntos, mas mesmo separados podem causar impacto.

O mais importante é escolher as cores que combinem com a história que você conta. Experimente níveis de brilho e saturação, e tire vantagem do espaço negativo. Pense sobre como o logotipo da NBC usa o espaço em branco para formar o corpo do pavão.
Muitas cores brilhantes podem, algumas vezes, ser muito fortes, então priorize o balanço das cores. Usar um gradiente pode enfatizar partes fundamentais do design do logotipo, basta dar uma olhada no logotipo da Soundcloud e tirar qualquer dúvida.

5) Salve os arquivos do seu logotipo

Um design de logotipo incrível pode falhar quando você usa os arquivos de imagem errado. O design tem que ficar claro e atrativo, não importa se você aumenta ou corta parte dele. Os arquivos de vetor são imagens digitais versáteis. Eles usam fórmulas matemáticas complexas para preservar as dimensões e clareza em qualquer tamanho. Outra opção comum é texturizar arquivos bitmap. Eles são feitos de pixels bem pequenos em um tipo de grid, e as imagens podem ser distorcidas quando escaladas.

Texturizar arquivos funciona muito bem se você está usando uma imagem no ou próximo do tamanho original. Isso inclui formatos de arquivos comuns, tais como .jpg and .gif. As imagens ficam mais confusas e perdem cores nítidas quanto mais você muda seu tamanho. Os vetores são mais flexíveis, pois você pode imprimi-los em qualquer tamanho nas roupas, cartões de visita, papel timbrado e muito mais. Formatos de arquivos comuns incluem .ai and .eps.

Faça jus à sua marca ao fazer um logotipo

Quando se trata de logotipos, sua primeira ideia é geralmente a pior. Você escolherá palavras e símbolos que já são muito usados. Com isso em mente, leve o tempo que for necessário e peça opiniões de pessoas que valorizam a sua marca. Seus funcionários e clientes devem ser os primeiros a dizer o que acham do seu novo logotipo, lembre-se que são eles que vão estar sempre lidando com ele todos os dias, seja olhando no site, seja ao fazer algum material de marketing.

Outras pessoas podem ajudar a ter ideias únicas e você pode escapar de designs de logo ruins. Assim que você decidir os elementos básicos do seu design, continue experimentando novos arranjos. Muitas marcas criam designs inteligentes ao simplesmente colocar todas as partes de uma forma inesperada.

> Para obter novas ideias, pesquise alguns dos nossos modelos de design de logotipo. Um deles pode te dar ideias e aguçar a sua criatividade!